São João de Meriti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras cidades com este nome, veja São João.
São João de Meriti
  Município do Brasil  
Igreja da Matriz (São João Batista), na Praça da Matriz, um dos pontos turísticos da cidade. Foto: Gláucio Burle
Igreja da Matriz (São João Batista), na Praça da Matriz, um dos pontos turísticos da cidade. Foto: Gláucio Burle
Igreja da Matriz (São João Batista), na Praça da Matriz, um dos pontos turísticos da cidade. Foto: Gláucio Burle
Símbolos
Bandeira de São João de Meriti
Bandeira
Brasão de armas de São João de Meriti
Brasão de armas
Hino
Gentílico meritiense
Localização
Localização de São João de Meriti no Rio de Janeiro
Localização de São João de Meriti no Rio de Janeiro
Localização de São João de Meriti no Rio de Janeiro
São João de Meriti está localizado em: Brasil
São João de Meriti
Localização de São João de Meriti no Brasil
Mapa
Mapa de São João de Meriti
Coordenadas 22° 48' 14" S 43° 22' 19" O
País Brasil
Unidade federativa Rio de Janeiro
Região metropolitana Rio de Janeiro
Municípios limítrofes Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis e Rio de Janeiro.
Distância até a capital 25 km
História
Fundação 21 de agosto de 1947 (76 anos)
Administração
Distritos
Prefeito(a) João Ferreira Neto (PL, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 35,216 km²
População total (estimativa IBGE/2021[2]) 473 385 hab.
 • Posição RJ: 8º
Densidade 13 442,3 hab./km²
Clima tropical (Aw)
Altitude 19 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 25510-000 até 25586-170
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,719 alto
 • Posição RJ: 34º
PIB (IBGE/2016[4]) R$ 9 410 814,85 mil
PIB per capita (IBGE/2016[4]) R$ 20 434,26
Sítio meriti.rj.gov.br (Prefeitura)
cmsjm.rj.gov.br (Câmara)

São João de Meriti é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. O nome histórico é Cidade de São João do Rio Meriti. Localiza-se a 22º48'14" de latitude sul e 43º22'20" de longitude oeste, a uma altitude de dezenove metros. O município possui,[5] de acordo com o Censo Demográfico 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma população atual de 458.673 habitantes. Há projeção de uma população estimada para o ano de 2020 de 472.906.[6]

Foi um dos distritos iguaçuanos (ao lado de Vila da Estrela) mais importantes no século XIX, porém só tornou-se município no ano de 1947, quatro anos após a emancipação de Duque de Caxias da cidade de Nova Iguaçu.

Localiza-se na região da Baixada Fluminense,[7] na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ocupa 34,838 km² de área. Os meritienses identificam-se linguística e culturalmente como cariocas da Baixada, e não como fluminenses.[8]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Meriti" é oriundo do termo da língua tupi antiga meriti'yba, que significa "pé de buriti", através da junção de meriti (buriti) e 'yba (pé).[9]

História[editar | editar código-fonte]

As terras que conhecemos hoje como São João de Meriti, cortadas pelos rios Sarapuí, Meriti e Pavuna, conhecidas antes como Freguesia de Meriti, correspondiam, nos séculos XVII e XVIII, a um território composto por fazendas e capelas religiosas. Nessa época, a região era um importante produtor de milho, mandioca, feijão e açúcar.

Em 1833, a vila Merity passou a integrar a vila de Iguaçu e depois Maxabomba, atual Nova Iguaçu. Junto com Vila da Estrela, Vila Inhomirim, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora da Conceição do Marapicu e Santo Antônio de Jacutinga, eram as Freguesias mais antigas de Vila Iguaçu, hoje atual Nova Iguaçu, e em 1947 o município de São João de Meriti foi criado.[10]

No inicio do século XX, a cidade passou a receber inúmeros imigrantes portugueses, italianos, judeus, sírios e libaneses. Dentre as famílias mais tradicionais e abastadas da cidade, destacamos as do Comendador Manuel Antônio Sendas, Valadão, Rasuck, Comendador Benedito Amaro, Telles de Menezes e Comendador Agostinho Francisco Paulucci.

Alguns personagens tiveram grande destaque no cenário social, empresarial e político. Destacam-se o empresário Arthur Antonio Sendas, um dos maiores no ramo varejista do país, também a baronesa Geuza Alvarenga Amaro, uma das últimas brasileiras a possuir tal titularidade por concessão.

