Batalha de Rap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha de rap
Origens estilísticas
Contexto cultural Início dos anos 1980, Estados Unidos

Batalha de rap (também conhecido como batalha de rimas, batalha de MCs ou clash)[1] é um tipo de rap improvisado que inclui vanglória, insultos e conteúdo de ostentação. A batalha pode ocorrer em álbuns gravados,embora as batalhas de rap sejam frequentemente recitadas ou de estilo livre espontaneamente em batalhas ao vivo,onde os MCs se apresentarão no mesmo palco para ver quem tem os melhores versos improvisados.

Embora nunca tenha sido um MC de batalha,os duelos foram vagamente descrito pelo membro do grupo Diplomat, 40 Cal, no livro How to Rap (2009) como "extracurricular" e ele o compara ao concurso de enterrada na NBA. Desde então, a batalha de Rap se desenvolveu em eventos de liga altamente organizados, atraindo dinheiro e visualizações. Alguns MCs começaram principalmente em raps de batalha e batalhando com outros MCs antes de começarem a fazer discos.

Em 2020 o site Rapever listou os 50 melhores MCs de batalha em atividade no Brasil dando o posto de campeão para Tubarão MC.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a batalha de rap tenha começado na cena hip hop da Costa Leste dos Estados Unidos da América no final dos anos 1980. Uma das primeiras e mais infames batalhas ocorreu em dezembro de 1982, quando Kool Moe Dee desafiou Busy Bee Starski.

Na década de 1980, os raps de batalha eram uma forma popular de rap — Big Daddy Kane no livro How to Rap diz: "como um MC dos anos 80, realmente sua mentalidade é o formato de batalha... seu foco era ter uma rima quente no caso de você ter que lutar contra alguém... não realmente fazendo uma rima para uma música ".

Uma das batalhas de freestyle mais populares dos Estados Unidos foi o Scribble Jam.

Tipos de batalhas[editar | editar código-fonte]

Uma batalha de estilo livre é uma competição em que dois ou mais rappers competem ou lutam entre si usando letras improvisadas. O objetivo de cada competidor é 'dissuadir' seu oponente por meio de letras inteligentes. Com a evolução do hip-hop no início dos anos 1980, os MCs ganharam fama por meio de batalhas ao vivo com outros MCs. As batalhas de estilo livre podem acontecer em qualquer lugar: esquinas, no palco de um show, na escola ou mesmo online.

O público ao vivo é fundamental para uma batalha, pois cada MC deve usar sua habilidade lírica não apenas para 'quebrar' seu oponente, mas para convencer o público de que ele é o melhor rapper. Juízes nomeados foram usados ​​em competições formais, mas mesmo quando nenhum vencedor é anunciado, o rapper que receber a melhor resposta do público é visto como o vencedor. Além disso, é considerado por alguns um ato de desonra recitar raps escritos e memorizados em uma batalha de estilo livre, porque mostra que o rapper é incapaz de 'cuspir' letras no impulso do momento.

Pode-se observar que Cada MC adota uma estratégia diferente, o que envolve a postura demonstrada na batalha, seja ela mais agressiva ou menos. Por vezes, alguns dos participantes se utiliza em seu discurso de um tom mais agressivo, fazendo ameaças a seu oponente. Apesar disso, o clima é, na maior parte das vezes, de brincadeira e os MCs estão cientes de que o embate acontece apenas por meio das rimas e isso se expressa na postura dos próprios contendores.

Batalhas de MCs no Brasil[editar | editar código-fonte]

Nome Localização
Batalha da Aldeia São Paulo
Batalha do Coliseu Rio de Janeiro
Batalha da Escada Brasília, DF
Batalha do Museu Brasília, DF
Batalha do Neurônio Brasília, DF
Batalha das Gurias Brasília, DF
Batalha do Tanque Rio de Janeiro
Duelo de MCs Belo Horizonte
Largo da Batalha São Paulo
Liga dos MCs São Paulo/Rio de Janeiro

Referências em outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • O filme de 2002 8 Mile foca nas batalhas de rap em Detroit, especificamente Jimmy "B-Rabbit" Smith, interpretado pelo nativo de Detroit Eminem. O filme também inclui os rappers Xzibit, Proof e Obie Trice. O filme é vagamente baseado na ascensão de Eminem na cena hip-hop de Detroit ao se apresentar em torneios de batalha de rap. O personagem Future, interpretado por Mekhi Phifer, é vagamente baseado em Proof, também um nativo de Detroit e melhor amigo de Eminem. The Shelter, o cenário da maioria das batalhas do filme, é baseado em um local real em Detroit que Eminem batalhou,embora as cenas não tenham sido filmadas no verdadeiro Shelter.
  • A série Epic Rap Battles of History do YouTube criada por Peter "NicePeter" Shukoff e Lloyd "EpicLloyd" Ahlquist, inclui pares como Bill Gates vs. Steve Jobs, Adolf Hitler vs. Darth Vader ou Terminator vs. RoboCop.
  • O filme de 2017, Bodied, criado por Joseph Khan e produzido por Eminem, foi escrito e estrelado por muitos rappers de batalha e pessoas de dentro da cultura. No filme, um estudante graduado progressivo interpretado por Calum Worthy obtém sucesso e provoca indignação quando seu interesse pelo rap de batalha como tema de tese se transforma em uma obsessão competitiva. Ele estreou no Festival de Cinema de Toronto em 2017.

Referências

  1. Edwards, Paul, 2009, p. 25.
  2. «Os 50 melhores MCs de batalha atualmente». RapEver. Consultado em 20 de agosto de 2020