Antipapa Clemente VII

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o papa de mesmo nome, veja papa Clemente VII.
Antipapa Clemente VII
Antipapa Clemente VII
Nascimento Robert de Genève
1342
Castelo de Annecy
Morte 16 de setembro de 1394 (51–52 anos)
Avinhão
Progenitores
Irmão(ã)(s) Amadeu IV de Genebra, Aimão III de Genebra, Pedro I de Genebra, João I de Genebra, Blanche of Geneva, Marie de Genebra, Yolanda of Geneva, Catherine de Genève
Alma mater
Ocupação político, padre
Título conde
Religião Igreja Católica
Busto de Antipapa Clemente VII
Brasão

Clemente VII (1342 - 16 de Setembro 1394), nascido Roberto de Genebra, foi um antipapa sediado em Avinhão, o primeiro do Grande Cisma do Ocidente.

Clemente VII era filho de Amadeu III, Conde de Genebra, e foi destinado à vida eclesiástica desde jovem. Em 1361 foi nomeado Bispo de Thérouanne e em 1368 Arcebispo de Cambrai, tendo sido feito cardeal em 1371. Durante a sua carreira inicial na Igreja, Clemente VII foi legado dos papas de Avinhão.

Em 1377, o Papa Gregório XI decidiu, por intervenção de Santa Catarina de Siena, deslocar a sede do papado de novo para Roma. No ano seguinte o papa morreu e foi substituído por Urbano VI. Esta escolha foi influenciada pela população de Roma, que queria assegurar com a eleição de um italiano a permanência do papado na cidade. A maioria dos cardeais de origem francesa discordava desta escolha e detestava o novo papa pela sua personalidade conflituosa. Como resposta, quatro meses após a eleição de Urbano VI, os cardeais franceses reuniram-se em Anagni e realizaram novo conclave. Desta reunião saiu a proclamação de Roberto de Genebra como Papa, sob o nome de Clemente VII. Para concretizar o cisma, Clemente VII excomungou e foi excomungado por Urbano VI e fixou residência em Avinhão.

Ao contrário do seu opositor, Clemente VII era um diplomata experiente em manobras políticas e soube alcançar apoios para a sua causa. Se mostrou particularmente ardiloso quando se valeu da crença do Santo Sudário para incentivar a fé católica e, ao mesmo tempo, gerar recursos para sua Igreja. Contrariando outras vozes da Igreja, declarou-a como autentica, relíquia sagrada, e ofereceu indulgências a quem peregrinasse para a ver.

O cisma da Igreja Católica estava longe de ser resolvido quando Clemente VII morreu em 1394. Foi sucedido pelo antipapa Benedito XIII.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Antipapa Clemente VII