Discussão:Campinas/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jornal Local de Sousas[editar código-fonte]

Por favor gostaria de incluir o Jornal Local de Sousas no arquivo de vocês para pesquisa. O Jornal Local já existe há 10 anos e circula nos distritos de Sousas,Joaquim Egidio e Campinas.

Obrigado


Sandra Regina Venâncio

==

Voce pode editar o artigo. Basta fazer um usuário e clicar em "editar". Se quiser fazer um Link para o Jornal, lembre-se de fazer uma citacao, ou criar uma pagina no wiki especifica pro jornal. []s


== Gostaria de saber qual o melhor local para incluir informações sobre o casarão histórico do bairro Jambeiro, e se possível a história de outros bairros como Cambui, Vl Industrial, etc...

Segue uma parte da matéria sobre a história do Casarão do Parque Jambeiro:


A casa-sede, construída por Ramos de Azevedo em 1897, tinha dois andares e era formada por seis dormitórios, dois quartos de banho e duas grandes varandas decoradas com azulejo português. Construída em tijolo de três fileiras, traz a inscrição HP e DR, provavelmente iniciais de Herculano Pompeo e Dario Pompeo, ex-proprietários. Por várias vezes a fazenda foi vendida e, em 1979, foi loteada, surgindo o Parque Jambeiro.

As construções remanescentes começaram então a sofrer com depredações e ato de vandalismos. Hoje, restam pedaços da senzala e todo um conjunto arquitetônico que necessita de preservação. Ainda é possível ver o requinte da residência rural, que tinha vidros importados e jateados com areia, gradis, paredes decoradas e azulejos portugueses.

A casa sempre foi, enquanto habitada, símbolo do glamour da elite campineira. Até o imperador Dom Pedro II foi um ilustre hóspede do local. A fazenda pertencia às famílias Amaral e Pompeu de Camargo, unidas depois de um casamento.

A área era uma das potências na produção de café e em 1942, foi comprada pela empresário norte-americano John Edward Noen, para produzir algodão. Em 1976, as terras começaram a ser divididas em um loteamento e o casarão foi esquecido.


(syncboo 13:42, 12 Abril 2006 (UTC))


Primeira cidade a ter telefone?[editar código-fonte]

Não consegui verificar a veracidade da afirmação de que Campins foi "a primeira cidade do Brasil (a segunda no mundo) a ter telefone". Inclusive encontrei referências contrárias (veja [1]). Se não sugirem evidências, vou retirar essa afirmação do texto, ok?

Gus W 03:28, 6 Maio 2007 (UTC)

Removido. Gus W 20:01, 6 Maio 2007 (UTC)

Metrópole brasileira[editar código-fonte]

Não precisa exagerar...se for pra colocar todas cidades que tem zona metro. coloca logo, mais Campinas não é lá essas coisas não(...). o comentário precedente não foi assinado por 201.74.137.177 (discussão • contrib.)

Nem assinou o comentário. O fato é que Campinas é metrópole. Se Ipatinga, Joinville ou outras cidades são, isso não é problema nosso. Campinas é metrópole de fato e de direito. Afinal, que cidade que não seja capital ou esteja numa RM de capital tem mais de 1.000.000? Só Campinas. Fasouzafreitas (discussão) 00h23min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

Sou de São José dos Campos e concordo com o "Fasouzafreitas", é só olhar por satélite que constatará que Campinas é conurbada com cidades ao redor, como Valinhos e Vinhedo. Grande parte das pessoas que moram nos arredores trabalham em Campinas e até pessoas que moram em Campinas trabalham em cidades por perto, a grande questão das regiões metropolitanas.--Viktorsp (discussão) 16h15min de 6 de Setembro de 2008 (UTC)

É verdade, obrigado por ter me lembrado desses detalhes. Quem mora em Campinas não percebe quanta gente de fora vem trabalhar aqui e contribuir para a grandeza desta cidade. Isto é ser metrópole. Fasouzafreitas (discussão) 22h25min de 6 de Setembro de 2008 (UTC)

A existência ou não-existência de conurbação não tem nada a ver com o fato de a cidade ser uma metrópole. Campinas é assim definida por sediar uma região metropolitana definida por lei. Ruy Pugliesi discussão 23h59min de 6 de Setembro de 2008 (UTC)

Campineiros ilustres - Excluídos por não terem nascido na cidade[editar código-fonte]

Não justifica colocar os ilustres pontagrosense, como cidadãos ilustres de Campinas.

levs14h02min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)


Mas o que aconteceu para retirar o artigo?

