Saltar para o conteúdo

Armandinho (cantor brasileiro): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 29: Linha 29:
|website = [http://www.armandinhoebanda.com.br www.armandinhoebanda.com.br]
|website = [http://www.armandinhoebanda.com.br www.armandinhoebanda.com.br]
}}
}}
'''Armando Antônio''' ([[Porto Alegre]], [[22 de Janeiro]] de [[1970]]) mais conhecido pelo seu [[nome artístico]] '''Armandinho''' é um ''[[cantor]]'', [[compositor]] [[brasileiro]]. Faz sucesso com canções ''"praieiras"'', nas linhas [[reggae]] e [[música pop|pop]]. No ano de [[1994]] entrou na banda de [[rock]] [[TNT (banda)|TNT]], por ter amizade com [[Charles Master]], mas a banda se desfez no mesmo ano<ref>{{citar web|url=http://www.bastaclicar.com.br/musica/historia.asp?id_artista=726}}</ref>. Em [[2002]] lançou seu primeiro álbum solo de [[reggae]], intitulado ''[[Armandinho]]''. Em [[2004]], lançou seu segundo disco, chamado ''[[Casinha]]'', com músicas como ''"Desenho de Deus"'', que foi fazer sucesso só em [[2006]], com o lançamento do disco ao vivo. Em [[2006]] lança seu [[CD]] [[ao vivo]], gravado em [[Balneário Camboriú]] - [[SC]], foi nesse disco que o artista obteve um reconhecimento nacional. Em [[2008]] lança seu terçeiro CD de estúdio, ''[[Semente]]'', segundo pela [[gravadora]] [[Universal Music]], com músicas como ''"[[Semente]]"'', o disco foi bem aceito. Em [[2009]] sai da [[Universal Music]], e lança um [[CD]] totalmente independente, o ''Armandinho Vol.5'' com produção dele mesmo, no seu próprio selo. Algumas de suas canções de sucesso são: ''"Balanço da Rede"'', ''"Ursinho de Dormir"'', ''"O Justiceiro"'', ''"Sexo na Caranga"'', ''"Toca uma Reguera Aí"'', ''"[[Semente]]", "Paulinha"'' e ''"A Filha"''. Atualmente mora na [[Praia Brava]], da cidade de [[Itajai]], [[Santa Catarina]]. ''Armandinho'' também é [[surfista]], o que segundo ele, é um dos motivos em que o faz morar no litoral e não nos grandes centros.
'''Armando Antônio das Dorgas''' ([[Porto Alegre]], [[22 de Janeiro]] de [[1910]]) mais conhecido pelo seu [[nome artístico]] '''Armandinho dorgado''' é um ''[[cantor]]'', [[compositor]] [[brasileiro]]. Faz sucesso com canções ''"praieiras"'', nas linhas [[reggae]] e [[música pop|pop]]. No ano de [[1994]] entrou na banda de [[rock]] [[TNT (banda)|TNT]], por ter amizade com [[Charles Master]], mas a banda se desfez no mesmo ano<ref>{{citar web|url=http://www.bastaclicar.com.br/musica/historia.asp?id_artista=726}}</ref>. Em [[2002]] lançou seu primeiro álbum solo de [[reggae]], intitulado ''[[Armandinho]]''. Em [[2004]], lançou seu segundo disco, chamado ''[[Casinha]]'', com músicas como ''"Desenho de Deus"'', que foi fazer sucesso só em [[2006]], com o lançamento do disco ao vivo. Em [[2006]] lança seu [[CD]] [[ao vivo]], gravado em [[Balneário Camboriú]] - [[SC]], foi nesse disco que o artista obteve um reconhecimento nacional. Em [[2008]] lança seu terçeiro CD de estúdio, ''[[Semente]]'', segundo pela [[gravadora]] [[Universal Music]], com músicas como ''"[[Semente]]"'', o disco foi bem aceito. Em [[2009]] sai da [[Universal Music]], e lança um [[CD]] totalmente independente, o ''Armandinho Vol.5'' com produção dele mesmo, no seu próprio selo. Algumas de suas canções de sucesso são: ''"Balanço da Rede"'', ''"Ursinho de Dormir"'', ''"O Justiceiro"'', ''"Sexo na Caranga"'', ''"Toca uma Reguera Aí"'', ''"[[Semente]]", "Paulinha"'' e ''"A Filha"''. Atualmente mora na [[Praia Brava]], da cidade de [[Itajai]], [[Santa Catarina]]. ''Armandinho'' também é [[surfista]], o que segundo ele, é um dos motivos em que o faz morar no litoral e não nos grandes centros.


