Portal:Estônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

 ver·editar Flag of Estonia.svg Portal da Estônia
Tallinn
Divisões administrativas da França

A EstóniaPE ou EstôniaPB é um dos três países bálticos, situado na Europa Setentrional, constituído por uma porção continental e um grande arquipélago no Mar Báltico. Limita-se ao norte com o Golfo da Finlândia que o separa da Finlândia, a leste limita-se com a Rússia, no sul com a Letônia e a oeste com o Mar Báltico, que o separa da Suécia. A sua capital é Tallinn. Suas cidades mais importantes são: Tartu, Narva e Pärnu.

A Estônia é uma República democrática parlamentarista. O presidente é eleito indiretamente pelo Parlamento (Riigikogu), no qual é eleito diretamente pelo povo. Um primeiro ministro é apontado pelo presidente para reger o país.

Localização

Sua geografia é caracterizada pela grande quantidade de lagos e o seu litoral repleto de penínsulas e ilhas. Com um clima temperado, o país possui estações bem definidas, com um verão quente e um inverno extremamente frio, nevando regularmente por um período de 2 meses.

Na economia, tem destaque ainda a forte influência de Suécia, Rússia e Alemanha, seus principais parceiros. O setor de comunicações na Estônia é extremamente forte, sendo um dos países com maior penetração da internet no mundo.

Mais sobre a Estônia...
 ver·editar Artigo destacado
LIVONIAE NOVA DESCRIPTIO 1573-1578.jpg

A História da Estônia como país é recente; antes fora domínio de outros países como Dinamarca, Suécia e Rússia. Até o século XIII, a Estônia não era nada mais do que tribos semi-organizadas, que sofreram com a cristianização no inicio desse mesmo século. Após isso, passou, sucessivamente, ao domínio de dinamarqueses, ordens católicas, suecos, alemães e russos, até, no século XX, obter sua independência; ainda assim, foi posteriormente, subjugada pelos soviéticos e apenas retomou sua independência em 1992. A história estoniana é a de um povo que teve seu território dominado por séculos, mas que aos poucos foi criando, após muita luta, um sentimento nacionalista.

A ocupação humana na Estônia remete-se a 11000 anos atrás, data da primeira colônia, a colônia de Pulli. Ainda existem muitas dúvidas sobre de qual etnia era esse povo. Sabe-se no entanto, que aí se estabeleceram os primeiros povos sedentários da Europa, atravessando o golfo da Finlândia quando este estava a degelar-se,o que parece indicar que os estonianos fazem parte do grupo dos povos fínicos.

Achados arqueológicos de equipamentos de pesca e caça, caracterizaram-na como comunidade sedentária, datada de 6500a.C. Na Idade do Bronze e do Ferro, observou-se a consolidação do sedentarismo, com a transição para o cultivo de alimentos, acompanhado de grande desenvolvimento cultural e econômico,.

Com o crescimento da população em anos seguintes, surgiram as disputas de território com outros povos, como as tribos Bálticas do sul e as guerras contra a Escandinávia.


 ver·editar Imagem destacada
A Universidade da Estônia, em Tartu.
 ver·editar Você sabia?
...que além do estoniano, dois dialetos são considerados oficiais na Estônia: o Võro e o Seto?


 ver·editar Por temas
Wikinews-logo.png
Notícias
En-map.png
Por região
Nuvola filesystems www.png
Geografia
Coat of arms of Estonia.svg
Política
Museum btn.png
História
 ver·editar Colabore!
Colabore

Revisar/Reciclar:


Fundir/Traduzir:


Desenvolver:

Política
História
- Estônia sueca
- Estônia dinamarquesa
Estados (Ver projeto:Países da Europa)
Cidades e capitais (Ver projeto:Cidades do Mundo/Capitais do Mundo)
- Tallinn

Criar:

- Tratado de Nystad
- Bispado de Reval
- Principado da Estônia
- Governadorato de Reval
- Batalha de Lyndanisse
- Mais
Obs: Ao criar novos artigos procure criar os possíveis redirecionamentos.

Sem imagem:

 ver·editar Categorias
 ver·editar Wikiprojetos