Saltar para o conteúdo

Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 136: Linha 136:


- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Pinheiral): Pe. Jacob Karingozhakal Joseph (Pároco).
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Pinheiral): Pe. Jacob Karingozhakal Joseph (Pároco).

== Conselho Presbiteral da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (2012) ==


O Conselho Presbiteral é formado "por um grupo de Sacerdotes que, representando todo o Presbitério da Diocese, seja como o Senado do Bispo, cabendo-lhe, de acordo com o direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada" (cân. 495, §1).
Neste Conselho, o Bispo ouvirá os seus sacerdotes, em caráter de co-responsabilidade pelo governo da Diocese nas funções de ensinar, santificar e apascentar o Povo de Deus, e tratará com eles o que concerne às necessidades da ação pastoral e ao bem geral da Diocese (cf. Ecclesiae Sanctae 15, §1º e §2º).


“Dar a vida pelos Irmãos”


DOM FRANCISCO BIASIN
Por graça de Deus e da Santa Sé Apostólica
Bispo Diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda - RJ


NOMEAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO PRESBITERAL DIOCESANO


Aos que esta nossa nomeação virem, saúde, paz e bênção no Senhor!
Em 13/09/12, na reunião geral do clero da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no Centro Pastoral de Arrozal – Arrozal – Piraí/RJ, sob a presidência do Sr. Bispo Diocesano Dom Francisco Biasin, deu-se a renovação dos Membros do Conselho Presbiteral Diocesano.
Considerando o que dispõe o Código de Direito Canônico nos cânones 495 a 501 e no uso de suas atribuições legais Dom Francisco Biasin, confirma e nomeia os novos membros do Conselho Presbiteral da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda para o período de 21 de setembro de 2012 à 20 de setembro de 2014, a saber:

Membros Natos:
Vigário Geral – Pe. Sílvio Rafael Juliano
Coordenador Diocesano de Pastoral – Pe. Leandro Nunes Teixeira
Representante do Clero – Pe. Miguel Francisco da Silva
Equipe de Formadores – Pe. Samuel Moreira Camargo

Membros Eleitos:
Região Pastoral de Barra do Piraí Pe. Gildo Nogueira Gomes
Pe. Paulo Sérgio Nogueira

Região Pastoral de Volta Redonda Pe. Osvaldo Villa, PSSC
Pe. Flávio Luis Alves
Pe. Paulo Sérgio de Almeida (suplente)

Região Pastoral de Barra Mansa Pe. Nilton Guimarães Gonçalves, SVD
Pe. Sebastião LourençoVieira
Pe. Nilson José dos Santos (suplente)

Região Pastoral de Resende Pe. Luís Rômulo Fernandes Saloto, PSSC
Pe. João Marcos da Silva

Nomeação Episcopal:
Pe. José Vidal de Amorim – (Suplente: Pe. Clésio Alves Vieira)
Pe. Nobuo Sano – (Suplente: Pe. Bernardo H. Thus)

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos 21 dias do mês de setembro de 2012.


Dom Francisco Biasin
Bispo Diocesano



Livro: 001
Protocolo: 084/12

Pe. Jorge Luiz Martins Pereira
Chanceler da Cúria


== Bispos ==
== Bispos ==

Revisão das 21h01min de 2 de outubro de 2012

Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda
Barrensis de Pirai-Voltaredondensis
Localização
País Brasil
Arquidiocese metropolitana Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Estatísticas
População 761 mil
Área 4 768 km²
Informação
Rito romano
Criação 4 de dezembro de 1922
Padroeiro(a) Santa Ana
Governo da diocese
Bispo Francisco Biasin
Jurisdição diocese
Página oficial www.diocesevr.com.br

A Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado do Rio de Janeiro.