Considerada uma cidade-dormitório, Meriti é cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que interliga a cidade a outros pontos do estado do Rio de Janeiro.

Formada basicamente por zonas residenciais, Meriti possui alguns centros comerciais: o Centro, Vilar dos Teles (antigamente chamada de "Capital do Jeans"), o Shopping Grande Rio, Coelho da Rocha, São Mateus, bem como outros de menor expressão.

Recentemente, a cidade tornou-se um importante centro cultural, sendo o lar de IPAHB e SESC. Também é a cidade natal do escritor Lasana Lukata e do jogador de voleibol André Nascimento. No cenário televisivo nacional, Meriti é lembrada através do personagem humorístico Paulinho Gogó, fictício morador do bairro da Venda Velha (atual Fonte Carioca), criado pelo ator carioca Mauricio Manfrini, que já residiu na região.[11]

Meriti foi também a cidade onde residiu os últimos anos de sua vida o gaúcho João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata, e um dos lutadores mais proeminentes na defesa dos direitos das pessoas negras. Os descendentes de João Cândido vivem até os dias atuais em Meriti.

No bairro de Coelho da Rocha encontra-se um dos mais tradicionais e respeitados centros de cultura das religiões de origem Afro no Brasil, a Casa de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá que em grafia na língua portuguesa, tem como tradução literal: Casa da Força sustentada por Xangô. Esta casa foi fundada em 1896 e hoje é tombada pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Emancipação[editar | editar código-fonte]

A região do atual município de São João de Meriti, que era conhecida como Freguesia de São João do Orago do Rio Merity, foi incorporada ao município de Nova Iguaçu como seu 4º Distrito ainda no século XIX.

Em 1943, Duque de Caxias (até então o Distrito mais novo de Nova Iguaçu), emancipou-se de Nova Iguaçu, e levou com ela Vila Merity, que incorporou a região da nova cidade e tornando-a seu 2º Distrito.

Quatro anos depois, em 1947, ocorreu a emancipação do município sob o nome de São João de Meriti.[12][13]

Com a independência administrativa de Nova Iguaçu, Caxias e Merity Receberam um território gigantesco, levando consigo várias províncias, freguesias, distritos, e parte da Serra do Tinguá e a costa da Baía de Guanabara dos iguaçuanos, porém os políticos Caxienses não satisfeitos, fizeram uma manobra e incorporaram a maior parte do território da antiga Vila da Estrela e do distrito de Merity dada por Nova Iguaçu ainda no século XIX, e com isso Merity foi deslocado para seu atual Território e sua antiga área administrativa que incluía o atual centro comercial de Duque de Caxias ficou com o Recém emancipado distrito.

A polêmica mudança de nome (estação Ferroviária)[editar | editar código-fonte]

A 28 de fevereiro de 1884, quando ainda era território de Nova Iguaçu, iniciou-se o trabalho para assentamento dos trilhos, o que levaria dois anos, até sua chegada em Meriti, em 23 de abril de 1886. Essa mudança de nome da estação de Merity para Caxias, foi liderada por Manoel Reis, influente político em Nova Iguaçu, município ao qual pertencia Merity. Em 1932, foi feito um abaixo-assinado ao então interventor do estado Plínio Casado, pedindo a troca das tabuletas da antiga estação.

O Correio de Iguassú, vanguardeiro das grandes causas, assim registrou o evento no dia 22 de maio de 1932: "Apesar de oficializada a nova designação, o nome de Merity continuava no alto da Estação local, causando a mais justa estranheza". Procurando corrigir essa verdadeira anomalia, o Sr. Jayme Fischer Gambôa entrou em entendimento com os diretores da Companhia, não lhe sendo difícil conseguir aquiescência imediata para a mudança da referida tabuleta e com essa manobra em 1943 com a emancipação de Nova Iguaçu, Caxias ficou com seu atual centro comercial.

Subdivisões de São João de Meriti[editar | editar código-fonte]

São João de Meriti é administrativamente dividido em 21 bairros[14] e 3 distritos.[1]

Bairros
Agostinho Porto
Centro
Coelho da Rocha
Éden
Engenheiro Belford
Grande Rio
Jardim Meriti
Jardim Metrópole
Jardim Sumaré
Parque Alian
Parque Analândia
Parque Araruama
Parque Novo Rio
Parque Tietê
São Mateus
Tomazinho
Venda Velha
Vila Norma
Vila Rosali
Vilar dos Teles
Vila Tiradentes
Distritos
Coelho da Rocha
São João de Meriti
São Mateus


Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Saneamento básico[15][editar | editar código-fonte]

  • Parcela da população sem coleta de esgoto: 39,5%
  • Esgoto tratado: 0%
  • Perdas na distribuição de água: 39,5%
  • Perda no faturamento: 62,3%

A população não dispõe de qualquer tratamento de esgoto e anualmente são lançados mais de 32 milhões de metros cúbicos de esgoto não tratado às margens do rio Sarapuí e afluentes.[16] O descaso histórico dos políticos locais e estaduais coloca o município entre as 20 piores cidades do Brasil no quesito saneamento básico.

