Discussão:Partido Socialismo e Liberdade/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A parte do texto que descrevia as tendências estava muito mal escrita. Haviam 2 erros importantes que procurei corrigir, além de colocar os links pros artigos do CSOL e SR.

Após citar a APS, entrava o texto q dizia que era uma organização de extrema esquerda, com links em q se dizia que o PSOL era de extrema esquerda. Peço que corrijam e coloquem estes links e o texto no devido lugar, a APS é sem dúvida das partes mais moderadas do partido e jamais poderia ser taxada de extrema-esquerda.

Também havia uma alusão às correntes que possuíam origem no PSTU e eram citadas todas exceto a APS e Enlace. Isto estava errado. Apenas o CSOL saiu do PSTU para ir para o PSOL. O poder popular foi criado pelo MTL (movimento terra trabalho e liberdade) que por sua vez rompeu com o PSTU por volta de 2000 e passou este intervalo enquanto movimento independente. Revolutas e SR não tem relação alguma com o PSTU. Já o MES é racha da CST que por sua vez compunha junto ao atual PSTU, a corrente convergência socialista, dentro do PT por volta de 1990. A parte da convergência que rompeu com o PT fundou o PSTU, a parte que ficou mudou de nome para CST.

Peço desculpas por não editar completamente a parte do debate de esquerdaxextrema-esquerda, mas não sei ainda editar direito isso aqui..

Além disso, a parte que listava as tendências, listava o bloco de centro esquerda. Não sei direito que bloco é esse, mas quando se diz bloco, refere-se a uma aliança de correntes então creio que não deveria estar ali. Já por outro lado, havia a corrente Frente estopim comunista-FEC. Esta corrente me parece uma corrente regional muito pequena, como outras dezenas de correntes regionais. Se olharem o site do partido, na seção tendências, verão que só há as correntes MES, PP, APS, Enlace, CST, CSOL e SR. Acredito que esta deve ser a lista adequada de tendências.


Temos um problema neste artigo. Nele, é afirmado que o partido conquista registro definitivo ainda em 2004. No entanto, uma nota posterior publicada no site do próprio partido diz que ele ainda não consquitou tal status. Quem souber melhor desse detalhe e quiser corrigir o artigo, sinta-se à vontade.

Realmente ainda não haviam concedido tal status ao PSOL. Não sei como edita isso ao certo mas funciona da seguinte maneira: todos os partidos, inclusive o PSOL, PV, PT, P*, estão sujetos à cláusula de barreira (ou desempenho), se não conquistarem 5% dos votos brasileiros, ou determinado número de governos, deputados, etc, perdem o direito a horário gratuito na TV, Fundo Partidário, direito de Bancada. Mais informações na página do TSE.

Sobre a parcialidade de uma parte do Artigo[editar código-fonte]

A parte que fala sobre o crescimento do PSOL(apesar de eu não discordar de conteúdo)acredito que está colocada, no seu conjunto, de forma parcial e Anti-cientifíca. Quanto ao trecho "Também é bastante chamativa a popularidade que o partido vem conquistando entre rupturas anteriormente feitas ao PT, tais como o PSTU e o PCO, que não estão conseguindo ter tamanho crescimento." eu vou alterar por que além de ferir os principios da Wikipedia é ofensivo aos agrupamentos políticos citados. Um dado relevante sobre isso é que os dois partidos citados tiveram crescimento eleitoral expressivo(mais que dobrando de 2000 a 2004) e o PSTU experimentou também um grande crescimento no número de militantes e filiados.

Abraços

Não vejo porque, citando fatos, possa estar posto o texto de forma parcial e "anti-científica". Basta citar a saída de Plínio de Arruda Sampaio e sua corrente do PT. No PSTU e no PCO vem acontecendo a mesma coisa. Muitos militantes tem sido atraidos para o P-Sol. Agora, a minha definição de parcialidade passa por duas coisas: ou o texto cita fatos inverídicos (o que mesmo você não afirma); ou há interpretação indevida. No segundo caso, fico me perguntado qual seria esta interpretação indevida, pois o texto não apresenta NENHUMA interpretação, devida ou indevida. Simplesmente informa que há entrada de militantes de outras correntes de esquerda no P-Sol. Paz e saúde, Campani discusssão 22:13, 8 Janeiro 2006 (UTC)
Complementando: Se você retirou a informação que supunha "parcial", porque mantém a indicação de parcialidade? Vou retirar. Campani discusssão 23:52, 8 Janeiro 2006 (UTC)

Me desculpe por ter mantido o aviso de parcialidade mesmo depois de tirar aquele trecho.... eu tinha deixado um tempo o aviso de parcialidade com o artigo original e depois de editar o artigo eu me esqueci de retirar o aviso. Quanto ao fato de migrações entre partidos isso é fato comum, não é atoa q recentemente alguns companheiros da CST(PSOL) do Rio optaram por entrar no PSTU. Isso não significa que o PSTU ou o PCO não conseguem obter o mesmo crescimento que o PSOL.

Abraços

Se quer classificar alguém como terrorista, cite suas fontes. Blog não é fonte.  Porantim  »  17:30, 2 Outubro 2006 (UTC)

Aqui estão as fontes[editar código-fonte]

Certo, vou colocar todas as fontes na pagina principal.

Cronologia do caso Mattei Fratelli (página em italiano):

http://redazione.romaone.it/4Daction/Web_RubricaNuova?ID=63379&doc=si

Páginas cobrando Justiça para os assassinos dos irmãos Mattei (em italiano) :

http://www.azionegiovani.org/modules.php?name=News&file=article&sid=35

http://www.lisistrata.com/2005politicainterna/002vergognalatitanti.htm

Relato do ataque à casa dos Mattei (em português):

http://www.italiamiga.com.br/noticias/artigos/quello_spaventoso_rogo_di_30_ann.htm

Um dos artigos de Achille Lollo no site oficial do P-Sol:

http://www.psol.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=37&Itemid=27

Ah, voce esqueceu de dizer o que há de errado na parte da derrota nas eleições de 2006.

--201.64.59.117 17:34, 2 Outubro 2006 (UTC)

Pelo que entendi, ele foi condenado por assassinato, não por terrorismo. Além disso, ainda segundo suas fontes, a justiça brasileira também não concorda com vc. O link do site do PSOL não funciona.  Porantim  »  17:40, 2 Outubro 2006 (UTC)

Sobre a definição terrorista[editar código-fonte]

Tirado do artigo terrorista:

"Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida."

