David Armstrong-Jones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Linley
Visconde Linley
Cônjuge Serena Armstrong-Jones
Descendência
Charles
Margatira
Nome completo
David Albert Charles Armstrong-Jones
Casa Windsor
Pai Antony Armstrong-Jones
Mãe Margarida do Reino Unido
Nascimento 3 de Novembro de 1961 (52 anos)
Londres, Inglaterra


David Albert Charles Armstrong-Jones, Lord Linley (Londres, 3 de novembro de 1961) É um descendente da Família Real Britânica, conhecido profissionalmente como David Linley, é o presidente-eleito da Christie's do Reino Unido, a internacional casa de leilão.

Lord David Armstrong-Jones é o único filho da falecida Princesa Margareth, Condessa de Snowdon, e de seu ex-marido, o fotógrafo Antony Armstrong-Jones. É, portanto, sobrinho da Rainha Elizabeth II e neto do Rei Jorge VI do Reino Unido. David não possui, em seu direito, o título Visconde Linley, que é o título de cortesia usado pelo filho mais velho e herdeiro geral do Conde de Snowdon que detem o título de Lord. David é atualmente o décimo quinto na linha de sucessão ao trono britânico, atrás de Zara Phillips, filha da Princesa Anne, sua prima-irmã.

Infância e casamento[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Clarence House. Aos três anos, teve suas orelhas presas cirurgicamente. Foi educado em Bedales School, em Hampshire, e em John Makepiece School for Craftsmen, em Dorset. Escreveu dois livros: Extraordinary Furniture e Classical Furniture, ambos publicados em 1993.

Depois de romances com Susannah Constantine, Kate Menzies e Nicola Formby, Lord Linley casou-se com Hon. Serena Stanhope, em 8 de outubro de 1993. Serena é a filha mais velha de Charles Stanhope, Visconde Petersham. Eles têm juntos um filho e uma filha:

Lorde Linley é um fabricante de mobílias, tapeçarias e produtos de interiores, conhecidos por seu neoclássico aspecto e pelo uso dramático de madeiras marcheteadas. Dentre os grandes clientes de Linley, está a apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey, cuja mesa foi projetada por ele. Ele fundou sua própria companhia em 1985, chamada LINLEY.

Em 3 de novembro de 2006, a Associated Press noticiou que David Linley seria o próximo presidente da Christie's do Reino Unido, cargo que assumiu no dia 1° de dezembro de 2006.

Sucessão Real[editar | editar código-fonte]

Lorde Linley é o filho da Princesa Margaret, Condessa de Snowdon e de Antony 1º Conde de Snowdon; assim, ele é o sobrinho da Isabel II do Reino Unido, e um neto de Jorge VI do Reino Unido. Apesar de sua mãe ser uma princesa no Reino Unido, os títulos e estilos são passados apenas de pai para filhos. Do mesmo modo, os filhos da princesa Ana não detêm títulos. David não detém o título de visconde Linley em seu próprio direito, pois o mesmo é uma cortesia título usado pelo filho mais velho e herdeiro geral de um Conde. O título que ele herdou de seu pai é o de Lord, Lord Linley irá assumir o título de 2º Conde de Snowdon, em seu próprio direito. No momento de seu nascimento, foi quinto na linha de sucessão ao trono britânico, agora ele está em décimo quarto lugar e é a primeira pessoa na linha de sucessão, que não é um descendente da Rainha.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas de David Armstrong-Jones, Lord Linley.
Precedido por
Zara Phillips
Linha de sucessão ao trono britânico
14.º
Sucedido por
Hon. Charles Armstrong-Jones
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.