Saltar para o conteúdo

Xis (cantor): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
atualização de foto e infos artísticas
Linha 1: Linha 1:
[[
<gallery>
Ficheiro:IvanShupikov3.jpg|alt=Xis aponta o dedo indicador para a mente
</gallery>
]]
[[Ficheiro:Xis+IvanShupikov.jpg|Xis]]
[[Ficheiro:Xis+IvanShupikov.jpg|Xis]]
{{Info/Música/artista
{{Info/Música/artista

Revisão das 03h58min de 2 de junho de 2022

[[

]] Xis

Xis
Informação geral
Nome completo Marcelo Santos
Também conhecido(a) como MC Celo San, Under, X-Ato, Preto Bomba, Apelidado Xis, Rapper Xis
Nascimento 24 de novembro de 1972 (51 anos)
Local de nascimento São Paulo
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) Rap, Hip Hop, Samba
Instrumento(s) Vocal, Toca disco
Período em atividade 1988-presente
Outras ocupações VJ, Radialista, Gestor Público
Gravadora(s) Manos da Música, 4P Discos
Não confundir com o rapper brasiliense X.

Marcelo Santos, mais conhecido pelo nome artístico Xis (São Paulo, 24 de novembro de 1972), é um rapper brasileiro.

Biografia

Nascido na Vila Formosa e criado em Itaquera, bairros da zona leste da capital paulista. Xis subiu ao palco pela primeira vez em 1988, no FEMUCA, Festival de Música do Castelo, colégio que estudava. Em 1989 entrou para o grupo de rap DMN, permanecendo tocando com o grupo até 1996. Com o DMN participou da lendária coletânea Consciência Black volume 2, disco lançado pela gravadora e equipe de baile Zimbabwe em 1992. Compôs e produziu o disco Cada Vez Mais Preto em 1994 no estúdio do DJ Cuca em São Paulo. Na juventude Xis foi Agente Cultural no GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra, onde atuou na formação do Projeto Rapper's, desenvolvendo atividades como a Revista Pode Crê, a primeira revista de Hip Hop do Brasil.

Xis seguiu em carreira solo no ano de 1997, após gravar o single De Esquina com produção musical do DJ Hum. Em 1999, lançou Seja Como For[1], seu primeiro disco solo pela 4P, sua gravadora em parceria com o DJ KL Jay. O álbum é um dos clássicos do rap brasileiro. Tendo seu sucesso impulsionado pela música Us Mano e As Mina[2], que rendeu a Xis o prêmio de "Melhor Videoclipe de Rap" no Video Music Brasil da MTV Brasil em 2000. No ano de 2019 foi lançado pela gravadora Loop Play Discos, o vinil comemorativo de 20 anos do Seja Como For, álbum duplo remasterizado com encarte de 16 folhas. O lançamento contou com show ao vivo no Festival Batuque[3] no Sesc Santo André, com Xis cantando todas as faixas na íntegra, e participação do rapper Thaíde.

Em 2001 lançou seu segundo álbum solo, Fortificando a Desobediência[4] pela Warner Music. O disco rendeu mais um prêmio como "Melhor Videoclipe de Rap" no Video Music Brasil da MTV, desta vez com a música Chapa o Coco. Fortificando a Desobediência teve a produção executiva de Tom Capone e foi gravado nos Estúdios Toca do Bandido (Rio de Janeiro), Dr DD (São Paulo), YB (São Paulo) Eco Som (Rio de Janeiro) e no estúdio do músico Pablo Milanés na cidade de Havana em Cuba. O disco inclui as canções Sonho Meu, Tudo Por Você Também e Pá Doido Pirar. A faixa que dá titulo ao disco conta com a participação dos raperos cubanos Telmary, Papo Record, MC White e Primeira Base.

Xis foi o primeiro rapper brasileiro a se apresentar em Cuba em 2001 no Festival Habana Hip Hop. Tocou em Nova Iorque (EUA), Barcelona na (Espanha) no Festival Brasil no Ar, fez deejay set em Lyon na (França) e tocou em todos os estados brasileiros.