== Biografia ==
== Biografia ==

Revisão das 15h03min de 28 de dezembro de 2012

 Nota: Para um cantor gaúcho, veja Armandinho (desambiguação).
Armandinho
Armandinho (cantor brasileiro)
Armandinho fazendo um show em Campinas, São Paulo.
Informação geral
Nome completo Armando Antônio
Também conhecido(a) como Armandinho
Nascimento 22 de janeiro de 1970 (54 anos)
Origem Porto Alegre, RS
País  Brasil
Gênero(s) Reggae, pop rock, pop
Ocupação(ões) Cantor, compositor
Instrumento(s) Vocal, violão
Período em atividade 1995 - presente
Gravadora(s) Orbeat Music, Universal Music Brasil, Independente
Afiliação(ões) TNT, Chimarruts, Fabão
Página oficial www.armandinhoebanda.com.br

Armando Antônio das Dorgas (Porto Alegre, 22 de Janeiro de 1910) mais conhecido pelo seu nome artístico Armandinho dorgado é um cantor, compositor brasileiro. Faz sucesso com canções "praieiras", nas linhas reggae e pop. No ano de 1994 entrou na banda de rock TNT, por ter amizade com Charles Master, mas a banda se desfez no mesmo ano[1]. Em 2002 lançou seu primeiro álbum solo de reggae, intitulado Armandinho. Em 2004, lançou seu segundo disco, chamado Casinha, com músicas como "Desenho de Deus", que foi fazer sucesso só em 2006, com o lançamento do disco ao vivo. Em 2006 lança seu CD ao vivo, gravado em Balneário Camboriú - SC, foi nesse disco que o artista obteve um reconhecimento nacional. Em 2008 lança seu terçeiro CD de estúdio, Semente, segundo pela gravadora Universal Music, com músicas como "Semente", o disco foi bem aceito. Em 2009 sai da Universal Music, e lança um CD totalmente independente, o Armandinho Vol.5 com produção dele mesmo, no seu próprio selo. Algumas de suas canções de sucesso são: "Balanço da Rede", "Ursinho de Dormir", "O Justiceiro", "Sexo na Caranga", "Toca uma Reguera Aí", "Semente", "Paulinha" e "A Filha". Atualmente mora na Praia Brava, da cidade de Itajai, Santa Catarina. Armandinho também é surfista, o que segundo ele, é um dos motivos em que o faz morar no litoral e não nos grandes centros.

Biografia

Infância e Adolescência

Nascido de pai gaúcho e mãe de Santa Rosa (RS), Armandinho ouviu de tudo um pouco, desde criança. O pai, com quem conviveu pouco, tocava MPB no violão e cantava muito bem. Sua mãe comprava um disco por mês, de Vinícius de Moraes a Rita Lee, e foi sua grande incentivadora.