Foto da Motorola - Parque Tecnológico[editar código-fonte]

A foto da fábrica da Motorola dizia que a fábrica fica no subúrbio de Campinas. Nada mais errado. No máximo fica na Região Metropolitana, pois está no município de Jaguariúna, não em Campinas. Fasouzafreitas (discussão) 11h11min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Capital do Estado de Sao Paulo???[editar código-fonte]

Sou de Sao Paulo e ouvi dizer que Campinas seria a Capital do Estado. Nao sei de onde tiraram esta informacao, mas gostaria de saber se é possível confirmar. Inclusive confirmar porque nao é, caso seja verdade.

Não são fontes muito fidedignas, apenas rumores de estudos ou propostas ou apenas opiniões pessoais. Mas faça uma procura detalhada no Google, que há algumas páginas sobre isso Fasouzafreitas (discussão) 13h13min de 27 de Maio de 2008 (UTC)

Sites desatualizados sobre Campins[editar código-fonte]

Prezados,

entrei na página sobre Campinas e vi que as páginas oficiais dos museus municipais estão desatualizadas e as das bibliotecas municipais nem estão citadas. Gostaria que vocês atualizassem. As páginas podem ser encontradas em www.campinas.sp.gov.br/cultura/museus e www.campinas.sp.gov.br/cultura/bibliotecas.


Grata,

Rosalina Odete Baptistella Mambre rosalina.mambre@campinas.sp.gov.br

Os links para os museus estão funcionando... Onde está o problema? Ruy Pugliesi discussão 14h51min de 29 de Maio de 2008 (UTC)

Princesa d'Oeste?[editar código-fonte]

Olha, estava olhando o artigo e logo no começo diz "apelidada por seus habitantes de Princesa d'Oeste". Moro em Campinas e não conheço ninguem que a chame de "Princesa D'Oeste"... nem mesmo os mais idosos Desculpa mas não possuo uma conta na Wikipédia para me identificar e nem costumo editar nada, é só que isso me deixou intrigado... se quiserem podem excluir o comentário

Questões bem-educadas não têm por que ser retiradas...

Quanto à pergunta: sim, o título não é mais usado na prática há muito tempo. Permanece apenas como uma referência histórica que remonta a meados do século XIX, quando Campinas era uma cidade bela e importante e havia pouquíssimas cidades mais a oeste, como Piracicaba. Se fosse possível ver um mapa do estado de São Paulo naquela época, veríamos quase nenhuma cidade no Oeste paulista, até então praticamente inexplorado. Mas conforme SP foi se desenvolvendo o título se tornou obsoleto, pois é só olhar o mapa e constatar o que é óbvio para nós: Campinas está no leste do Estado de São Paulo. Outro título obsoleto é Cidade das Andorinhas - não há mais andorinhas fazendo revoadas na cidade há muitas décadas. Creio que tenha respondido à sua questão. Abraço, Fasouzafreitas (discussão) 21h37min de 21 de Julho de 2008 (UTC)

Rui Barbosa e o voo das andorinhas: “Era um, e, logo após, são muitos, já vêm surgindo inumeráveis, já parecem infinitos; já se cruzam e recruzam; já se encontram e circulam; já se condensam, escurecem. Era um grupo; e já formam um bando, já vêm crescendo em longas revoadas, já se refervem em enxames, já se estendem numa vasta nuvem agitada. Toldaram o céu, encheram o ar, veem-nos ondeando sobre as cabeças”. Foi assim que Rui Barbosa descreveu o voo das andorinhas de Campinas em uma de suas crônicas. Ele visitou a cidade várias vezes, a primeira delas em 1884, quando ficou hospedado na Fazenda Santa Genebra, do barão Geraldo de Resende.[2]

Ficha técnica[editar código-fonte]

Baseado no artigo sobre Porto Alegre, criei a Ficha Técnica no artigo de Campinas. Entretanto, suas informações estão incompletas. Gostaria de pedir ajuda para completar as definições presentes nela. Obrigado. Fasouzafreitas (discussão) 13h12min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)


Fotos do estádio de futebol[editar código-fonte]

Por que aqui não tem uma foto do Brinco de Ouro, estádio de futebol do Guarani FC? E, além disto, por que na versão inglesa a foto do estádio Brinco de Ouro é horrível? Não existem fotos mais adequadas? Não há condições de mudar ou há algo tendencioso no artigo? comentário não assinado de 200.232.250.164 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Não tem nada de tendencioso. Simplesmente acontece que nenhum bugrino se dignou a tirar uma foto decente do estádio e colocá-la no Commons para uso na Wikipédia. Eu moro em Campinas, não torço para time nenhum e simplesmente não tenho interesse algum em fotografar os estádios da cidade, tanto que a foto do Estádio Moisés Lucarelli também está longe de ser boa, justamente porque o estádio é apenas um dos elementos da foto. Aquela foto distante do Brinco de Ouro inclusive é minha, foi usada sem minha autorização, pois nem tinha o interesse de fotografar o estádio. Aquilo era composição de uma panorâmica que fiz num Fórum de internet chamado Skyscrapercity.
Condições de mudar? Claro que há! Será que não há nenhum torcedor dos dois times que edite aqui na Wiki e saiba levantar fotos no Commons? O primeiro passo para mudar algo é querer isso. Se os torcedores, que dizem amar tanto os seus clubes, não o fazem, isto não é problema meu. Fasouzafreitas (discussão) 22h09min de 7 de julho de 2011 (UTC)