Histórico

No dia 26 de janeiro de 1965, é aprovado por um Concílio Consistorial reunido na cidade de Roma o pedido feito pelo então bispo, Dom Agnelo Rossi, no ano de 1962, acerca da Extensão da então para a cidade de Volta Redonda.A partir deste momento, a cidade de Barra do Piraí e a cidade de Volta Redonda passam a ser a da Diocese. Daí deriva o nome de Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. No dia 8 de abril de 1965, Dom Altivo Pacheco Ribeiro transfere a parte administrativa da Diocese para a cidade de Volta Redonda e a partir deste momento, de acordo com a Bula Consistorial de 26 de janeiro de 1965, o Bispo Diocesano deverá residir 6 meses no Bispado na de Barra do Piraí e 6 meses no Bispado na de Volta Redonda. Também, a Igreja de Santa Ana, em Barra do Piraí é reconfirmada como Catedral Diocesana, e a Igreja Nossa Senhora das Graças,no Jardim Paraíba, em Volta Redonda, é confirmada como Co-Catedral Diocesana provisória (até a construção da nova Co-Catedral, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda). No ano de 1978, no terreno destinado pela Companhia Siderúrgica Nacional, para a construção da Co-Catedral Diocesana, o Bispo Dom Waldyr Calheiros de Novais instala a Cúria Diocesana de Barra do Piraí-Volta Redonda.

Criação da Diocese de Barra do Pirai

A Diocese de Barra do Piraí foi criada em 4 de dezembro de 1922, a partir da Bula Pontifícia Ad Supremum Apostolicae Sedis, do papa Pio XI. Seu vasto território foi desmembrado da Diocese de Niterói. Com a ereção da Diocese, no dia 23 de julho de 1923, a Matriz de Sant`Ana, em Barra do Piraí é elevada a categoria de Catedral Diocesana. Com a instalação da Diocese é nomeado seu Administrador Apostólico Monsenhor José Maria Parreira Lara, sucedido em maio de 1925 por Monsenhor Alfredo da Silva Bastos. Esses dois dedicados administradores apostólicos lançaram as bases da nova diocese. Nesta época da instalação da nova Diocese, no Sul-fluminense, os municípios (nomes atuais) que faziam parte do território da Diocese eram: Barra do Piraí onde ficava a , Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Volta Redonda, Pinheiral, Barra Mansa, Quatis, Rio Claro, Porto Real, Resende, Itatiaia, Valença, Rio das Flores, Vassouras, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Três Rios, Levy Gasparian, Sapucaia, Paracambi, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica, Angra dos Reis e Parati. Nada menos que uma Diocese com seus 33 municípios.

Novas Dioceses

No dia 27 de março de 1925, o papa Pio XI, cria a Diocese de Valença com seus 09 municípios desmembrados da Diocese de Barra do Piraí, sendo nomeado seu Administrador Apostólico Monsenhor José Maria Parreira Lara, na época Administrador Apostólico da Diocese de Barra do Piraí.

No dia 26 de março de 1960, é criada a Diocese de Nova Iguaçu, pelo papa João XXIII, desmembrada da Diocese de Barra do Piraí com seus 10 municípios.

Nesta nova configuração, a Diocese de Barra do Piraí passa a ter em seu território 14 municípios: Barra do Piraí , Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Volta Redonda, Pinheiral, Barra Mansa, Quatis, Rio Claro, Porto Real, Resende, Itatiaia,Angra dos Reis e Parati.

No ano de 1962, Dom Agnelo Rossi, faz o pedido da Extensão da da Diocese para a cidade de Volta Redonda junto à Congregação dos Bispos, em Roma, devido o crescimento da cidade, impulsionado pela construção da Companhia Siderúrgica Nacional, e também devido a centralidade da cidade de Volta Redonda em relação aos municípios da Diocese.

No dia 14 de março de 1980, é criada pelo papa João Paulo II, a Diocese de Itaguaí, desmembrada das Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda e Nova Iguaçu, instalada com 5 municípios.

Organização

Atualmente, no ano de 2012, a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, é composta por 12 municípios: Barra do Piraí e Volta Redonda formam a , Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Pinheiral, Barra Mansa, Quatis, Rio Claro, Porto Real, Resende, Itatiaia.

A Diocese, passa a ser subdividida em 04 Regiões Pastorais:

- Região Pastoral de Barra do Piraí: Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin;

- Região Pastoral de Volta Redonda: Volta Redonda e Pinheiral;

- Região Pastoral de Barra Mansa: Barra Mansa, Quatis, Rio Claro, Porto Real;

- Região Pastoral de Resende: Resende e Itatiaia.