Ao fazer uso do assasinato para eliminar seus opositores politicos(ele colocou fogo na casa de um adversario, matando a quase todos que se encontravam lá), Lollo encaixa-se na definição de "terrorismo, sendo que a justiça italiana o considera como tal(farei a menção de que a justiça brasileira não julgou o caso). --201.64.59.117 Roderick Von Kohl 17:41, 2 Outubro 2006 (UTC)

Por essa definição, Bush é terrorista, Ariel Sharon é terrorista... "Ordem estabelecida" é um conceito muuuuito vago, também. A ditadura de Hitler era a ordem estabelecida. A resistência francesa foi, então, terrorista?  Porantim  »  17:45, 2 Outubro 2006 (UTC)
Sugiro que faças um artigo específico sobre o Lollo. Ali cabe todo esse mote de links e tals. Colocado aqui é apenas denuncismo sem fundamento e motivado, obviamente, por divergências pessoais.  Porantim  »  17:48, 2 Outubro 2006 (UTC)
Se voce tivesse lido o artigo terrorismo, voce teria a resposta. Lá diz claramente que "Entende-se, no entanto, que uma dada ordem pública também possa ser terrorista na medida em que faça uso dos mesmos meios, a violência, para atingir seus fins". Então a resposta é sim para as duas primeiras questões. Quanto a resistencia francesa, eles não se encaixam na categoria de terrorista. Ela é categorizada(segundo a convenção de Genebra) como combatentes inimigos. Ah, eu eu já estava escrevendo um artigo sobre o Lollo.--201.64.59.117 Roderick Von Kohl 17:51, 2 Outubro 2006 (UTC)
Então sugiro que faça mesmo o artigo. Quanto à edição neste artigo, seria melhor vc pensar bem no que escrever e como. Sem entrar no mérito se o cara cometeu ou não um ato terrorista a 30 anos atrás, a forma da tua edição não ajuda. Um monte de link socado dentro de um aposto que é maior que a frase, não parece nada convincente. Não entra nessa guerra de edição que isso não leva a nada. []'s.  Porantim  »  18:05, 2 Outubro 2006 (UTC)
Já estou escrevendo o artigo. No entanto considero que seja valido citar que o mesmo é um terrorista politico, já que isso está intrinsicamente ligado a uma das caracteristicas do PSOL, que é a de certas facções dentro do partido acreditarem na luta armada como uma alternativa às eleições. Vou retirar a menção até que o artigo esteja concluído. No entanto lhe peço encarecidamente para que pare de remover a parte sobre a derrota na eleição de 2006 ou que me explique o que há de errado nela, para que eu não volte a cometer o mesmo erro.

--Roderick Von Kohl 18:11, 2 Outubro 2006 (UTC)

Ah, eu lhe peço novamente para que voce me diga o que há de errado na parte da derrota nas eleições de 2006. --201.64.59.117 Roderick Von Kohl 17:45, 2 Outubro 2006 (UTC)

Na sua edição original, vc dizia que ela foi "rechaçada" nas urnas, o que demonstra parcialidade. É óbvio para qualquer analista que os 8% dela são uma vitória inimaginável pra primeira candidatura da HH à presidência em um partido do tamanho desse. O link colocado está no lugar errado também. Deveria ficar na seção "Ligações externas". Toda a seção é meio sem sentido. Vc deveria ter editado a seção "Eleições de 2006", resumindo-a e colocando o resultado dizendo que Lula e Alkmin estão no segundo turno.  Porantim  »  18:21, 2 Outubro 2006 (UTC)
Eu removi o rechaçada exatamente por achar que iria parecer parcial. Porém, ainda acho importante mencionar as informações detalhadas sobre sua participação nas eleições de 2006.

--Roderick Von Kohl 18:29, 2 Outubro 2006 (UTC)

Atualização menor[editar código-fonte]

Sou o 201.64.59.117. Cadastrei-me na wikipédia para poder adicionar imagens ao artigo do Lollo. Vou atualizar as assinaturas neste artigo. --Roderick Von Kohl 17:57, 2 Outubro 2006 (UTC)

Não esqueça de ler a política de imagens da wikipédia e segui-las, ou corre o risco de ter todas as imagens apagadas.  Porantim  »  18:32, 2 Outubro 2006 (UTC)


Sobre o tópico Eleições 2006[editar código-fonte]

Proponho "enxugar" um pouco mais o tópico sobre as Eleições 2006, principalmente na descrição sobre a evolução nas pesquisas, que me parece extensa e um tanto confusa. Considero ainda que o termo "estagnada" - repetido em duas ocasiões - traz uma conotação um tanto negativa, portanto parcial, sugiro termos como "estável" ou "constante".

--Danielzinho 15:03, 3 Outubro 2006 (UTC)

Eu sou contra retirarmos informações do artigo. Especialmente as pesquisas já que elas mostram a progressão da campanha. Quanto ao termo estagnada, me desculpe, mas eu adotei o termo pois foi esse termo que a CNT/sensus e a Datafolha utilizaram nos comentarios das pesquisas.

--Roderick Von Kohl 00:40, 4 Outubro 2006 (UTC)

Ainda sobre acusações e fundamentação[editar código-fonte]

A mesma discussão ocorre em Discussão:Achille Lollo.

 Porantim  »  02:20, 4 Outubro 2006 (UTC)

Mediação de conflitos
Estado: Fechado


Problema[editar código-fonte]

Tal qual o artigo sobre Achille Lollo, insiste-se em afirmar que ele é "terrorista". Tal afirmação é feita sem nenhuma fundamentação. O argumento utilizado pelo editor é que "qualquer um pode ver o arquivo morto sobre o Lollo no escritório da Interpol em São Paulo" (SIC).

Partes envolvidas[editar código-fonte]

Editor que faz a acusação de terrorista:

Editores que já reverteram essa acusação:

Solução Proposta[editar código-fonte]
  • Retirada do termo "terrorista" até que se possa comprovar o fato com fonte fiável.
  • Manter o link dessa fonte nas notas do artigo.

Intelectual??[editar código-fonte]

Calmaê, sou o cara mais de esquerda que se pode ser. Mas falar que Achille Lollo é intelectual??? Que loucura...era melhor tirar o nome dele do artigo, isso sim. Completamente sem sentido, tanto falar que ele é terrorista (visto que é ponto de vista), qto intelectual (visto que ele não é). Deixem o debate restrito ao artigo que fala diretamente sobre ele. Cordialmente Brizolão 15:24, 6 Outubro 2006 (UTC)


Proposta de acordo[editar código-fonte]

Depois de muito debater, acreditamos ser possível um acordo na parte polêmica do texto, retirando os juízos de valor "Intelectual" e "Terrorista". Assim, o texto que era então:

"Foi fundado em 2004, após a expulsão de Heloísa Helena, João Batista, João Fontes e Luciana Genro do Partido dos Trabalhadores. Recebeu apoio de intelectuais socialistas famosos, como do jornalista e ex-deputado Milton Temer, dos sociólogos Francisco de Oliveira e Ricardo Antunes, do intelectual italiano Achille Lollo, dos filósofos Leandro Konder e Paulo Arantes e do cientista político Carlos Nelson Coutinho.

