Futebolista Alemão do Ano
O título Futebolista do Ano (Fußballer des Jahres) tem sido atribuído, na Alemanha desde 1960. O prêmio é determinado por jornalistas da Associação Alemã de Esportes Jornalistas (Verband der Deutschen Sportjournalisten) e da publicação da Kicker.[1] São eleitos jogadores atuando dentro e fora da Alemanha.
O alemão Hans-Peter Briegel foi o primeiro jogador a receber o título sem atuar na Bundesliga. Na época, em 1985, atuava pelo Hellas Verona da Itália.
Em 2004, o brasileiro Aílton se tornou o primeiro jogador estrangeiro a conseguir esse prêmio. Além de Aílton, outros quatro estrangeiros receberam o prêmio: Franck Ribéry (França), em 2008, Grafite (Brasil), em 2009, Arjen Robben (Países Baixos), em 2010, e De Bruyne (Bélgica), em 2015.
Vencedores
[editar | editar código-fonte]Fonte:[3]
Futebolista do Ano da Alemanha Oriental
[editar | editar código-fonte]Com a Guerra Fria, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Com isso, o prêmio também foi dado separadamente. Entre 1963 e 1991 o prêmio para o futebolista do ano da Alemanha Oriental foi dado na publicação do Die Neue Fussballwoche.
O maior vencedor foi Jürgen Croy, goleiro da Seleção Alemã-Oriental de Futebol na Copa do Mundo de 1974.
Referências
- ↑ kicker Online. «Die Siegerliste» (em alemão)
- ↑ kicker.de (28 de Julho de 2013). «Bastian Schweinsteiger ist Fußballer des Jahres» (em alemão). Consultado em 28 de Julho de 2013
- ↑ «Fußballer des Jahres/Deutschland». weltfussball.de (em alemão). Consultado em 24 de Janeiro de 2015