André Franco Montoro Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde setembro de 2016)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
André Franco Montoro Filho
Nascimento 25 de fevereiro de 1944 (74 anos)
Cidadania Brasil
Progenitores Mãe:Lucy Montoro
Pai:André Franco Montoro
Ocupação economista
Empregador Universidade de São Paulo

André Franco Montoro Filho (São Paulo, 25 de fevereiro de 1944) é economista e professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pela Universidade Yale, nos Estados Unidos. É casado e tem quatro filhos.

Foi secretário de Economia e Planejamento do estado de São Paulo nas gestões Mário Covas e Geraldo Alckmin (1995/2002). Desempenhou fundamental papel no processo de Ajuste e Disciplina Fiscal, tendo resgatado o planejamento como instrumento de política governamental. Conseguiu sob sua gestão que a Assembleia Legislativa aprovasse o primeiro Plano Plurianual do Estado (2000/2003). Foi também responsável pela elaboração e execução do Orçamento Estadual, que mesmo antes da aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal já seguia as suas diretrizes.

O professor André Montoro foi igualmente um dos responsáveis pelo Programa de Desestatização do Estado de São Paulo (PED). Notabilizou-se também na implantação do Governo Eletrônico em São Paulo, tendo informatizado todo o processo de elaboração e acompanhamento do Orçamento do Estado.

É filho do ex-governador (1983/1986) de São Paulo André Franco Montoro, falecido em 1999.

Principais títulos e cargos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Dilson Funaro
Presidente do BNDES
19851987
Sucedido por
Márcio Fortes


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.