Passaria para:

Foi fundado em 2004, após a expulsão de Heloísa Helena, João Batista, João Fontes e Luciana Genro do Partido dos Trabalhadores. Recebeu apoio de intelectuais e militantes socialistas famosos, como do jornalista e ex-deputado Milton Temer, dos sociólogos Francisco de Oliveira e Ricardo Antunes, do italiano Achille Lollo, dos filósofos Leandro Konder e Paulo Arantes e do cientista político Carlos Nelson Coutinho.

Eu estou de acordo. Peço a opinião de outros membros da comunidade. Brizolão 21:56, 8 Outubro 2006 (UTC)

Por mim, tá OK  Porantim  »  22:06, 8 Outubro 2006 (UTC)

Se houver a menção de que Lollo foi procurado por terrorismo e que ele é visto por muitos italianos como tal, conforme eu propus ao Brizolão em nossas paginas de discussão, então eu concordo. Se isso não ocorrer, então essa "proposta de acordo" não passa da ideia original do Porantim, de esconder e censurar o passado de Lollo.

--Roderick Von Kohl 03:24, 9 Outubro 2006 (UTC)


Roderick, não combinamos que isso será tratado no artigo Achille Lollo? Diríamos lá algo do tipo : muitos na Itália o consideram "terrorista". Falaríamos também, que sua busca se deu como “ASSASSINO POLÍTICO”. Não era isso que você tinha "mais ou menos" aceitado? Só que não pude fazer o texto lá pois aquele artigo está tão ruim que vai demandar um tempo que não tenho para elaborar o novo texto e oferece-lo como acordo, visto que teria que fazer muita pesquisa. Por isso, quero deixar bem claro que não quero esconder coisa alguma. O cara foi condenado por matar duas pessoas e isso vai constar (tem que constar), mas no foro adequado (que é o artigo que fala sobre ele e não o do PSOL) e evitando juízo de valor. Só isso, entendeu?

Brizolão 11:15, 9 Outubro 2006 (UTC)

Entendo sua posição, porem se eu aceitar o acordo do PSOL independentemente do acordo do Lollo, eu corro o risco de aceitar a versão do Porantim para o artigo do PSOL e depois não conseguir nenhuma menção no artigo do Lollo. Na minha visão, o acordo nesse artigo está ligado ao acordo no artigo do Lollo, caso contrario ambos os artigos podem simplesmente "esquecer" os crimes do Lollo.

--Roderick Von Kohl 02:22, 10 Outubro 2006 (UTC)

MEU, QUE BESTEIRA... O QUE O CARA É NÃO DIZ RESPEITO AO PSOL... SERIA O MESMO QUE TENTAR "ROTULAR" CADA UM DOS COLABORADORES DO PSOL. TERIAMOS QUE DIZER, POR EXEMPLO, SOBRE ZIRALDO, "FOI EXILADO, ESCREVEU ISSO E AQUILO...", ORA, DEIXEMOS ESTAS INFORMAÇÕES PARA UM ARTIGO SOBRE O CARA! LÁ É O LUGAR PRA VOCE BRIGAR POR ISSO! AQUI É SÓ CAVALO DE BATALHA!! Lembrando:O PSOL é um partido que poderá conseguir 11º lugar,no dia 03/12/2006,pela pesquisa ele éstá com o 3º na Bahia,e o 7º em Alagoas.O Psol conseguiu um governador:Hilton Coelho,na Bahia(ele conseguiu 68,23% dos votos válidos).Ele foi eleito no 2º turno.


Vai voltar a guerra de edições aqui? Esse Roderick não quer resolver, ele quer é atrapalhar a Wiki!Brizolão 10:05, 5 Dezembro 2006 (UTC)
Eu quero resolver sim. Mas não quero censura de cunho politico na wikipedia. Eu aceitei o seu acordo, porém se não irão cumprir a outra parte, não vejo porque cumprir a minha parte. Voce afirmou que "combinamos que isso será tratado no artigo Achille Lollo? Diríamos lá algo do tipo : muitos na Itália o consideram "terrorista". Falaríamos também, que sua busca se deu como “ASSASSINO POLÍTICO”."
Eu concordo com isso. Assim que desbloquearem o artigo do Lollo e inserirem o que está acima, eu paro de editar o artigo do PSOL.
Faça a sua parte do acordo e eu farei a minha.--Roderick Von Kohl 17:40, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Idealizador do PSOL????[editar código-fonte]

Como de costume, o editor Roderick Von Kohl afirma coisas e não comprova nada. Diz o que "acha" como se isso fosse a verdade. Acredito que, a esta altura, já seja desnecessário apontar os motivos pelos quais devemos citar nossas fontes.

O primeiro "documento" do que se tornaria o PSOL foi intitulado de "Lançamento do Movimento por um Novo Partido". Foi um manifesto onde os integrantes do tal movimento apontavam seus motivos para criar o tal novo partido. Ele foi assinado pelas seguintes pessoas:

  • Heloísa Helena – Senadora
  • Luciana Genro – Deputada Federal
  • Babá – Deputado Federal
  • João Fontes – Deputado Federal
  • Agnaldo Fernandes – Socialismo e Liberdade
  • André Ferrari – SR
  • Carlos Nelson Coutinho
  • Cid Benjamin
  • Démerson Dias
  • Edílson Silva – Pólo Resistência Socialista
  • Elídio Marques – MES
  • Francisco Affonso
  • Henrique Acker – MTL
  • Iranilson Brasil
  • Jadiel Messias dos Santos – SINTRASEF
  • Jefferson Moura – MTL
  • Julieta Maria Buoro
  • Julio Camargo
  • Junia da Silva Gouvêa – Socialismo e Liberdade
  • Leandro Konder
  • Luiz Carlos Lucas
  • Marcelo Badaró
  • Marco Antonio Figueiredo – "Nosso Tempo é Hoje"
  • Maria de Souza Lima
  • Marlene Moreira – ASSIBGE/ SN
  • Martiniano Cavalcante – MTL
  • Miguel Leme – SR
  • Miguel Malheiros – CST
  • Milton Temer
  • Ney Nunes – União Comunista
  • Nilo Sergio Aragão – "Nosso Tempo é Hoje"
  • Pedro Fuentes – MES
  • Reginaldo Schenermann – "Nosso Tempo é Hoje"
  • Robério Paulino – MTL
  • Roberto Leher
  • Roberto Morales – MTP
  • Roberto Robaina – MES
  • Ronaldo Alves
  • Rosangela Alves
  • Sandro Pimentel – MES
  • Silaedson Juninho – CST
  • Tostão – Socialismo e Liberdade
  • Wellington Cabral – CST

Isso pode ser comprovado no site do PSOL: aqui

Se o editor citado acredita MESMO que todos os "idealizadores" do PSOL devem ser listados, então acha que todos os acima devem estar no artigo (note-se o fato de Lollo não estar nessa lista).