Com a avó, aprendeu a gostar dos artistas populares dos programas da rádio Farroupilha AM. O padrasto, um gauchão bem tradicional, ouvia música regional, incluindo os argentinos Mercedes Sosa e Ariel Ramires. A música sempre serviu como terapia pra sua fala. Era muito gago não conseguia nem conversar. Chegava no colégio, começava a ler um texto, e logo já gaguejava. Daí sua turma já caía em cima. Começava a ler e ficavam rindo, o chamavam de Dirceu Borboleta, que era um personagem gago do seriado Bem Amado. Aquilo começou a ficar meio traumático para ele. Então, até que descobriu que quando cantava não gaguejava. Começou a ler os textos cantando e acabou virando uma atração na sala. Era o ‘cantor da aula’. Começou a pegar onda aos 11 anos, na praia de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Armandinho morava em Porto Alegre que, apesar de não ter praia, é uma cidade que tem muitos surfistas. A praia mais próxima fica a 100 km e o acesso é fácil. Naquela época o surfe teve uma explosão e as pessoas do seu colégio começaram a pegar onda. Nos verões, férias de colégio, sua família acabava indo pra Santa Catarina, onde seu avô morava. Sua relação com o surfe começou muito cedo. Formou a primeira banda ainda nos tempos de estudante, em 85, com colegas também moleques. Com 12 anos, Armandinho já compunha e sua primeira canção a estourar nas rádios anos depois foi escrita nessa época, "Sexo Na Caranga". Teve a 'fase Beatles', a 'fase Rolling Stones' e uma idolatria por Elvis Presley que lhe rendeu o primeiro e doloroso contato com a morte:

Na adolescência começou a andar com uma galera mais velha e acabava matando um pouco de aula, dava aquela escapadinha para ir na praia. Saía depois do almoço pra pegar onda em Tramandaí e só voltava pra casa às seis.

Começo

Com 25 anos resolveu sair de casa. Sua mãe falou: ‘Tu vai ter que te sustentar, meu’. E ele não sabia fazer nada além de tocar e cantar. Estava na faculdade de educação física, por gostar dos esportes, e de publicidade e propaganda, e já trabalhava com jingles. Fazia jingles de todas as marcas de surfe do sul, as lojas colocavam nas rádios e todo mundo já sabia. Morando sozinho, começou a ficar sem dinheiro e não pedia nada pra mãe, pela vergonha de ter saído de casa. Foi na MPB e nos 'bares da vida' que Armandinho moldou seu caminho.

Um dia, não teve aula de manhã. Foi em um barzinho e começou a tocar em uma segunda à noite, em Porto Alegre. Começou a dar certo e o dono do bar quis ter ele outro dia. No começo, saía do bar e já ia pra aula, mas, depois, não conseguiu mais. Acabou trancando as duas faculdades. O dinheiro que estava ganhando era muito bom. Vieram os verões de 1999 e 2000, e começou a tocar num bar da praia de Atlântida, no Rio Grande do Sul. Tinha capacidade para mais ou menos quatro ou cinco mil pessoas e o pessoal do interior do estado também frequentava. E aí, a cada temporada, eu era a banda da casa, ficava três vezes por semana. Acabava o verão e a galera voltava pras suas cidades querendo o ‘Armandinho da praia’.

Carreira

O divisor de águas entre a noite e o sucesso radiofônico foi uma fita cassete com dez canções, entregue ao diretor da Rádio Atlântida, braço do poderoso Grupo RBS, da qual o selo Orbeat Music também faz parte. Esse mesmo diretor, gostou da fita, e foi assistir a um show, com sua mulher. Os dois gostaram bastante, e ele pediu pra levar uma música dessa fita para a rádio.