Paróquias e padres

Região Pastoral de Barra do Piraí:

- Setor da Catedral de Santana (Barra do Piraí): Pe. Paulo Quiquita de Oliveira (Pároco) e Pe. Leandro Nunes Teixeira (Coordenador de Pastoral Diocesana e Vigário Paroquial);

- Setor de São Benedito (Barra do Piraí): Pe. Miguel Francisco da Silva (Pároco) e Pe. Paulo Sérgio Nogueira (Vigário Paroquial);

- Setor Santa Terezinha (Barra do Piraí): Pe. Antônio Alves de Melo (Pároco);

- Setor Sagrada Família (Distritos de Dorândia, Vargem Alegre e Vila Maia em Barra do Piraí): Pe. Paulo Quiquita de Oliveira (Pároco);

- Setor Santa Terezinha (Santanézia em Piraí): Pe. Joaquim Rojo Hernandez (Pároco);

- Paróquia Santana (Piraí): Pe. Gildo Nogueira Gomes (Pároco) e Pe. Luís Cláudio Moreira (Vigário Paroquial);

- Paróquia Santa Cruz (Mendes): Pe. Alcides Alves da Silva (Pároco);

- Paróquia São João Batista (Engenheiro Paulo de Frontin): Pe. Edimar Alves Gomes (Pároco) e Pe. Frei Davis James (Vigário Paroquial);

- Paróquia Sacra Família (Sacra Família, Morro Azul em Paulo de Frontin): Pe. Edimar Alves Gomes (Pároco) e Pe. Frei Davis James (Vigário Paroquial);

Região Pastoral de Barra Mansa:

- Paróquia Matriz de São Sebastião (Barra Mansa): Congregação do Verbo Divino (SVD);

- Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Barra Mansa): Congregação do Verbo Divino (SVD);

- Paróquia Santo Antônio (Barra Mansa): Pe. José Vidal (Pároco) e Diácono Carlos Alberto Gomes da Silva Júnior;

- Paróquia Santa Cruz (Barra Mansa): Pe. Jorge Luiz Martins (Chanceler da Cúria Diocesana e Pároco) e Pe. Carlos Henrique Ferreira Rocha (Vigário Paroquial);

- Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Rio Claro): Pe. Alfredo Rodrigues Martins (Pároco);

- Paróquia Santo Antônio (Distrito de Lídice em Rio Claro): Pe. Sebastião Lourenço Vieira (Pároco);

- Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Quatis): Pe. Tom Tomas Anchukandon (Pároco);

- Paróquia Nossa Senhora das Dores (Distrito de Floriano em Barra Mansa e Porto Real): Pe. Nilson José dos Santos (Pároco) e Diácono Sérgio Brandão Criado;

Região Pastoral de Resende:

- Paróquia da Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Resende): Pe. Clésio Alves Vieira (Pároco) e Pe. João Marcos da Silva (Vigário Paroquial);

- Paróquia São Sebastião (Resende): Pe. Carlos Antônio Xavier (Pároco) e Pe. Givaldo (Vigário Paroquial);

- Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Resende): Pe. Rômulo F. Saloto (Pároco);

- Paróquia Santa Cecília (Resende): Congregação do Cristo Ressuscitado;

- Setor São Lourenço - Serra de Mauá (Visconde de Mauá): Pe. José Luiz Reis (Pároco) e Pe. Alexandre da Silva Melo (Vigário Paroquial);

- Paróquia Sagrada Família (Resende): Pe. José Luiz Reis (Pároco) e Pe. Alexandre da Silva Melo (Vigário Paroquial);

- Paróquia São José (Itatiaia): Congregação do Cristo Ressuscitado;

- Setor São Sebastião - Serra de Penedo: Pe. Carlos Antônio Xavier (Pároco) e Pe. Givaldo (Vigário Paroquial);

Região Pastoral de Volta Redonda:

- Setor da Co-Catedral de Nossa Senhora das Graças (Volta Redonda): Pe. Matias Ramos Moreira da Costa (Pároco), Pe. Paulo Sérgio de Almeida (Vigário Paroquial) e Pe. Silvio Rafael Juliano (Vigário Geral e Vigário Paroquial);

- Setor Nossa Senhora da Anunciação (Volta Redonda): Pe. Giuliani Antonio Fantini (Pároco);

- Setor Sul (Volta Redonda): Pe. José Antônio Perry (Pároco) e Pe. Jorge Rodrigues (Vigário Paroquial);

- Setor Centro (Volta Redonda): Pe. Flávio Luís Alves (Pároco e Reitor do Seminário Propedêutico) e Pe. Francisco Xavier Nobuo Sano (Pró-Vigário Geral e Vigário Paroquial);