 Porantim  »  18:16, 6 Dezembro 2006 (UTC)

= Idealizador não significa fundador[editar código-fonte]

Lollo não é fundador do PSOL, mas é um membro importante do partido e um dos idealizadores da base ideologica do PSOL. Basta ver a quantidade de artigos que ele publica no site do PSOL ou nos jornais das varias correntes internas do PSOL.--Roderick Von Kohl 18:22, 6 Dezembro 2006 (UTC)


Fontes? Não? Nenhuma? Então desconsidero qualquer coisa que esteja escrito acima.  Porantim  »  18:35, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Aqui estão algumas das fontes, prezado editor:
http://www.psolsp.org/?id=548
http://www.psolsp.org/?id=828
--Roderick Von Kohl 18:42, 6 Dezembro 2006 (UTC)
E mais uma que esqueci de inserir acima:
http://www.mra.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=144&Itemid=2
--Roderick Von Kohl 18:45, 6 Dezembro 2006 (UTC)
Também há duas outras fontes caso as de cima não satisfaçam o seu desejo por informações:
http://www.portalpopular.org.br/movimento2004/novo-partido/novo-partido-09.htm
http://br.groups.yahoo.com/group/psolpr/messages/201?viscount=100 (Grupo de discussões do PSOL do Paraná)

OK. Vamos começar a ser sérios. As "fontes" (SIC) que informaste apenas provam que "Achille Lollo é diretor e editor da revista trimestral Crítica Social.". Também explicita o posicionamento político dele (o primeiro link, né? O segundo é assinado por um tal "Grupo Práxis"). Roderick fala muito, esbraveja, ameaça, blá blá blá... Mas tudo no achismo, sem nenhuma fonte. Chega de falácia.
O terceiro link é um texto de Lollo na revista "Marxismo Revolucionário Atual". Isso comprova que o tal escreve nessa revista. O que mais?
O quarto link é 404 - not found. Sem comentários.
O quinto link diz o seguinte: "Desculpe, este grupo está disponível APENAS para os associados. Você não tem permissão para acessar este grupo".
Precisa falar mais alguma coisa?
 Porantim  »  18:59, 6 Dezembro 2006 (UTC)
Porantim, se voce é incapaz de ter o minimo de educação, então não discuta. Já notei que voce ignorará qualquer argumento, não importa quantas fontes eu lhe apontar, então sinto-me livre para não mais discutir com voce. Ponho a questão para que o resto da comunidade avalie e realmente discuta de forma sensata e racional. Agora queira me desculpar, não voltarei a postar nada por aqui pelo resto do dia, pois tenho que terminar de escrever uma resenha sobre o "Visões do Brasil" do Rubens Ricupero.--Roderick Von Kohl 19:06, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Se acreditasse em algum deus, daria graças!

Boa sorte e boa viagem.

 Porantim  »  19:10, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Roderick, já te expliquei 1000 vezes o pq ainda não escrevi o artigo do Lollo. Não tenho tempo. Trabalho e estudo. Porém, vc sabe o que foi acordado, então vai lá e escreve na moral. Vir com esse papo de assassino no artigo do PSOL é que não tem nada haver. Que esse senhor é assassino tudo bem...concordamos, mas isso é assunto do artigo que fala sobre ele. Sem falar que sua atuação como militante de esquerda deve ser destacada...desde sua atuação na Angola como seu apoio por anos ao PT. Agora, se vc não concorda, debata antes de sair editando. A WIKI é democrática sim...mas não é anárquica. Uma pessoa que discorde da comunidade não pode sair por aí editando como bem entender tentando impor seu ponto de vista a comunidade...se discorda, debata primeiro e edite depois.Brizolão 19:24, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Mediação informal[editar código-fonte]

Foi pedida a minha opinião informal há alguns dias atrás pelo usuário Porantim, por eu não ser brasileira. De facto, devo humildemente confessar que não conheço nada sobre os partidos políticos brasileiros. Estive a ler os argumentos dados de parte a parte e até agora só concluí duas coisas:

  • A referência de Achille Lollo no texto como "assassino" é imprópria, quando no contexto estão apenas as profissões dos fundadores; assassino não é profissão (bem ,até pode ser, mas não formal Haha).
  • Parece-me bem documentado que Achille Lollo é um apoiante importante do partido, mas não um dos seus fundadores. Acho que o texto tal como está não induz em erro. Sinceramente, não sei o suficiente para saber se Lollo é um dos apoiantes mais importantes, de modo a que apareça na lista de nomes presente no artigo.

Comentários? PatríciaR discussão 19:51, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Patrícia, prá esclarecer:
Lollo é um quadro médio do Secretariado Unificado da IV Internacional, uma corrente política mundial. Sendo assim, também é um quadro tanto da Democracia Socialista - DS (tendência do Partido dos Trabalhadores quanto do Enlace (Tendência do PSOL). Em Portugal, acredito que o SU faça parte do Bloco de Esquerda através da Associação Política Socialista Revolucionária. Na Suécia são o Socialistiska Partiet
Agora, se realmente ele é um quadro do PSOL, é eminência parda, porque não é dirigente de nenhuma instância do partido.
Independente disso, o problema aqui é o juízo de valor que se está tentando impor ao artigo.
 Porantim  »  20:14, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Concordo que não se pode impor um juízo de valor, como classificar o dito Achille Lollo como assassino neste artigo. Pelo que vejo no artigo sobre o dito Lollo, ele é de facto considerado um assassino, mas esse facto não é absolutamente relevante para um artigo sobre o PSOL.

