Apteryx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Apterygidae)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a planta e fruto, veja Quiuí.
Como ler uma caixa taxonómicaKiwi
Kiwi castanho da Ilha Norte (Apteryx mantelli)

Kiwi castanho da Ilha Norte (Apteryx mantelli)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apterygiformes
Haeckel, 1866
Família: Apterygidae
Gray, 1840[1]
Género: Apteryx
Shaw, 1813[1]
Grupo de espécies: Apteryx australis (espécie-tipo)
Shaw & Nodder, 1813
Espécie: Apteryx haastii
Apteryx owenii
Apteryx rowi
Apteryx australis
Apteryx mantelli

Distribuição geográfica
A distribuição de cada uma das espécies de kiwi
A distribuição de cada uma das espécies de kiwi
Sinónimos
Stictapteryx Iredale & Mathews, 1926
Kiwi Verheyen, 1960

Apteryx é um gênero de aves da família Apterygidae, endêmicas da Nova Zelândia, popularmente chamadas de quiuí, Kiwi, quivi(pronuncia-se /kw/)[2]. O quivi não voa, tem hábitos noturnos e vive em buracos escavados no solo. É um gênero ameaçado de extinção. Esta ave é a menor das ratitas vivas, as aves não voadoras como o quivi, as emas e as avestruzes, mas a sua origem é ainda incerta, pois, antes da chegada dos humanos, em 1300, não existiam mamíferos na Nova Zelândia (com exceção de três espécies de morcegos), e a ilha estava cheia de pássaros e répteis. Além de tudo correm bem rápido e são ótimas nadadoras.

Os kiwis são aves não voadoras nativas da Nova Zelândia, do género Apteryx e família Apterygidae. Do tamanho aproximado de uma galinha doméstica, os kiwis são de longe os mais pequenos dos ratites (incluindo as avestruzes, emus, emas e casuares), e em proporção com o seu tamanho, colocam os maiores ovos de todas as espécies de aves do mundo.[3] Comparações feitas às sequências de DNA, chegaram à conclusão surpreendente que os kiwis são mais próximos do já extinto pássaro-elefante de Madagáscar do que com os moas da Nova Zelândia.

Existem cinco espécies reconhecidas, duas delas actualmente vulneráveis, outra em perigo, e outra em perigo critico. Todas elas foram afectadas negativamente pela desflorestação, mas as enormes áreas de floresta que existem actualmente, estão muito bem protegidas dentro de reservas e parques nacionais. Hoje em dia, a maior ameça à sua sobrevivência são os mamíferos invasivos predadores.

O kiwi é o símbolo nacional da Nova Zelândia, e a associação é tão forte que o termo Kiwi é usado internacionalmente como gentílico coloquial para os Neozeolandeses.[4]

Aspecto externo[editar | editar código-fonte]

O kiwi tem o tamanho aproximado de uma galinha, tem a plumagem do corpo fofa, semelhante a pelos, bico longo e delgado com narinas na extremidade, pés com garras fortes, com quatro artelhos e asas atrofiadas.

São aves com hábitos noturnos, por isso poucas pessoas conseguem vê-lo durante o dia.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Usam o olfato em busca de alimento. Se alimentam de invertebrados. Mas também possuem bastantes predadores por eles não voarem e por ter um cheiro de cogumelo o que deixa a presa ainda mais desprotegida.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

São monogâmicos. Depois do encontro durante a estação do acasalamento (março a junho), o par fica no ninho chocando o ovo. O período de incubação é o maior de todas as aves: 80 dias[5].

Só põem um ovo por ano; este é cinco vezes maior que o ovo de uma galinha e pesa aproximadamente 1 kg.

Kiwi com ovo. Museu Kauri, Nova Zelândia

Classificação[editar | editar código-fonte]

  • Família Apterygidae G. R. Gray, 1840

Referências

  1. a b Brands, Sheila (14-8-2008). «Systema Naturae 2000 / Classification, Family Apterygidae». Project: The Taxonomicon. Consultado em 4-2-2009. 
  2. Dicionário escolar da língua portuguesa / Academia Brasileira de Letras, 2ª edição. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2008. P. 1 057.
  3. «Birds: Kiwi». San Diego Zoo. Consultado em 2008-09-19. 
  4. «Kiwis/Kiwi - New Zealand Immigration Service (Summary of Terms)». Glossary.immigration.govt.nz. Consultado em 2012-09-13. 
  5. Planeta Mutante: O Quivi (em inglês). Página vista em 31 de maio de 2014.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Apteryx
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Apteryx
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete kiwi.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.