Cultura da Estônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dança folclórica.

A cultura da Estônia combina uma herança indígena representada pela língua nacional finlandesa da Estônia com aspectos culturais nórdicos e germânicos. A cultura da Estônia é considerada significativamente influenciada pela cultura do mundo germânico.[1] Devido à sua história e geografia, a cultura da Estônia também foi influenciada pelas tradições de outros povos fínicos nas áreas adjacentes, bem como pelos germano-bálticos, bálticos e eslavos, além de desenvolvimentos culturais nas antigas potências dominantes, Suécia, Dinamarca e Rússia. Tradicionalmente, a Estônia tem sido vista como uma área de rivalidade entre a Europa ocidental e oriental em muitos níveis. Um exemplo desse legado geopolítico é uma combinação excepcional de múltiplas tradições cristãs reconhecidas nacionalmente: o cristianismo ocidental (a Igreja Católica e a Igreja Luterana Evangélica Estoniana) e o cristianismo oriental (a Igreja Ortodoxa Apostólica Estoniana). O simbolismo da fronteira ou encontro do leste e do oeste na Estônia foi bem ilustrado no verso da nota de 5 krooni. Como as culturas predominantes nos outros países nórdicos, a cultura estoniana pode ser vista como se construindo sobre realidades ambientais ascéticas e meios de vida tradicionais, uma herança de igualitarismo comparativamente generalizado decorrente de razões práticas (liberdade de circulação e sufrágio universal) e os ideais de proximidade com a natureza e auto-suficiência.

Cinema[editar | editar código-fonte]

A taxa de público nos cinemas da Estônia está entre as mais baixas do mundo,[2] mas o país é muito produtivo quando se trata de animação e documentário. Todo ano, no verão, é realizada uma edição do festival dedicado ao filme antropológico em Pärnu, e no inverno, o Festival de Cinema Black Nights é organizado em Tallinn. O cinema estoniano tem uma história rica que remonta a 1908, produzindo muitos filmes importantes, incluindo filmes mudos e modernos. Após a independência da Estônia em 1991, o cinema estoniano experimentou um renascimento e continuou a produzir obras relevantes e internacionalmente aclamadas, como "O Pianista Tocava Durante a Guerra" e "A Tentação de Santo Tony". O cinema estoniano reflete a cultura e a história do país e tem um futuro brilhante com muitos cineastas promissores.

Desporto[editar | editar código-fonte]

No desporto (esporte), a Estónia é uma nação que não se pode ignorar. O ciclista Jaan Kirsipuu conta com vitórias em várias etapas do Tour de France. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a medalha de ouro do decatlo foi ganha por Erki Nool. Nos desportos de Inverno os atletas estónios são bastante produtivos, tendo conseguido três medalhas, uma de ouro, uma de prata, e outra de bronze em Salt Lake City. Nos desportos motorizados, Markko Märtin, em rali, ganhou várias provas ao volante do Ford Focus WRC e com o Peugeot 307 em 2003, 2004 e 2005.

Música[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Música da Estônia

A música é indissociável da cultura nacional, sendo os estonianos chamados de "Povo cantante". O primeiro festival pan-estoniano de canto teve lugar em 1869 em Tartu, tendo-se reunido quase mil cantores e músicos vindos de todo o país. Hoje em dia, esta festa reúne trinta mil cantores e músicos, atingindo uma audiência de 200 000 pessoas[carece de fontes?]. Estas tradições serviram de inspiração em 1988 para a "Revolução cantante", e foi a cantar que a Estónia se libertou do jugo soviético. Em 2002, a Estónia foi o país anfitrião do festival da Eurovisão, após ter ganho a edição do ano anterior.

Teatro[editar | editar código-fonte]

Existem dois grandes teatros na Estónia: o teatro Estónia, em Talin, fundado em 1865, e o teatro Vanemuine, em Tartu, fundado em 1883. Em ambos, todos os registos são abordados.

Feriado[editar | editar código-fonte]

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
1 de janeiro Ano Novo Uusaasta
24 de fevereiro Dia da Independência Iseseisvuspäev
Sexta-feira móvel Sexta-Feira Santa Suur reede
1 de maio Dia do Trabalhador Kevadpüha
14 de junho Um dia nacional de comemoração Leinapäev
23 de junho Dia da Vitória Võidupüha
24 de junho Dia de São João Jaanipäev
20 de agosto Restauração Taasiseseisvumispäev
24 de dezembro Dia anterior ao Natal Jõululaupäev
25 de dezembro Natal 1. jõulupüha
26 de dezembro dia a seguir ao natal 2. jõulupüha

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Eestlus ja saksa keel» 
  2. Wrobel, Andrew (17 de abril de 2019). «Os cinemas da Estônia estão voltando com força.». Emerging Europe. Consultado em 18 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.