"Folha de Bananeira" ficou entre as quatro mais pedidas da Rádio Atlântida e em qualquer lugar do Rio Grande do Sul ela foi tocada. O refrão ”Fuma, fuma, fuma, folha de bananeira, fuma na boa, só de brincadeira”, ficou na mente de muitas pessoas, por tamanha repercussão da música. Com tamanha repercussão, grava às pressas o CD Armandinho pela Orbeat Music. Um "Balanço da Rede" abre o CD e norteia todo o trabalho do artista, com muita ênfase na “pegada” reggae, como "Lembrar de mim", que evidencia um estilo pessoal e inconfundível. Músicas como "Ursinho de Dormir", "Pela Cor do teu Olho", "Sentimento" e "Outra Noite que se Vai" estão no CD. Esta última, composta em parceria com Charles Master, e gravada também pelo TNT, Márcio Petracco, com o seu “lap steel”, dão a exata noção do romantismo e talento da música brasileira na voz e nas cordas de Armandinho. O segundo disco, Casinha, foi lançado em 2004. Ali continha a já citada canção "Desenho de Deus". O álbum também trazia outro futuro sucesso: “Toca uma Regueira Ai”. Uma regravação de Caetano Veloso, com "O Leãozinho". Em 2006 pela Universal Music, sai o Armandinho: Ao Vivo, foi o disco que o fez conhecido no Brasil inteiro, ele captura a energia do público que lotou o Rancho Maria's e traz todos esses hits de Armandinho e sua banda, a começar pela cadenciada "Desenho de Deus", primeiro single do álbum. O estilo de Armandinho está presente em canções como "Balanço da Rede", "O Justiceiro", em levadas mais cadenciadas como "Pela Cor do Teu Olho" e "Casa do Sol", além da inédita "Lua Cheia", entre outras canções assinadas pelo gaúcho. Em 2008 a gravadora do cantor resolveu inovar. Lançou o Maxi Single, um álbum digital com quatro novas músicas do cantor por um preço bixo. No mesmo ano o cantor lança seu quarto disco da carreira, que leva o nome de "Semente". Esse também é o nome da primeira música de trabalho do novo CD. Em 2009 lança o CD Armandinho Vol.5, depois de sair da gravadora, quinto disco da carreira, Armandinho queria fugir do pop romântico, onde temia ter caído por conta do megahit “Desenho de Deus”. E ele, de certa forma, conseguiu. Sem deixar o reggae e o romantismo de lado em momento algum, porém, o músico externou algumas de suas influências roqueiras em riffs e pormenores de guitarras gravadas todas por ele mesmo.

“Volume 5” é recheado de composições que podem facilmente estourar nas rádios de todo o país, como “Tá Todo Mundo Aí”, “Tchubirundu” e “Dengo Seu”. Mas o ponto alto do álbum fica a cargo de “Como Dois Animais”, versão de Armandinho para a bela música de Alceu Valença.

Discografia

Álbuns de Estúdio

Ano Álbum
2002 Armandinho
2004 Casinha
2008 Semente
2009 Armandinho - Vol. 5

Álbuns Ao Vivo

Ano Álbum
2006 Armandinho: Ao Vivo
2012 Armandinho: Ao Vivo em Buenos Aires

DVD

Ano DVD
2006 Armandinho: Ao Vivo
2012 Armandinho: Ao Vivo em Buenos Aires

Sucessos

Ano Single Álbum
2001 "Folha de Bananeira" Armandinho
"Outra Noite que se Vai"
"Ursinho de Dormir"
"Sentimento"
"O Justiceiro"
"Sexo na Caranga"
2002 "Pegando a Saideira"
"Lembrar de mim"
"No Balanço da Rede"
"Rosa Norte"
"Reggae das Tramanda"
2003 "Pela Cor do Teu Olho"
2004 "Desenho de Deus" Casinha
"Toca uma Reggueira Aí"
"Paulinha"
"Mãe Natureza"
"Tarde de Sol"
"O Leãozinho"
2005 "Pescador"
"Casa do Sol"
"Analua" JÔ
"Casinha"
2006 "Lua Cheia" (Ao Vivo) Armandinho: Ao Vivo
2007 "Eu Juro" (Ao Vivo)
"Semente" Semente
2008 "A Filha"
"Morena Nativa"
"Oh, Lua"
"Eu Juro" (Estúdio)
2009 "Outra Vida"
"Amigo"
"Tá todo mundo aí" Armandinho - Vol. 5
"Desejos do Mar"
"As Festas Que Eu Vou"
"Tchubirundu"
"Não Temos Mais Tempo A Perder"
"Alma Regueira"
"Como dois animais"
"Amor de Primavera"
2010 "Fio de Cabelo"
"Paz E Amor Na Quebrada"
"Dengo Seu"
"Mulher do Brother"

Referências

Ligações externas

Predefinição:Armandinho