Saltar para o conteúdo

Indianópolis (bairro de São Paulo): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m pequena correção
bairros limitrofes
Linha 16: Linha 16:
| subprefeitura = [[Subprefeitura da Vila Mariana|Vila Mariana]]
| subprefeitura = [[Subprefeitura da Vila Mariana|Vila Mariana]]
| região_administrativa = [[Zona Centro-Sul de São Paulo|Centro-Sul]]
| região_administrativa = [[Zona Centro-Sul de São Paulo|Centro-Sul]]
|Limites=Jardim Lusitânia,Ibirapuera,Planalto Paulista,Vila Clementino,Jardim Novo Mundo}}
}}
'''Indianópolis''' é um [[bairro nobre]] [[São Paulo (cidade)|paulistano]], da zona sul da cidade, localizado nos distritos de [[Moema (distrito de São Paulo)|Moema]] e [[Saúde (distrito de São Paulo)|Saúde]].
'''Indianópolis''' é um [[bairro nobre]] [[São Paulo (cidade)|paulistano]], da zona sul da cidade, localizado nos distritos de [[Moema (distrito de São Paulo)|Moema]] e [[Saúde (distrito de São Paulo)|Saúde]].



Revisão das 23h50min de 5 de julho de 2017

Indianópolis
Bairro de São Paulo
Fundação 25 de janeiro de 1936 (88 anos)
Estilo arquitetônico predominante Pós-Moderna
Imigração predominante Estados Unidos
Zona de valor do CRECI Zona B
Distrito Moema / Saúde
Subprefeitura Vila Mariana
Região Administrativa Centro-Sul
Mapa

Indianópolis é um bairro nobre paulistano, da zona sul da cidade, localizado nos distritos de Moema e Saúde.

História

O bairro surgiu na década de 1930, seguindo o mesmo padrão de outros bairros nobres da capital paulista, como o Jardim América, Planalto Paulista, Moema, Vila Mascote, Alto de Pinheiros e Jardim Prudência, localizados na região de Moema a São Judas.[1].

De 1944 a 1986, constituiu um subdistrito da Capital paulista, desmembrado da Vila Mariana, sua porção sudeste gerou o bairro de Planalto Paulista, incorporado ao distrito da Saúde e a leste formou-se o bairro de Moema. Localiza-se basicamente nas cercanias da Avenida Moreira Guimarães e Avenida Rubem Berta, as quais referem-se erroneamente como "23 de Maio". Situa-se próximo aos bairros de Planalto Paulista, Campo Belo, Brooklin , Vila Guarani, Saúde, Moema e Jabaquara.

Indianópolis ainda compartilha ruas e avenidas com bairros vizinhos, como o caso das Avenidas Jandira, Jurema, Aratãs, Iraí, Moaci, Miruna, Imarés e Jamaris (Moema/Planalto Paulista) e as Avenidas Itacira, Piassanguaba e Ceci até altura do número 600, onde se inicia o bairro de Planalto Paulista.

Avenida Indianópolis

Esta Avenida foi aberta em 1913 e 1915 pela Cia. Territorial Paulista, primeiramente a Avenida tinha o nome de Avenida Araci em forma de homenagem a filha do diretor da Cia. Territorial Paulista, porém no dia 18 de Agosto de 1933 por conta do Artigo nº505 o nome foi mudado para Avenida Indianópolis.[2]

O Engenheiro Francisco Arens Júnior (Diretor da Cia. Territorial Paulista) era uma pessoa que apreciava muito nomes indígenas e de aves, que acabaram se tornando nomes de algumas ruas presentes na região da Indianópolis. Outro fato em relação a origem do nome da Avenida é que o engenheiro Francisco estudou em uma universidade nos EUA e quis fazer mais uma homenagem á cidade de Indianápolis que é a capital da cidade de Indiana, e ainda quis abranger ainda mais este nome passando para o bairro e para ruas, entretanto o nome foi grafado como "Indianópolis" e não como "Indianápolis" como queria o Sr. Francisco, e assim permanece até os dias atuais.[3]

Atualmente

Em Indianópolis ainda localiza-se a Cruz Vermelha de São Paulo, Clube Sírio Libanês, Hospital dos Defeitos da Face, Praça Lions Club Indianópolis, Praça Lucinha Mendonça e Praça Mari Chaddad Marrac.[4]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Encanador Indianópolis». www.encanador-profissional.com.br. Consultado em 30 de abril de 2017 
  2. «Avenida Indianópolis | São Paulo Bairros». www.spbairros.com.br. Consultado em 1 de maio de 2017 
  3. «Metrô News 15/10/2012». issuu (em inglês) 
  4. «Encanador Indianópolis». www.encanador-profissional.com.br. Consultado em 30 de abril de 2017