Alguém acha irrelevante a menção de Lollo no primeiro parágrafo? Os usuários Fabianopires e OS2Warp insistem em retirá-lo, não sei se por também não concordarem, ou se para evitar problemas. Cumprimentos! PatríciaR discussão 09:44, 8 Dezembro 2006 (UTC)

Sobre a menção de Lollo não é nem uma questão de relevância. Acho que é dar crédito demais a ele. A frase diz: "Recebeu apoio de intelectuais socialistas famosos, como...". Lollo não é nem intelectual nem famoso e tenho minhas dúvidas quanto ao "socialista" também...
Esse parágrafo, em verdade, cita um documento feito por intelectuais (em geral, professores universitários) em apoio à existência do PSOL. Lollo não assina esse documento. Logo, acho que o mais coerente é não estar nesse parágrafo.
Se existir alguma fonte que comprove que Lollo é eminência parda do PSOL, tal qual Favre é da Articulação Unidade na Luta (do PT), então acredito que ele deva constar no artigo dizendo exatamente o que disser a fonte. Note-se que Favre não consta no artigo sobre o PT e só é conhecido da população por ter se casado com a ex-prefeita de São Paulo.
Obrigado pela tua ajuda, Patrícia. Alguém mais tem algo a dizer?
Saudações.
 Porantim  »  12:20, 8 Dezembro 2006 (UTC)
Retira-se o nome de Lollo. Não é uma pessoa relevante a este partido.--OS2Warp msg 18:19, 8 Dezembro 2006 (UTC)
Discordo que se retire o nome Achille Lollo desse artigo. Se o senhor Lollo fosse irrelevante não estaríamos debatendo sobre ele a meses. Trata-se de um militante muito importante dentro do movimento de esquerda, com atuação importante em vários países. Seu nome entre os socialistas famosos que apóiam o partido é uma informação correta e não pode ser omitida visto que aí sim cometeremos censura. Sou contra o juízo de valor...seja intelectual ou assassino. Seu nome deve constar mas sem juízo de valor, como manda a Wikipédia.Brizolão 00:20, 9 Dezembro 2006 (UTC)
A importancia de Lollo não provem de cargo no partido, mas do fato de ele ser um militante de esquerda reconhecido internacionalmente e por sua ingerencia na construção dos ideais do PSOL. Sobre ele não ter nenhum cargo executivo no partido, creio que se deve ao fato de estrangeiros não-naturalizados não poderem ocupar cargos decisorios em partidos brasileiros. Como já afirmei antes, não voltarei a categorizar Lollo no artigo do PSOL, sendo assim, não há o porque remove-lo.

--Roderick Von Kohl 01:21, 9 Dezembro 2006 (UTC)

Extrema-esquerda ou Esquerda[editar código-fonte]

Com o intuito de evitar outra edit-war nesse artigo, vim aqui justificar o porque creio que seja correto afirmar que o PSOL é um partido de extrema esquerda, e não apenas Esquerda.

Creio que o motivo basico para justificar o PSOL como partido de extrema esquerda seja o fato de que o PSOL, como é de conhecimento comum, defende a construção do socialismo no Brasil. Creio que isso justifica a caracterização como extrema-esquerda no contexto brasileiro.

Para justificar tal categorização, também vale lembrar que no contexto brasileiro, o PSOL se auto-proclama como "a oposição de esquerda ao governo" e afirma estar a esquerda do PT(que pode ser caracterizado como um partido de esquerda por representar uma "herança" do trabalhismo). Estando o PSOL a esquerda de um partido de esquerda, creio que devemos categorizar o PSOL como partido de extrema-esquerda, para assim evidenciar as diferenças entre essas duas esquerdas.

Atenciosamente,

--Roderick Von Kohl 02:58, 26 Dezembro 2006 (UTC)

Oi de novo, Roderick.
Chegamos novamente ao mesmo problema: a Wikipédia não é lugar para pesquisa inédita. Veja: Wikipedia:Nada de pesquisa inédita. Respeito sua opinião pessoal, mas ela não cabe aqui, infelizmente.
O fato de o PSOL defender o socialismo "no Brasil" não o coloca automaticamente no extremo da esquerda. Várias correntes defendem que o socialismo só é possível mundialmente (notadamente, os trotskystas). Dizer que o PT é de esquerda por causa da "herança" do trabalhismo também é incompleto. A herança comunista do PPS não o impediu de apoiar o neoliberalismo do FHC. Da mesma forma, o fato de Tony Blair participar da Internacional Socialista não muda o fato de que ele apóia a política belicista do Bush.
Por essa lógica, o PT seria de estrema-esquerda, pois já esteve à esquerda do PDT.
E o PCdoB? Em teoria, também defende o socialismo no Brasil, mas integra o governo do PT e o apóia em tudo. O PCdoB é de extrema-esquerda?
O MR-8 (que não é mais o mesmo dos anos 70) diz que defende o socialismo também, mas é controlado pelo Quércia. O Quércia é de extrema-esquerda?
Por definição, o PSOL é um partido de massas. Não porque as "massas" o apóiem, mas por ser uma tentativa de fundar um "Partido Operário Independente" na construção de um "Partido Operário Revolucionário". Só um partido de vanguarda pode ser de extrema-esquerda, nunca um partido de massas.
Além disso, o Enlace (umas das correntes majoritárias do PSOL) é uma outra face da Democracia Socialista (que está dentro do PT). Esta, por sua vez, apesar do discurso inflamado, sempre vota com a corrente majoritária do PT, a Articulação Unidade na Luta (do Lula e do Dirceu).
Bom, é isso. Espero tê-lo feito compreender que essa classificação é furada.
Abraço
 Porantim  »  12:13, 26 Dezembro 2006 (UTC)
Porantim, concordo com muito do que voce falou, no entanto não concordo com a afirmação de que "Só um partido de vanguarda pode ser de extrema-esquerda, nunca um partido de massas". Creio que o PSOL deve ser categorizado como extrema-esqueda por na prática (e não somente no discurso como hoje faz o MR-8, PPS, PCdoB) ter um objetivo revolucionário e visar a construção de um "Partido Operário Independente", o que não é feito por diversos partidos da "esquerda" brasileira, e por isso gera uma profunda diferença entre a esquerda e o PSOL, colocando-o a esquerda das esquerdas tradicionais.
Mais além, creio que dentro do contexto brasileiro, aonde boa parte dos partidos tradicionais de esquerda já abandonaram a defesa do socialismo "no Brasil", porém mantendo boa parte de seu programa de reformas sociais, o PSOL por ainda defender a revolução socialista adota uma posição mais a esquerda que os partidos tradicionais da esquerda brasileira, que hoje tendem a social-democracia ou ao trabalhismo.
Também fiquei curioso por voce ter citado a "lei anti-pesquisa-inédita", já que nada do que eu falei é pesquisa inédita... Espero que compreenda a minha posição.--Roderick Von Kohl 17:21, 26 Dezembro 2006 (UTC)

Social-democracia?[editar código-fonte]

Gostaria de saber do usuario Porantim o porque o P-Sol ser um partido social-democrata e nao ser de extrema-esquerda. Santista1982 14:20, 7 Janeiro 2007 (UTC)

Não sei porque pergunta isso a mim, já que não fui em quem escreveu isso. De qq forma, responda você porque ele é de extrema-esquerda.  Porantim  »  12:07, 8 Janeiro 2007 (UTC)
Voce deveria responder, afinal é voce quem está defendendo esta nova edição em oposição a edição antiga(a qual havia sido escrita depois de longo debate)--Roderick Von Kohl 15:13, 8 Janeiro 2007 (UTC)
Vou citar a mim mesmo nesta mesma página pra ver se sou compreendido: "acho que o melhor é não tentar fazer juízo de valor, ou seja, retirar os adjetivos.".  Porantim  »  17:53, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Guerra de Edições (de novo)[editar código-fonte]

Caros,

Como sempre, uma guerra de edições é iniciada aqui por conta de os editores não citarem suas fontes.