Relevo de Campinas[editar código-fonte]

Creio que a seção "relevo" apresente uma impropriedade. Ali se diz que a região de Campinas se localiza na Depressão Periférica Paulista, quando na verdade, no sentido sudeste-noroeste (algo como Valinhos-Campinas-Paulínia) vê-se claramente que Campinas está na transição de relevo, fazendo parte da Depressão Periférica majoritariamente, mas não completamente. Na página 72 desta fonte diz-se isso: http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/revista_ig/v16nspa10.pdf

Isso contradiz o texto do artigo. Aliás, ali se fala em "região de Campinas", quando o que interessa é a cidade. Região de Campinas seria algo bom para mencionar em Região Metropolitana de Campinas. Mas honestamente não sei como corrigir a redação do trecho de modo a deixar clara essa condição de transição no relevo da cidade. Fasouzafreitas (discussão) 02h15min de 27 de agosto de 2011 (UTC)

Fiz as correções conforme a referência indicada. --HVL (discussão) 11h12min de 27 de agosto de 2011 (UTC)
Ficou bom, eu apenas corrigi as direções - conforme a posição dos mapas de relevo (como este aqui), vê-se que a Depressão Periférica faz um cinturão pouco antes da região central do estado, a oeste de Campinas. Valeu pelo trabalho. Fasouzafreitas (discussão) 11h21min de 27 de agosto de 2011 (UTC)

Imigração alemã[editar código-fonte]

Gostaria de saber porque a imigração alemã não foi citada. Entendo que ela foi muito menor que a portuguesa, espanhola e italiana, porém é de grande contribuição. Além da fundação pela colônia do Colégio Rio Branco (antigo Deutch Schule) em 1863, há na própria wikipedia artigo sobre o colégio e no site www.riobranco.org.br, há personalidades importantes para a cidade na colônia alemã, como as abaixo: César Bierrembach e família, idealizador do CCLA da PUC Campinas, além da família ser pioneira da industrialização da cidade, com Fábrica de Chapéus Bierrembach e Irmãos. Conforme o link http://portalcbn.adtsys.com.br/noticias_interna.php?id=22895 E Antônio von Zuben.

Vc já citou a imigração alemã? Então, vc não citou e todos fizeram como vc! Vá vc no artigo e cite o que vc quer, em vez de ficar vandalizando os artigos. Se continuar escrevendo besteira, será bloqueado. Se quiser contribuir, pode fazê-lo, desde que o faça dentro das regras (não se esqueça de citar fontes fiáveis). BelanidiaMsg 17h30min de 20 de fevereiro de 2013 (UTC)
Feito! Chronus (discussão) 21h42min de 29 de abril de 2013 (UTC)


Link quebrado[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h24min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 2[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h24min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 3[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h24min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 4[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h24min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 5[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h25min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 6[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h25min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 7[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h25min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 8[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h25min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 9[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 17h25min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)

Há duas igrejas: "Santuario Nossa Senhora Desatadora Dos Nos" e Capela Maria Porta do Céu (Nossa Senhora Desatadora dos Nós)

Links:

--Bine77 (discussão) 13h20min de 9 de novembro de 2014 (UTC)

Eu entendo o seu interesse em mencioná-las; todavia, Campinas tem várias dezenas de igrejas católicas, sem contar os templos de outras denominações cristãs e lugares de culto de outras religiões. A menção a elas não cabe de forma detalhada neste artigo, mas caberia num outro artigo, talvez com o título de Religião em Campinas, que pode perfeitamente ser redigido, desde que dentro dos padrões do projeto Wikipédia. No artigo sobre a cidade de Campinas essa menção específica ao Santuário N.S. Desatadora dos Nós não cabe, no máximo uma menção genérica, dado que se trata de um lugar em expansão e em desenvolvimento, relativamente novo na história da cidade, etc. E por fim, Facebook não é referência, mas sim notícias postadas na mídia, a página oficial, etc. Fasouzafreitas (discussão) 09h38min de 10 de novembro de 2014 (UTC)