Transportes[editar | editar código-fonte]

São João de Meriti é beneficiada por ligar outros municípios da Baixada Fluminense ao Rio de Janeiro. A grande maioria dos ônibus que saem de outras cidades da Região Metropolitana para a capital passam por São João de Meriti, por meio da Via Light e da Rodovia Presidente Dutra, bem como atravessando o Centro e bairros como Vilar dos Teles e Coelho da Rocha.

Há inúmeras linhas de ônibus para bairros da maioria dos municípios da Baixada Fluminense e da capital (Zona Norte, Centro e Zona Oeste), bem como para o município de Niterói.

O município é cortado por duas ferrovias: o Ramal Belford Roxo da Supervia (remanescente da antiga Estrada de Ferro Rio d'Ouro), um ramal de trens de subúrbio que liga o município à cidade vizinha de Belford Roxo e a Linha Auxiliar da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ligando o município à cidade de Japeri, porém atualmente voltada ao transporte de cargas e estando o trecho da linha concedido à MRS Logística. Ambas as linhas fundem-se em uma só na ligação da cidade com a capital fluminense.[17][18][19]

Principais acessos rodoviários[editar | editar código-fonte]

Trem[editar | editar código-fonte]

Há quatro estações na cidade, todas do Ramal Belford Roxo da Supervia.

Metrô[editar | editar código-fonte]

É a única cidade que não precisa de ônibus com integração ao metrô. A distância do Centro de São João de Meriti é de apenas 60 metros até a plataforma da Linha 2 na Estação Pavuna do MetrôRio.

Centro comercial[editar | editar código-fonte]

O município possui alguns centros comerciais nos bairros do Centro, Vilar dos Teles, São Mateus, Jardim Metrópole, Jardim Botânico, Coelho da Rocha e Jardim Meriti onde fica a Prefeitura e outros órgãos públicos e o Shopping Grande Rio (localizado no Parque Barreto), sendo este o maior shopping da cidade e considerado um dos maiores centros de compras da Baixada Fluminense.[21]

O município ainda abriga alguns dos centros culturais da cidade, a saber: O SESC de São João de Meriti, o centro cultural do IPAHB., além de um bom centro comercial contendo lojas tradicionais na cidade como, por exemplo: Fersan AbrasivosAmigão e Alfaiataria Cunha.[21]

Política[editar | editar código-fonte]

Sede da Prefeitura Municipal de São João de Meriti. Foto: Gláucio Burle

Administração[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista dos administradores de São João de Meriti, incluindo interventores e prefeitos nomeados ou eleitos diretamente.

