Era Quark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cosmologia
WMAP 2008.png
Universo · Big Bang
Idade do universo
Cronologia do Universo
Portal da Cosmologia


Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Em Cosmologia a era quark foi o período na evolução do universo, em seus estágio inicial, quando as interações das forças fundamentais: gravitacional, eletromagnética, força nuclear forte e a força nuclear fraca tomaram suas formas atuais, mas a temperatura do universo ainda era muito alta para permitir que os quarks se unissem para formar os hádrons.

A era quark começou aproximadamente 10-12 segundo após o Big Bang, quando a era anterior, a era eletrofraca, terminou, assim que as interações eletrofracas se separaram em força fraca e eletromagnética.

Durante a era quark o universo estava preenchido com plasma de quarks-glúons quente e denso, contendo quarks, leptons e suas antipartículas. As colisões entre partículas tinham energia suficiente para permitir a combinação dos quarks em mésons ou bárions.

A era quark se findou quando o universo tinha por volta de 10-6 segundo de idade, quando a energia média na interação entre partículas caiu abaixo da energia de ligação dos hádrons. O período seguinte, quando os quarks se tornaram confinados em hádrons, é conhecido como era hádron.

Referências[editar | editar código-fonte]