AnnaSophia Robb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AnnaSophia Robb
AnnaSophia Robb em 2013
Nome completo AnnaSophia Robb
Nascimento 8 de dezembro de 1993 (23 anos)
Denver,  Colorado
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Ocupação Atriz, cantora, dubladora
Atividade 2004 - presente
Outros prêmios
Young Artist Awards
2007 - Ponte para Terabítia/O Segredo de Terabítia (melhor jovem atriz)
Young Hollywood Awards
2013 - O Verão da Minha Vida (melhor atriz)
Página oficial
IMDb: (inglês)

AnnaSophia Robb (Denver, 8 de dezembro de 1993) é uma atriz norte-americana. Tornou-se conhecida no ano de 2005 após estrelar o filme Because of Winn-Dixie, o sucesso de bilheteria Charlie and the Chocolate Factory onde interpretou a recordista mundial de mascar chiclete Violet Beauregarde, e em seu primeiro papel como protagonista no filme Bridge to Terabithia, interpretando a esquisita Leslie Burke.

Biografia[editar | editar código-fonte]

AnnaSophia Robb nasceu na cidade de Denver, Colorado, no dia 8 de dezembro do ano de 1993. AnnaSophia é filha única de Janet Robb, uma designer de interiores, e Dave Robb, um arquiteto. [1][2] A atriz recebeu seu nome em homenagem á sua bisavó materna, Anna Sophie, e sua avó paterna, Anna Marie. [3]

Robb canta, pratica snowboard, rafting, ginástica, dança, e leitura, especialmente fantasia e ficção-histórica. [4] AnnaSophia Robb tem como suas línguas o inglês, escocês, sueco e dinamarquês. AnnaSophia Robb tem ascendência irlandesa. [5] Ela competiu em dança e ginástica quando tinha apenas quatro anos e meio de idade, mas desistiu quando começou a atuar, com oito anos de idade.[3] Anteriormente, AnnaSophia Robb estudava em sua casa devido às gravações de seus filmes. Já frequentou uma escola cristã privada, a High School Arapahoe, na cidade de Centennial, Colorado, [3][6] logo depois de ter afirmado que ela é muito séria sobre o assunto, [4] e que gostaria de participar de uma faculdade.

AnnaSophia evita falar da vida pessoal e íntima. AnnaSophia Robb é cristã[7][8] desde pequena e disse que é realmente próxima com a sua família e amigos.[4]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2003–2007[editar | editar código-fonte]

Aos 9 anos, Robb foi descoberta por um agente, e ela e sua mãe se mudaram para Los Angeles. Depois de vários testes, conseguiu a oportunidade de aparecer em um comercial, a publicidade das bonecas Bratz que seriam veiculadas nacionalmente. Depois de aparecer em um comercial para McDonald's, Robb teve um pequeno papel no episódio, "Number One Fan" da série televisiva Drake & Josh. Seu primeiro grande papel foi como a personagem título do especial de televisão, Samantha: An American Girl Holiday. Robb usou uma peruca marrom para o papel. Duas aparições no cinema de Robb em 2005 foram ambas em adaptações de livros infantis populares. Estrelou como Opal em Because of Winn-Dixie e como a competitiva e rude Violet Beauregarde no remake Charlie and the Chocolate Factory de Tim Burton. O último foi um grande sucesso de bilheteria em todo o mundo e ajudou a aumentar a popularidade de Robb entre o público pré-adolescente.

Em 2005, Robb foi o rosto da Trad Clothing, ajudando a projetar e modelar uma linha de moda para meninas. Em 2006, ela teve um papel especial no desenho animado, Danny Phantom como a voz de Danielle "Dani" Fenton. Robb interpretou Leslie Burke em Bridge to Terabithia com Josh Hutcherson, que estreou nos cinemas norte-americanos em 16 de fevereiro de 2007. Ela gravou uma canção para a trilha sonora intitulada "Keep Your Mind Wide Open", e o vídeo que o acompanha foi transmitido no Disney Channel.[9][10] A canção alcançou a posição No. 90 na Billboard Hot 100 durante a semana de 1 de março de 2007, sendo seu primeiro single na lista.[11] Robb era fã do livro antes de ser escalada para o papel, dizendo que "me tocou de uma maneira que eu não tinha sido tocada por um livro antes".[12]

2008–2013[editar | editar código-fonte]

Apesar dos comentários negativos do filme em geral, o desempenho da Robb em Sleepwalking recebeu elogios. O crítico da Time Richard Schickel disse: "Há uma gama maravilhosa de trabalho de Robb ... está atuando [de forma] extraordinariamente madura para alguém que é jovem e ela ganha a nossa simpatia, sem nenhuma vez implorar por isso."[13] Em 2008, Robb gravou a voz de Maria Madalena em The Word of Promise: Next Generation – o Novo Testamento: A Bíblia em Áudio dramatizado.[14] Também estrelou Race to Witch Mountain (2009).