Nome Partido Início Fim
1 Aníbal Viriato de Azevedo 21 de agosto de 1947 23 de outubro de 1947
2 José dos Campos Manhães 23 de outubro de 1947 31 de janeiro de 1951
3 Plácido de Figueiredo 31 de janeiro de 1951 1952
4 Oswaldo Marcondes de Medeiros 1952 1952
5 Alberto Rocha Possa 1952 1952
6 Miguel Archanjo de Medeiros UDN 12 de agosto de 1952 30 de setembro de 1952
7 Elpídio Esteves Salles 1952 1952
Miguel Archanjo de Medeiros UDN 1952 1955
8 Waldemiro Proença Ribeiro 3 de janeiro de 1955 31 de janeiro de 1955
9 Domingos Corrêa da Costa 31 de janeiro de 1955 31 de janeiro de 1959
10 Ário Woltz Theodoro 31 de janeiro de 1959 31 de janeiro de 1963
11 Domingos Corrêa da Costa 31 de janeiro de 1963 31 de janeiro de 1967
12 José de Amorim Pereira 31 de janeiro de 1967 27 de março de 1968
13 Alzira dos Santos da Silva 1968 1970
14 José de Amorim Pereira ARENA 1970 8 de julho de 1970
15 João Batista Barreto Lubanco ARENA 8 de julho de 1970 31 de janeiro de 1971
16 Alayr Moreira Dias MDB 31 de janeiro de 1971 31 de janeiro de 1973
17 Denoziro Afonso MDB 31 de janeiro de 1973 1977
18 Juary Silva 1977 31 de janeiro de 1977
19 Celestino dos Santos Cabral 1977 14 de maio de 1982
20 Ramiro Martins Lucas 14 de maio de 1982 31 de janeiro de 1983
21 Manoel Valência Opasso PDT 31 de janeiro de 1983 1º de dezembro de 1983
22 José Cláudio da Silva PDT 1º de dezembro de 1983 1984
23 Manoel Valência Opasso PDT 3 de outubro de 1984 1984
24 José Cláudio da Silva PDT 1984 31 de dezembro de 1988
25 José de Amorim Pereira PL 1º de janeiro de 1989 31 de dezembro de 1992
26 Adilmar Arcênio dos Santos PMDB 1º de janeiro de 1993 30 de novembro de 1996
27 Jonas Peixoto da Silva PTdoB 1º de dezembro de 1996 31 de dezembro de 1996
28 Antônio de Carvalho PFL 1º de janeiro de 1997 31 de dezembro de 2000
PMDB 1º de janeiro de 2001 31 de dezembro de 2004
29 Uzias Mocotó PMDB 1º de janeiro de 2005 31 de dezembro de 2008
30 Sandro Matos PR 1º de janeiro de 2009 31 de dezembro de 2012
PDT 1º de janeiro de 2013 31 de dezembro de 2016
31 João Ferreira Neto PR
DEM
PL[22]
1º de janeiro de 2017 (7 anos e 72 dias até o momento)[23]

Saúde[editar | editar código-fonte]

A saúde em Meriti contém clínicas, postos e hospitais públicos e particulares em alguns bairros do município.

  • Emergências 24 horas
  • Centros de Saúde (Realizam atendimento ambulatorial).
  • Centros de Atendimento Psiquiátrico e Psicológico (CAPS)
  • Unidades Mistas (Ambulatorial e PSF)
  • Programa de Saúde da Família (PSF)[21][21]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Datas comemorativas[editar | editar código-fonte]

24 de junho Padroeiro da cidade (São João Batista)
21 de agosto Emancipação de São João de Meriti

Rodeio Meriti[editar | editar código-fonte]

O Rodeio Meriti é um evento esportivo e cultural que acontece na semana de aniversário do município. Ocorre, em geral, no Centro de Eventos da Fonte Carioca. O Rodeio Meriti conta com shows de artistas conhecidos, de vários estilos, desde o sertanejo até o funk,[24] além de dois concursos de beleza[25] e parque de diversões. Em 2012 o rodeio não foi realizado, pois o poder público procurava melhorar o local onde ele é realizado. Não foi realizado mais desde 2014, devido ao parque de eventos ser utilizado para despejo de lixo e o abandono do local pelo poder público.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Audax Rio (ainda com o nome de Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube) campeão da Copa Rio em 2010

O clube de maior expressão do município no momento é o Audax Rio de Janeiro Esporte Clube ou simplesmente Audax Rio.

O clube, em 2010, (ainda com o nome de Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube) conquistou a Copa Rio e com esse título conquistou uma vaga para participar da Série D do Campeonato Brasileiro em 2011, participando pela primeira vez na história de uma competição em nível nacional.

Em 2012, a "Laranja Mecânica" conquistou a segunda colocação na Série B do Campeonato Estadual e, consequentemente, conquistou uma vaga para participar da Série A do Campeonato Carioca de 2013.

Em 2014, a equipe fez péssima campanha na Série A e foi rebaixada para a Série B1 do Campeonato Carioca, onde a equipe está disputando até hoje.

Outro clube de São João de Meriti é o Tomazinho Futebol Clube, que, atualmente, joga a Série C (4ª Divisão) do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

O ex-jogador Juary nasceu em São João de Meriti. Fora do futebol, há um outro esportista meritiense de nascimento. É o ex-jogador de vôlei André Nascimento, que foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, no Jogos Pan-Americanos de 2007 e bicampeão mundial em 2002 e 2006.

Carnaval[editar | editar código-fonte]

Em São João de Meriti, está sediada a tradicional Unidos da Ponte, que já participou do Grupo Especial do carnaval carioca, atualmente desfila nos grupos inferiores. Além dela, tem a Matriz de São João de Meriti, formada por integrantes do antigo Bloco das Piranhas do município[26] e a Independente de São João de Meriti, criada a partir da fusão da Independente da Praça da Bandeira com a Unidos do Coqueiro, escola antiga da cidade, que retornou em 2009, sendo que em 2013, passou somente a desfilar no município.