Caro Santista1982, teu comentário "Nao existem intelectuais ou alguem com mais de 20 anos (de cerebro tambem) de esquerda, cite um astronomo de esquerda!" é um juízo de valor que não cabe na pédia. Além disso, o local para discutir é aqui, não no histórico.

O artigo citado como fonte para afirmar que o PSOL é de "extrema" esquerda é opinativo. É uma fonte válida, sim, mas apenas de um lado. Não se pode afirmar que todos o consideram assim a partir de um artigo opinativo.

Caros editores, aprendam a citar suas fontes e a fazer a discussão nos lugares apropriados. Isso evitará muito stress e bloqueios de edição desnecessários.

Um abraço.

 Porantim  »  14:20, 7 Janeiro 2007 (UTC)

Má que catso que tu tá falando?Tu apagou a fonte mermão, cite a fonte onde mostra que o P-Sol não é de extrema-esquerda. Quem começa as guerras de edições é sempre omesmo usuário (tu), aqui nesse artigo com o usuário Kohl, além de ser covarde e pedir sempre para um administrador bloquear a tua versão. Santista1982 14:28, 7 Janeiro 2007 (UTC)
Não vou discutir provocações. Eu não acho que tem que ficar classificando nada aqui. Se quer classificar, cite as fontes. Por mim, tiro todos os adjetivos. Sobre o bloqueio da página, infelizmente é a única forma de fazer você visitar a página de discussão. Sem que se converse é impossível resolver uma disputa.  Porantim  »  14:42, 7 Janeiro 2007 (UTC)
Porantim, achava que a questão da categorização do PSOL como extrema esquerda já havia sido discutida no tópico anterior. A versão conflitante com a de "Extrema Esquerda" é claramente erronea por dois motivos:
1: O PSOL não é um partido que defende a social-democracia, pois o mesmo defende a revolução socialista, a qual é incompativel com a social democracia.
2: O PSOL é critico do eurocomunismo, exatamente por ser de tendencia trotskista e por abrigar diversos criticos do eurocomunismo(como o bloco da APS).
Sendo assim, creio que a edição defendida pelos diversos anonimos(os ips não cadastrados) é erronêa e invalida para a wikipédia.--Roderick Von Kohl 00:15, 8 Janeiro 2007 (UTC)


É seu direito crer no que quiser. Discutir suas "crenças" está fora do escopo desta enciclopédia.
1: Nunca disse isso. De qualquer forma, isso é discutível. O nome do partido que fez a revolução russa de 1917 é Partido Operário Social Democrata Russo. Como disse antes, acho que o melhor é não tentar fazer juízo de valor, ou seja, retirar os adjetivos.
2: O PSOL não é uma tendência, é um partido. Você crê que ele é trostkysta. Prove.
 Porantim  »  12:00, 8 Janeiro 2007 (UTC)
Porantim, se o nome do partido significasse qualquer coisa, o PSDB seria social democrata e o PCdoB seria comunista, e ambos não são nada disso. Quanto ao PSOL ser trostskista, é no minimo má fé sua afirmar que faltam provas, voce como militante de esquerda tem plena noção que o PSOL, em seu estatuto, defende o trotskismo.--Roderick Von Kohl 15:12, 8 Janeiro 2007 (UTC)
Cara, na boa. Se isso está escrito no estatudo do PSOL, encontre a linha e cite: Estatuto do PSOL. Chega de ficar tentando disputar capacidade de argumentação. Isso aqui não é palanque. Você não sabe se eu sou ou não militante de esquerda. O que é uma verdade absoluta para você pode não ser para o resto do mundo. Citar fontes não é opcional.  Porantim  »  17:59, 8 Janeiro 2007 (UTC)
Porantim, sendo sincero, voce já está chegando ao ridiculo. O Santista1982 já citou fontes e tudo que voce disse foi que não se importava com aquela fonte e que não deveria ter adjetivos no artigo. Voce mudou a versão atual do artigo sem sequer citar uma unica fonte em detrimento de uma versão com fonte. Quem está brincando de "disputar capacidade de argumentação" é voce, que sem argumento algum mudou o artigo e pediu a um amigo que bloqueasse o artigo na sua edição.
Nós citamos as nossas fontes, agora voce por favor cite as suas.--Roderick Von Kohl 18:55, 8 Janeiro 2007 (UTC)
Por favor, não utiliza adjetivos para se referir a mim. Vc está mentindo. Se eu disse isso, cite textualmente. Quer que eu cite fontes que provem o que se minha proposta é suprimir (tirar, apagar) os adjetivos? Seja sério.  Porantim  »  19:42, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Eu não sei porque ainda não desisti da Wikipedia, mas caracterizar o P-SOL (ou qualquer das suas tendências) como de Extrema-Esquerda é coisa de tolos. O P_SOL está, ideologicamente, à esquerda do PT - ou mais exatamente, vê-se como tal; mas trata-se de um partido quase que exclusivamente parlamentar, na composição da cúpula e nas suas formas de ação; neste sentido, ao aceitar a legalidade democrático-liberal (a "democracia burguesa", como diria um militante de extrema-esquerda genuína) como seu quadro de ação típico, ele não pode ser tido como de extrema-esquerda.

Achille Lollo[editar código-fonte]

Achille Lollo foi condenado na Italia por assassito. [1] Cometeu crime de terrorismo por assassinar duas pessoas (uma delas uma criança de 8 anos). Se isso não é terrorismo, então nada que um esquerdista faça é terrorismo.


Reproduzo a seguir um dos trechos da matéria:

Achille Lollo é italiano. Em 1973, seu país vivia os Anos de Chumbo e ele militava no Partido Operário. Num episódio que chocou a Itália, Lollo e dois companheiros de partido jogaram 5 litros de gasolina por baixo das entradas do pequeno apartamento onde Mario Mattei, sua mulher e seus seis filhos moravam na rua Bibbiena, no bairro operário de Primavalle em Roma. E atearam fogo. Mattei trabalhava como gari e era secretario da seção do MSI (Movimento Social Italiano, de direita) no bairro. O casal conseguiu escapar, junto com quatro filhos. Mas Virgilio, de oito anos, não conseguiu sair de seu quarto. Seu irmão Stefano, 14 anos mais velho, tentou salvá-lo. Ambos morreram queimados.