- Setor Conforto 1 (Volta Redonda): Congregação da Pia Sociedade São Caetano;

- Setor Conforto 2 (Volta Redonda): Pe. Carlos Alberto da Silva (Pároco);

- Setor Conforto 3 (Volta Redonda): Congregação da Pia Sociedade São Caetano;

- Setor da Matriz de Santo Antônio (Volta Redonda): Pe. Maurício Carvalho de Oliveira (Pároco);

- Setor Santa Cruz (Volta Redonda): Pe. Samuel Moreira Camargo (Pároco) e Pe. Arlindo Luiz F. da Silva (Vigário);

- Setor Bom Jesus (Volta Reonda): Pe. Bernardo Henrikus Thus (Pároco);

- Setor São Sebastião (Volta Redonda): Pe. Juarez Carvalho Sampaio (Pároco);

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Pinheiral): Pe. Jacob Karingozhakal Joseph (Pároco).

Conselho Presbiteral da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (2012)

O Conselho Presbiteral é formado "por um grupo de Sacerdotes que, representando todo o Presbitério da Diocese, seja como o Senado do Bispo, cabendo-lhe, de acordo com o direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada" (cân. 495, §1).

     Neste Conselho, o Bispo ouvirá os seus sacerdotes, em caráter de co-responsabilidade pelo governo da Diocese nas funções de ensinar, santificar e apascentar o Povo de Deus, e tratará com eles o que concerne às necessidades da ação pastoral e ao bem geral da Diocese (cf. Ecclesiae Sanctae 15, §1º e §2º).


“Dar a vida pelos Irmãos”


DOM FRANCISCO BIASIN Por graça de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda - RJ


NOMEAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO PRESBITERAL DIOCESANO


Aos que esta nossa nomeação virem, saúde, paz e bênção no Senhor!

Em 13/09/12, na reunião geral do clero da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no Centro Pastoral de Arrozal – Arrozal – Piraí/RJ, sob a presidência do Sr. Bispo Diocesano Dom Francisco Biasin, deu-se a renovação dos Membros do Conselho Presbiteral Diocesano. Considerando o que dispõe o Código de Direito Canônico nos cânones 495 a 501 e no uso de suas atribuições legais Dom Francisco Biasin, confirma e nomeia os novos membros do Conselho Presbiteral da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda para o período de 21 de setembro de 2012 à 20 de setembro de 2014, a saber:

Membros Natos: Vigário Geral – Pe. Sílvio Rafael Juliano Coordenador Diocesano de Pastoral – Pe. Leandro Nunes Teixeira Representante do Clero – Pe. Miguel Francisco da Silva Equipe de Formadores – Pe. Samuel Moreira Camargo

Membros Eleitos: Região Pastoral de Barra do Piraí Pe. Gildo Nogueira Gomes

                                     Pe. Paulo Sérgio Nogueira

Região Pastoral de Volta Redonda Pe. Osvaldo Villa, PSSC

                                  Pe. Flávio Luis Alves
                                  Pe. Paulo Sérgio de Almeida (suplente)

Região Pastoral de Barra Mansa Pe. Nilton Guimarães Gonçalves, SVD

                                    Pe. Sebastião LourençoVieira
                                    Pe. Nilson José dos Santos (suplente)

Região Pastoral de Resende Pe. Luís Rômulo Fernandes Saloto, PSSC

                                        Pe. João Marcos da Silva

Nomeação Episcopal: Pe. José Vidal de Amorim – (Suplente: Pe. Clésio Alves Vieira) Pe. Nobuo Sano – (Suplente: Pe. Bernardo H. Thus)

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos 21 dias do mês de setembro de 2012.


Dom Francisco Biasin Bispo Diocesano



Livro: 001 Protocolo: 084/12

Pe. Jorge Luiz Martins Pereira

Chanceler da Cúria

Bispos

Nome Período Notas
Bispos
Dom Francisco Biasin 2011- Atual
Dom Frei João Maria Messi, OSM 2000-2011 Bispo Emérito
Dom Waldyr Calheiros de Novais 1966-1999 Bispo Emérito
Dom Altivo Pacheco Ribeiro 1963-1966
Dom Agnelo Rossi 1956-1962
Dom José André Coimbra 1938-1955
Dom Guilherme Müller 1926-1935


Fontes