Célia Šašić

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Célia Okoyino da Mbabi)
Ir para: navegação, pesquisa
Célia Šašić
Célia Okoyino da Mbabi.jpg
Informações pessoais
Nome completo Célia Šašić (nasceu Célia Okoyino da Mbabi)
Data de nasc. 27 de junho de 1988 (27 anos)
Local de nasc. Bona,  Alemanha Ocidental
Altura 1,74
Destra
Informações profissionais
Posição Centro (avançado)
Seleção nacional
2005-2015 Flag of Germany.svg Alemanha 111
Medalhas
Jogos Olímpicos
Bronze Pequim 2008 Equipe

Célia Šašić (nascida Okoyino da Mbabi; Bonn, 27 de junho de 1988) é uma futebolista alemã. Foi medalhista olímpica pela seleção de seu país, e participou como membro desta equipa em duas edições do Campeonato Mundial de Futebol Feminino, na Alemanha 2011 e no Canadá 2015.

Filha de um pai camarunês e de uma mãe francesa, Célia começou a jogar futebol aos cinco anos, em pequenos clubes da região de Bona, subindo lentamente de escalão enquanto frequentava e concluía a escola secundária. Quando, em 2004, se lhe colocava a questão do ingresso na selecção nacional alemã, abandonou a nacionalidade francesa que lhe vinha da mãe, e optou pela nacionalidade alemã. Teve frequentes actuações na equipa nacional alemã, mas ao mesmo tempo iniciou estudos na Universidade de Koblenz e Landau.[1]

Em agosto de 2013 casou-se com o futebolista croata Marko Šašić e decidiu passar a utilizar seu nome de casada, Célia Šašić.[2]

Referências

  1. Die Integrationsbeauftragte im Mittelfeld (em alemão) Focus.de (10 de maio de 2011). Visitado em 7 de junho de 2015.
  2. Celia Okoyino da Mbabi heißt jetzt Celia Sasic (em alemão) RP Online (12 de agosto de 2013). Visitado em 7 de junho de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de AlemanhaSoccer icon Este artigo sobre futebolistas alemães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.