Em 2010 Robb apareceu em The Space Between. Em seguida, estrelou Soul Surfer, interpretando Bethany Hamilton, que continuou a surfar depois de perder seu braço num ataque de tubarão. Em maio de 2011, Robb foi anunciada para estrelar como Wendy em uma nova e escura versão da clássica história sobre Peter Pan, intitulado provisoriamente como Pan.[15] Em 2015 o filme entrou em produção sem Robb. Foi relatado em 3 de fevereiro de 2012, que Robb tinha entrado na produção Life at These Speeds.[16] Mais tarde naquele mês, Robb foi escalada como Carrie Bradshaw em The Carrie Diaries, e apareceu na comédia de verão The Way, Way Back.

Presente[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2013, Robb começou a filmar Jekyll Island, estrelando ao lado de Frank Grillo, Ed Westwick, Dianna Agron, John Leguizamo, Minnie Driver e Maggie Q. Jekyll Island se prepara para lançamento em 2016.[17] No mesmo ano, apareceu na histórica série de drama da PBS sobre a Guerra Civil, Mercy Street.[18]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2005 Because of Winn-Dixie India "Opal" Buloni
2005 Charlie and the Chocolate Factory Violet Beauregarde
2007 Bridge to Terabithia Leslie Burke
2007 The Reaping Loren McConnell
2007 Have Dreams, Will Travel Cassie Kennington
2008 Jumper Millie Harris (jovem)
2008 Spy School Jackie Hoffman
2008 Sleepwalking Tara Reedy
2009 Race to Witch Mountain Sara
2010 The Space Between Samantha "Sam" Jean McClain
2011 Soul Surfer Bethany Hamilton
2013 The Way, Way Back Susanna Thompson
2013 Khumba Tombi voz
2014 Funny or Die's Little Mermaid Ariel Curta-metragem
2015 Jack of the Red Hearts Jack (Jacqueline Ferguson)
2016 The Crash Creason Clifton
2016 Freak Show Blah Blah Blah
2017 Down a Dark Hall Katherine "Kit" Gordy
2017 Just Like Beauty Edie Stein

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2004 Samantha: An American Girl Holiday Samantha Parkington Telefilme
2004 Drake & Josh Liza Episódio: "Number One Fan"
2006 Danny Phantom Danielle Dani Fenton Voz
Episódio: "Kindred Sprits"
2013–2014 The Carrie Diaries Carrie Bradshaw 26 episódios
2014 Robot Chicken Yasmin Voz
Episódio: "Catdog on a Stick"
2016–presente Mercy Street Alice Green 6 episódios

Discografia[editar | editar código-fonte]

A canção "Keep Your Mind Wide Open" estreou em 90º lugar na Billboard Hot 100, sendo a primeira canção de AnnaSophia na tabela, durante a primeira semana de março do ano de 2007, que também foi ao ar no Disney Channel no formato de videoclipe.

Ano Canção Álbum Notas Posição nas Paradas
2005 "Glory! Glory!" Because of Winn-Dixie Soundtrack Pequena Participação com todo o Elenco
2007 "Keep Your Mind Wide Open" Music from and Inspired by Bridge to Terabithia Primeiro Single Billboard Hot 100 - 90ª Posição

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde setembro de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
  • Por sua atuação no filme Samantha: An American Girl Holiday (Samantha e Nellie), AnnaSophia Robb foi indicada ao prêmio Young Artist Awards no ano de 2004, com a categoria de Melhor Desempenho em uma minissérie de TV Filme ou especial – Atriz Mirim Principal.
  • Por sua atuação no filme Because of Winn-Dixie (Meu Melhor Amigo), AnnaSophia Robb foi indicada ao prêmio Young Artist Awards no ano de 2006, com a categoria de Melhor Desempenho em um Filme (Comédia ou Drama) – Atriz Mirim Principal.
  • Por sua atuação no drama de fantasia Bridge to Terabithia (Ponte para Terabítia), AnnaSophia Robb foi indicada ao prêmio Critics Choice Awards no ano de 2007, com a categoria de Melhor atriz jovem, mas, infelizmente, AnnaSophia Robb acabou perdendo o prêmio para a atriz Nikki Blonsky, do filme Hairspray.
  • Novamente pela sua atuação no drama de fantasia Bridge to Terabithia (Ponte Para Terabítia), AnnaSophia Robb levou para a sua casa o prêmio Young Artist Awards, com a categoria de Melhor atriz jovem.[19] Ao receber esse prêmio, AnnaSophia Robb acabou superando jovens atrizes como a indicada ao Oscar: Abigail Breslin e Dakota Blue Richards. O prêmio foi compartilhado com seus amigos íntimos e jovens atores Josh Hutcherson e Bailee Madison
  • No dia 13 de Maio do ano de 2008, AnnaSophia Robb levou para a sua casa o prêmio CAMIE por seu desempenho no drama de fantasia Bridge to Terabithia (Ponte Para Terabítia), com a categoria de Melhor atriz jovem.
  • No dia 29 de Abril do ano de 2009, AnnaSophia Robb levou para sua casa o prêmio Horizon Award na 14ª edição anual do Palm Beach International Film Festival.
  • Por seu desempenho no filme Race to Witch Mountain (A Montanha Enfeitiçada), AnnaSophia Robb levou para a sua casa o prêmio Kids Pick Flicks, no ano de 2009, com a categoria de Melhor Atriz Jovem em um Filme.
  • No ano de 2009, AnnaSophia Robb levou para a sua casa o prêmio Rising Star Award no Denver Film Festival.[20]
  • Por seu desempenho no drama Soul Surfer (Soul Surfer: Coragem de Viver), AnnaSophia Robb foi indicada ao prêmio Teen Choice Awards, no dia 07 de agosto de 2011, com a categoria de Melhor Atriz Jovem.
  • Por seu desempenho no drama Soul Surfer (Soul Surfer: Coragem de Viver), AnnaSophia Robb levou para a sua casa o prêmio Youth Rock Awards, com a categoria de Atriz Rockin' (filme).
  • Por seu desempenho no drama Soul Surfer (Soul Surfer: Coragem de Viver), AnnaSophia Robb foi indicada ao prêmio Grace Award, no ano de 2012, com a categoria de Desempenho mais inspirador em Filmes.
  • No dia 01 de Agosto de 2013, AnnaSophia Robb levou para sua casa o prêmio Young Hollywood Awards na 15ª edição anual da premiação.
  • Por seu desempenho no seriado The Carrie Diaries, AnnaSophia Robb foi indicada ao prêmio Teen Choice Awards, no ano de 2013, com as categorias de Atriz Revelação e Seriado Revelação.