Sede da Unidos da Ponte, localizada na Antiga Estação Ferroviária São Mateus.

Houve também uma tentativa de voltar até carnaval no município, idealizado por uma liga, o que no entanto, devido a condições financeiras, devido ao município ser inadimplente, não foi realizado. Mas, em 2012, voltou o carnaval de rua no município, com o desfile dos blocos carnavalescos.[27] E nesse mesmo ano, foi criada a Associação Carnavalesca Meritiense, que passa a organizar o carnaval da cidade. Em 2015, com a filiação da Alegria do Vilar ao Grupo de Acesso D, São João de Meriti passa novamente a ter três representantes no Carnaval Carioca.

Referências

  1. a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de São João de Meriti». Consultado em 1 de outubro de 2020 
  2. a b IBGE (2021). «Cidades e Estados». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 3 de março de 2023 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 29 de Julho de 2013 
  4. a b «Produto interno dos municípios 2016» 
  5. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 17 de agosto de 2009. Consultado em 21 de agosto de 2008 
  6. Lucas, Jorge Alexandre (1 de janeiro de 2014). «Somos todos cariocas: identidade e pertencimentos no mundo globalizado». Revista Científica Ciência em Curso (em francês). 3 (2): 111–123. ISSN 2317-0077 
  7. Juliana Luquez (12 de agosto de 2019). «Produção do espaço e os fundamentos da dinâmica territorial contemporânea: reestruturação, concentração, centralização e fragmentação». Espaço e Economia (14). Consultado em 30 de julho de 2023 
  8. Lucas, Jorge Alexandre (2014). «Somos todos cariocas: identidade e pertencimentos no mundo globalizado». Revista Científica Ciência em Curso (em francês). 3 (2): 111–123. ISSN 2317-0077 
  9. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 278, 587.
  10. «IBGE Cidades@ São João de Meriti - RJ». Consultado em 24 de novembro de 2012 
  11. «Mauricio Manfrini». www.radioemrevista.com. Consultado em 14 de maio de 2017 
  12. «História de São João de Meriti – RJ». portal.baixadaon.com.br. 17 de junho de 2011. Consultado em 7 de novembro de 2019 
  13. Douglas M. de Almeida; Carlos L. G. Fernandes (2014). «Um Olhar sobre o planejamento e desenvolvimento do município de São João de Meriti/RJ» (PDF). Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades. Consultado em 7 de novembro de 2019 
  14. «Prefeitura de São João de Meriti: A Cidade.». Consultado em 14 de abril de 2021 
  15. «Painel Saneamento Brasil - Explore os indicadores». www.painelsaneamento.org.br. Consultado em 24 de novembro de 2021 
  16. «São João de Meriti, RJ, não tem esgoto tratado e moradores cobram saneamento básico». G1. Consultado em 24 de novembro de 2021 
  17. «Pavuna -- Estações Ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 19 de agosto de 2020 
  18. «Vila Rosali -- Estações Ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 19 de agosto de 2020 
  19. «Eden -- Estações Ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 19 de agosto de 2020 
  20. «Prefeitura Municipal de São João de Meriti | Todos por uma nova cidade.». meriti.rj.gov.br. Consultado em 5 de junho de 2016 
  21. a b c d «Prefeitura Municipal de São João de Meriti | Todos por uma nova cidade.». meriti.rj.gov.br. Consultado em 7 de junho de 2016 
  22. https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/prefeito-de-sao-joao-de-meriti-doutor-joao-assina-filiacao-ao-pl-de-castro-25408347.html
  23. https://www.cnnbrasil.com.br/politica/dr-joao-dem-e-reeleito-prefeito-de-sao-joao-de-meriti/
  24. G1 (22 de agosto de 2013). «São João de Meriti ganha festa para comemorar 66 anos». Consultado em 24 de agosto de 2013 
  25. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de agosto de 2013. Arquivado do original em 25 de dezembro de 2013 
  26. SóSamba (27 de abril de 2009). «São João de Meriti tem nova agremiação». Consultado em 10 de março de 2012 
  27. Prefeitura de São João de Meriti (20 de fevereiro de 2012). «Blocos sacodem o público em Meriti». Consultado em 10 de março de 2012 [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons
Wikinotícias Categoria no Wikinotícias