O Supremo Tribunal Brasileiro negou pedido de extradição por unanimidade:

http://www.stf.gov.br/processos/processo.asp?PROCESSO=581&CLASSE=Ext&ORIGEM=AP&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M

Infelizmente parece que o STF mudou a política. Agora não divulgam mais o acórdão na internet (algo que acrescenta muita transparência às decisôes do STF sem dúvida). Porém a alegação apresentada era a de que Lollo cometeu "crime político" e por isso não poderia ser extraditado já que o Brasil não possui acordos de extradição para crimes políticos com a Itália. O conceito de "terrorismo" no Brasil foi muito relativizado para camuflar o envolvimento de políticos renomados com o terrorismo em outras épocas do Brasil e mesmo atualmente. Para o governo brasileiro, por exemplo, as Farc não são terroristas. Mas o governo colombiano é. O governo colombiano comete "terrorismo de estado" contra as Farc. Esse é um conceito distorcido aplicado aqui no Brasil que não reflete a realidade dos fatos.

O artigo pode receber uma marca de "parcial" a qualquer momento por citar apenas fontes de esquerda. Do jeito que está é uma mera propaganda cuja intenção é esconder para debaixo do tapete as coisas que a esquerda não deseja divulgar sobre o partido.

Eu nao entendo por que tem pessoas que ao inves de ajudar apenas pertubam aqui na pagina de discursao, acha que esta tendencioso traga uma nova informaçao ainda nao contida ai, nao sou de esquerda, e vou tentar ajudar o artigo, mais se voce quer ajudar de verdade entao edite, traga novas fontes, e ASSINE SEU COMENTARIO, por que as pessoas tem medo de assinar? Yandeara (discussão) 19h18min de 11 de Junho de 2008 (UTC)

Proselitismo[editar código-fonte]

O artigo está carregado de opiniões pessoais sem o menor embasamento. Precisa de mais informação e menos opinião.

Resposta sobre registro[editar código-fonte]

Realmente, a informação sobre o registro está equivocada, vou corrigir. Em 2004, iniciou-se o processo de legalização do partido, mas o registro definitivo só foi conferido em 15 de setembro de 2005, como mostra a notícia no site do TSE. http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=13925. Sobre a cláusula de barreira, ela foi derrubada pelo TSE, por considerá-la inconstitucional, ferindo o direito de representação das minorias.

--Alexandre Campbell (discussão) 03h58min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Ligações externas[editar código-fonte]

ligações externas deveria estar dividido em

págians do partido: PSOL PSOL SP PSOL RJ etc

Correntes e tendências

Enlace FEC APS etc

Mandatos

Ivan Valente Marcela Moreira etc

Fundação Lauro Campos

acham que isso ficaria muito pesado?o comentário precedente não foi assinado por Sidcerveja (discussão • contrib.) Gunnex msg contrib 20h25min de 7 de Abril de 2008 (UTC)

Sim, porque a Wikipedia não é um diretório de links. Ver também WP:LINKS. --Gunnex msg contrib 20h25min de 7 de Abril de 2008 (UTC)

Mudanças Regressivas do PT[editar código-fonte]

Para o P-SOL o PT Regrediu, mais para os membros do PT a ele progrediu, ninguem pode dizer se ele foi pra frente ou pra trás, e isso nao interessa para uma enciclopedia entao por favor parem de colocar expressoes desse tipo, e melhor colocar SUPOSTA mudança, ja que para alguns o PT nunca mudou (discordancias sao opinioes pessoais). ok? Yandeara (discussão) 19h26min de 11 de Junho de 2008 (UTC)

Para alguns o PT nunca mudou? Estou com preguiça, mas qualquer um que se dê ao trabalho de buscar documentos públicos dos congressos do partido dos anos 80 aos atuais verá claramente as mudanças. Se mudou para melhor ou pior é juizo de valor, mas que ele mudou, mudou sim, e é inegável.


A direção nacional do PSol está vivendo um racha em função da disputa interna em torno da definição da sua candidatura presidencial e também envolve o domínio do sítio do partido. (Isso têm importância, além da questão política em si, porque o link do artigo aponta para página do Partido)

www.psol.org.br x www.psol-nacional.com.br

Tem também um blog que explica isso:

http://euqueromeupsoldevolta.blogspot.com/

Outros documentos tratando do "racha":

Nota do Diretório Nacional do PSOL à militância partidária (01 de abril de 2010) http://psolsp.org.br/?p=5231#more-5231

Chico Alencar responde “Nota de Esclarecimento” (31 de março de 2010) http://pliniopresidente.com/2010/03/chico-alencar-responde-nota-de-esclarecimento-e-pede-participacao-de-todos-nos-foruns-do-partido/

Nota ao Partido Socialismo e Liberdade (provavelmente 26 ou 27 de março de 2010) http://euqueromeupsoldevolta.blogspot.com/2010/03/agora-so-falta-pedir-o-resgate.html

Em defesa da democracia no PSOL (26 de março de 2010) http://euqueromeupsoldevolta.blogspot.com/2010/03/em-defesa-da-democracia-no-psol.html

Campanhas de Plínio e Babá se manifestam sobre a revista “PSOL 50 em debate” (16 de março de 2010) http://pliniopresidente.com/2010/03/campanhas-de-plinio-e-baba-se-manifestam-sobre-a-revista-psol-50-em-debate/


11/04/2010 Plínio de Arruda Sampaio foi escolhido por unanimidade dos presentes à 3a. Conferência Nacional Eleitoral do PSol, realizada em 10/04/2010, como candidato do Partido à Presidência da República. O problema é que os apoiadores de Martiniano Cavalcante, ligados à Presidente do PSol, Heloísa Helena, não compareceram ao evento, talvez no intuito de não legitimá-lo, o que pode prolongar a disputa interna ou consolidar o racha após a eleição. http://psolsp.org.br/?p=5339


12/04/2010 Como suposto, a outra "banda" de delegados se reuniu em evento paralelo e contesta a supressão das delegações de alguns estados e o próprio resultado da Conferência. http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/971764.html

O sítio "provisório" ( www.psol-nacional.com.br ) voltou ao ar, enquanto o sítio oficial permanece inalterado (desatualizado) www.psol.org.br

Apareceu a "Declaração da maioria dos delegados eleitos a III Conferência Eleitoral do PSOL" http://martiniano.net.br/blog/?p=143

Foto legenda do Partido[editar código-fonte]

Todos os artigos sobre partidos politicos na Wikipedia tem no minimo uma foto-legenda da sigla. No entanto,não há uma sequer na do PSOL. O que deixa o artigo pobre de imagens. Como podemos resolver?

