Balboa (moeda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Balboa panamense)

O balboa é a moeda oficial do Panamá, conjuntamente com o dólar dos Estados Unidos. Seu código ISO 4217 é PAB.

Balboa
Balboa (em espanhol)
Balboa (moeda)
Dados
Código ISO 4217 PAB
Usado  Panamá
Inflação (ancorado ao dólar americano)
Sub-unidade

1/100 (Centavos)
Símbolo B/.
Plural Balboas
Moedas 1, 5, 10, 25 e 50 (juntamente ao Dólar americano)
Banco central Banco nacional do Panamá
https://www.banconal.com.pa/
Fabricante (o Balboa não possui moedas físicas, em certas circunstâncias é colocado em circulação a moeda de 1 Balboa) Banco nacional do Panamá
https://www.banconal.com.pa/

Denominada em homenagem ao conquistador espanhol, Vasco Núñez de Balboa, o balboa é ancorado ao Dólar americano / dólar estadunidense que tem curso legal no Panamá, com uma taxa de câmbio de 1:1 desde 1903, por isso balboas podem ser trocados por dólares no Panamá em qualquer momento a essa taxa paritária.

O balboa está dividido em 100 centésimos; as moedas modernas de 1, 5, 10, 25, e 50 centésimos têm o mesmo peso, dimensões e composição metálica das moedas estadunidenses de penny, nickel, dime, quarter e meio dólar respectivamente. O Banco Nacional do Panamá, em certas ocasiões, coloca moedas de 1 balboa em circulação, que têm as mesmas dimensões do dólar Eisenhower. As notas panamenhas em balboas não são impressas, só o foram por breve período em 1941, e não estão em circulação: para notas ou papel-moeda, o Panamá usa o dólar dos Estados Unidos.

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.