Referências

  1. «Meet AnnaSophia Robb» The Washington Post [S.l.] 2005-02-17. Consultado em 2011-01-12. 
  2. Abromaitis, Mark (September 2009). «Red carpet at Wind Crest» Erickson Tribune [S.l.] Consultado em 2011-01-12. 
  3. a b c Lee, Michael J. (5 de fevereiro de 2007). «AnnaSophia Robb» (em inglês). Radio Free Entertainment. Consultado em 13 de fevereiro de 2007. 
  4. a b c Roberts, Sheila (12 de fevereiro de 2007). «AnnaSophia Robb Interview, Bridge to Terabithia» (em inglês). Movies Online. Consultado em 12 de fevereiro de 2007. 
  5. Spácilová, Tereza (2009-06-04). «Hvezda z Karlíka a továrny na cokoládu Robbová: Johnny Depp me nebavil». iDNES.cz [S.l.: s.n.] Arquivado desde o original em 2010-09-01. Consultado em 2010-09-01. 
  6. Pickle, Betsy (9 de março de 2007). «‘Terabithia’ stars fall for New Zealand At the movies» (em inglês). The Journal Gazzette. Consultado em 26 de março de 2007. 
  7. Grace, Rebecca (21 de de fevereiro de 2005). «An Interview with AnnaSophia Robb, 11-Year-Old Star of Because of Winn-Dixie» (em inglês). ChristiansUnite.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2007. 
  8. Landes, Jeremy (18 de fevereiro de 2005). «Encouraging Kindness» (em inglês). Christian Spotlight on the Movies. Consultado em 21 de fevereiro de 2007. 
  9. Lee, Michael J. Lee (5 de fevereiro de 2007). «Interview AnnaSphia Robb» (em inglês). www.radiofree.com. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  10. «CBS» (em inglês). cbs4denver.com. 3 de março de 2007. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  11. Katie Hasty (1 de março de 2007). «Mims' 'This Is Why I'm Hot' at No. 1 on Hot 100» (em inglês). music.monstersandcritics.com. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  12. Sheila Roberts (12 de fevereiro de 2007). «AnnaSophia Robb Interview, Bridge to Terabithia» (em inglês). www.moviesonline.ca. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  13. Richard Schickel (14 de março de 2008). «Sleepwalking: A Jaunt Down Mangled Main Street» (em inglês). www.time.com. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  14. «Word of Promise Next Generation» (em inglês). www.amazon.com. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  15. Zakia Udin (11 de maio de 2011). «Aaron Eckhart, Sean Bean in 'Peter Pan' update» (em inglês). www.digitalspy.co.uk. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  16. Jeff Sneider (3 de fevereiro de 2012). «Duo to play the female leads opposite Douglas Booth» (em inglês). variety.com. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  17. Justin Kroll. «'The Butler' Producer Sets up Next Pic Starring Frank Grillo and Minnie Driver (EXCLUSIVE)» (em inglês). variety.com. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  18. Brian Steinberg (9 de março de 2016). «'Mercy Street' Renewed for Season 2 by PBS» (em inglês). variety.com. Consultado em 13 de outubro de 2016. 
  19. «29th Annual Young Artist Awards». Youngartistawards.org. Consultado em 2011-11-07. 
  20. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome ASRNews

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre AnnaSophia Robb