Fotos no decorrer do artigo[editar código-fonte]

No decorrer do artigo não há nenhuma foto... Acho que poderia ter pelo menos uma foto por tópico? O que acham caríssimos?

Bem lembrado meu caro editor acima. Só que acho que também seria interessante colocarmos fotos dos parlamentares fundadores do partido, ou seja, os que estavam filiados em 15 de setembro de 2005, quando a legenda recebeu o registro definitivo. Outra sugestão é que no tópico atuação tenha uma foto da atual bancada do partido em Brasília. Alguma em que estejam todos reunidos como sei lá, a do ato pelo salário minino de R$ 800, 00 não sei... O que vocês acham?

Wikibiografia de Randolfe Rodrigues em perigo[editar código-fonte]

caríssimos editores que cooperam para uma wikipédia credibilizável. Existe um editor chamado Chicocvenancio que deu agora para apagar os artigos que tem a ver com o psol. um grande exemplo é a biografia do senador Randolfe. Este editor apagou mais de 50% do artigo sobre o parlamentar psolista. Fiquemos atentos. Já aviamos percebido editores que entram na Wikipedia para disqualificá-la. Não discutiu nada e saiu logo apagando tudo. Atitudes como as deste editor discredibilizam a wikipedia. Tomemos cuidado!

Muito estranho mesmo. Ele fez o mesmo no artigo sobre Heloisa Helena...

A Esquerda Que Toda a Direita Adora[editar código-fonte]

Excluindo o Dr. Plinio de Arruda Sampaio, que tem como norte a lucidez em suas críticas a esquerda atual, mesmo as que entranham o seu partido PSOL, os demais membros (todos sem exceção) são os "quindins de iáiá" da direita separatista.

Parabéns PSOL, vocês são o espólio dos béns da UDN.

Favor tentar manter o formato de enciclopedia proposto para a wikipédia e respeitar a imparcialidade[editar código-fonte]

Sou filiado ao partido, mas acho extremamente importante mantermos o formato proposto para este meio e tentar evitar colocações de maneira informal como esta "o mestre da MPB Chico Buarque de Holanda" colocada por um membro sem cadastro ou deslogado sobre o IP 201.18.153.131

Artigo pobre de imagens[editar código-fonte]

O artigo tem pouquíssimas imagens. Convenhamos que deveríam haver pelo menos uma em cada tópico. Obrigada

o censurador voltou...[editar código-fonte]

Adivinhem quem censurou partes relevantes do artigo novamente, caríssimos editores... É isso mesmo, ele voltou...

Cuidado editores, o censurador está de volta!

Esse cara é chato demais ein!!!!! Hoje ele começou a perturbar foi cedo...

Autofagia partidária[editar código-fonte]

A ambição de todo partido político, em tese, é chegar ao poder. Mas no PSOL, nem sempre a tese vale. O partido, que nasceu de uma dissidência do PT, havia conseguido em 2010 eleger pela primeira vez um senador, Randolfe Rodrigues (AP). Neste ano, enfim, alcançou sua primeira prefeitura de capital, com Clécio Luís, em Macapá (AP). Mas neste fim de semana o diretório nacional da legenda se reunirá em São Paulo para votar um pedido de expulsão de ambos, por causa do apoio parcial / não oficial que receberam no segundo turno da eleição municipal de partidos compreendidos fora do arco de alianças partidárias .

"partidos compreendidos fora do arco de alianças partidárias". Dê o nome aos bois, compadre. DEM-PSDB-PTB, a extrema direita do país embarcando no projeto socialista ou a acomodação de setores do PSOL no colo da direita para ganhar uma prefeitura de capital: Randolfe e Clécio se demonstraram serem irrelevantes para a luta socialista e para a luta de classes,já que até a direita mais conservadora do país não se incomoda de dar-lhes o controle do governo em Macapá, sabendo que terão eles sob rédea curta e seus interesses preservados.

O artigo apresentado como fonte não parece ter, na realidade, qualquer referência a Gramsci--MiguelMadeira (discussão) 17h22min de 7 de dezembro de 2012 (UTC)

Isso não representa motivo para voce apagar o que está escrito.

Ok, reconheço que provavelmente tem razão e que "hiper-reagi" (deveria ter posto apenas um "carece de fontes")--MiguelMadeira (discussão) 01h19min de 11 de dezembro de 2012 (UTC)

Falta acrescentar essas duas definições que representam os conceitos do partido.

wikiamigos algum engraçadinho colocou uma fotolegenda que nada condiz ao conteudo do artigo. No mais, tudo certo. abraços ! comentário não assinado de 177.13.67.79 (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 23h37min de 17 de fevereiro de 2016 (UTC) (UTC)

Qual legenda? Chronus (discussão) 23h37min de 17 de fevereiro de 2016 (UTC)

"Mandatos" está desformatado[editar código-fonte]

o tópico sobre os mandatos politicos do partido, ficou desformatado após algum usuário remover os mandatos do executivo. Neste caso, remove-se porém formata-se.

A Nova Esquerda reformulou o conceito original de matiz trabalhista das esquerdas, para um conceito liberal de "defesa das minorias e liberdades individuais". A troca do verniz soviético, pelo estadounidense. Não tem nada a ver com extrema esquerda ou com os movimentos tradicionais da classe trabalhadora. youtube.com/watch?v=wJoiZY2EdgE comentário não assinado de 201.92.204.127 (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 19h45min de 5 de abril de 2016 (UTC) (UTC)

Com licença, é impressão minha ou vocês excluíram a Luiza Erundina do painel de candidatos no artigo sobre as eleições municipais de São Paulo em 2016 ? Ela não é mais candidata ? --Alberich de Alioth (discussão) 12h53min de 24 de junho de 2016 (UTC)

Foto do candidato eleito em 2012 em Macapá[editar código-fonte]

Boa tarde. Cadê a foto do candidato que saiu vitorioso no pleito de 2012 em Macapá? --Alberich de Alioth (discussão) 05h25min de 25 de junho de 2016 (UTC)

Presidente Nacional do Partido[editar código-fonte]

No artigo da wikipédia, consta erroneamente que o presidente do partido é um fulano lá, não sei quem é. De acordo com o link do G1: (http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/12/psol-escolhe-randolfe-rodrigues-para-disputar-eleicoes-presidencias.html) não restam duvidas de que o presidente da legenda é o professor da Unb, Luiz Araújo. Não consegui realizar a edição. Grato.