Perianto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Diclamídeo)

Perianto é o grupo de invólucros da flor, isto é, o conjunto do cálice e da corola, que envolvem os órgãos de reprodução deste tipo de plantas.

Diagrama mostra as partes de uma flor madura. Neste exemplo o perianto está separado em cálice (sépalas) e corola (pétalas)

Uma das funções do perianto é atrair insetos e pássaros, que desempenham um papel importante na polinização das flores.

Flores que não apresentam perianto são chamadas aclamídeas. Flores que apresentam somente sépalas ou somente pétalas são monoclamídeas. Flores que apresentam ambos são classificadas como diclamídeas. Há casos em que sépalas e pétalas são morfologicamente idênticas, constituindo as tépalas.

Um dos tipos de perianto são as diclamídeas' ou diploclamídeas, flores com dois envoltórios (verticílos florais), ou seja, cálice e corola. As flores diclamídeas podem ser heteroclamídeas, ou seja, os dois verticilos têm diferenças notáveis ou podem também ser homoclamídeas, isto é, não apresentam diferenças notáveis entre os verticilos de proteção.

Tipos de perianto[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências