Eiji Aonuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eiji Aonuma
青沼 英二
Nome completo Eiji Onozuka (小野塚 英二?)
Nascimento 16 de março de 1963 (56 anos)
Nagano,  Japão
Alma mater Universidade de Artes de Tóquio
Ocupação Projetista, diretor e produtor de jogos eletrônicos
Período de atividade 1988–presente
Empregador Nintendo

Eiji Aonuma (青沼 英二, Aonuma Eiji?, 16 de março de 1963), nascido como Eiji Onozuka (小野塚 英二, Onozuka Eiji?), é um projetista, diretor e produtor japonês de jogos eletrônicos que trabalha para a Nintendo, sendo mais conhecido por suas várias contribuições para a franquia The Legend of Zelda.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aonuma frequentou a Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio, onde se formou em design, trabalhando em figuras mecânicas em movimento. Ele se formou em 1988.

Depois de se formar, ele fez uma entrevista de emprego na Nintendo. Aonuma conheceu Shigeru Miyamoto durante a entrevista e mostrou amostras de de seu trabalho na faculdade. Quando ele conseguiu um emprego na Nintendo, no entanto, ele nunca havia jogado um videogame antes, pois cresceu sem videogame quando criança. Ele perguntou sobre video games para sua namorada, e ela apresentou-o a dois jogos Yuji Horii, Dragon Quest (1986) do Famicom e o Portopia Serial Murder Case (1983) do PC-8801, que foram os primeiros jogos de video game que ele jogou. Seus primeiros projetos envolveram design gráfico, criando sprites para os jogos do Nintendo Entertainment System, como o NES Open Tournament Golf de 1991. Aonuma foi diretor de desenvolvimento em Marvelous 1996: Mouhitotsu no Takarajim para o Super Nintendo Entertainment System.

Em um ato que Aonuma atribui à sua posição na equipe Marvelous, Miyamoto recrutou Aonuma para se juntar à equipe de desenvolvimento da série Zelda. Ele passou vários anos como um dos principais designers da série The Legend of Zelda: The Legend of Zelda: Ocarina of Time e sua sequência Majora's Mask, ambos para o Nintendo 64; e The Wind Waker, o primeiro jogo Zelda para o GameCube. Depois do The Wind Waker, Aonuma pensou em mudar para outros projetos, mas foi convencido por Shigeru Miyamoto a continuar com a série Zelda. Ele então liderou a produção de The Legend of Zelda: Twilight Princess, o segundo grande jogo Zelda lançado para o GameCube e um jogo de lançamento para o Wii. Em seguida, ele produziu uma sequência de The Wind Waker para o Nintendo DS, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, seguido por outro título do Nintendo DS, The Legend of Zelda: Spirit Tracks. Ele também produziu Link's Crossbow Training e The Legend of Zelda: Skyward Sword para o Wii, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds para o Nintendo 3DS, e The Legend of Zelda: Breath of the Wild para o Nintendo Switch e Wii U. Em novembro de 2016, a Aonuma recebeu o Lifetime Achievement Award no Golden Joystick Awards. Além de produzir jogos Zelda, Aonuma toca percussão como membro de uma banda de metais que ele fundou com outros cinco em 1995, conhecido como The Wind Wakers, em homenagem ao jogo de mesmo nome. A banda é composta por mais de 70 funcionários da Nintendo que realizam quatro concertos por ano.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Ano Título Crédito
1991 NES Open Tournament Golf Projetista de sprite
1996 BS Super Mario USA Power Challenge Projetista gráfico
Marvelous: Mōhitotsu no Takarajima Diretor
1998 The Legend of Zelda: Ocarina of Time Projetista
2000 The Legend of Zelda: Majora's Mask Diretor
2002 The Legend of Zelda: The Wind Waker
2004 The Legend of Zelda: The Minish Cap Supervisor
The Legend of Zelda: Four Swords Adventures Produtor
2006 The Legend of Zelda: Twilight Princess Diretor
2007 Link's Crossbow Training Produtor
The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
2009 The Legend of Zelda: Spirit Tracks
2011 The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
The Legend of Zelda: Skyward Sword
2013 The Legend of Zelda: The Wind Waker HD
The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
2014 Hyrule Warriors Supervisor
2015 The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D Produtor
The Legend of Zelda: Tri Force Heroes
2016 The Legend of Zelda: Twilight Princess HD
2017 The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Referências

  1. Jaime Ninice (1 de Janeiro de 2013). «Developers: Eiji Aonuma». Consultado em 29 de Janeiro de 2013 
  2. «GDC 2004: The History of Zelda» (em inglês). 25 de Março de 2004. Consultado em 29 de Janeiro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.