Foi idealizador de vários eventos relacionados a Cultura Hip Hop, entre eles o campeonato HIP HOP DJ[5], o Festival Agosto Negro e a Liga dos MC’s SP x RJ no Sesc Pompéia.

Colecionador de discos e pesquisador musical, Xis trabalhou como vendedor de discos na loja Discomania na Galeria 24 de Maio. Loja clássica de Hip Hop e Dance Music dos anos 90 no Brasil. Trabalhou também na rede Planet Music e no Ática Shopping / Fenac Pinheiros no Jardim Sul e Tatuapé, sempre como vendedor de discos.

Na TV participou da segunda edição da Casa dos Artistas[6], em 2002. Apresentou o programa jovem Blog 21[7] no Canal 21 ao lado do humorista Felipe Xavier e Paola de Orleans e Bragança. Entrevistou Elza Soares, Paulo Cesar Pereio, Trio Virgulino, Sandro Dias, José Mojica e mais de uma centena de personalidades para o programa de entrevistas Combo Fala + Joga pela Play TV[8], em 2008 e foi VJ na Mix TV apresentando o programa Hip Hop Mix[9].

Estreiou no Rádio e 2002 produzindo e apresentando o programa GET UP na Jovem Pan FM para todo o Brasil. Em 2004 o programa migrou para a antiga Radio Sucesso 96,9[10]. De 2005 até 2013 apresentou o programa Hip Hop Mix[11] na Rede Mix FM de Radio.

Em 2019, Xis for nomeado o novo assessor de Hip Hop[12] da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Como gestor de Hip Hop na Secretaria Municipal de Cultura de SP foi responsável pela realização de mais de 3 mil atividades.

Xis lançou em novembro de 2020 o disco Arquivo Xis, seu terceiro disco solo com músicas inéditas produzidas por KL Jay, DJ RM, Grandmaster Duda, Mr Parmi e Plinio Profeta. Destaque para A Voz Da Periferia com sample de O Guarani de Carlos Gomes; Quero Você Aqui, Entre o Amor e o Ódio e Na Ponta Da Agulha com scrath's do multicampeão DJ Erick Jay.

Durante o ano pandêmico Xis fez muitas participações e lançou diversos singles. Com o DJ EB lançou a jazzy Flow MD dedicada a Miles Davis, o dubstep Ruas contou com a participação de Iggor Cavalera, Quero Uma Festa Funk ao lado do seu parceiro Kuryña G Funk e do DJ Chernobyl, a versão original do rap love Vem Comigo, trilha do curta metragem Distraída pra Morte, Eu Viajei No Meu Rádio com Radiola Santa Rosa, e o single 4P Dinovo com seu velho parceiro de DMN, Eli Efi.

Discografia

Prêmios

  • 2000 - "Melhor Videoclipe de Rap" VMB MTV Brasil (Us Mano e As Mina).
  • 2000 - "Melhor Grupo de Rap" Prêmio Porte Ilegal.
  • 2002 - "Melhor Videoclipe de Rap" VMB MTV Brasil (Chapa o Coco).
  • 2003 - "Mellhor Rap Nacional" DJ Sound 2003.
  • 2008 - "Melhor Disco Independente" Prêmio Dinamite (Xistape Volume 1).

Referências


Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Xis (cantor)
Ano Título Gravadora
1992 Consciência Black Volume 2 Zimbabwe
1994 Cada Vez Mais Preto Zimbabwe
1997 De Esquina / Só Por Você 4P Discos
1999 Seja Como For 4P Discos
2001 Fortificando a Desobediência WEA Music
2001 Xis apresenta Hip Hop SP Xapaê / 4P Discos
2008 Xistape Volume 1 Manos Da Música
2015 Xistape Volume 2 Manos Da Música
2020 Arquivo Xis 4P Discos / Manos Da Música
2021 Ruas Manos da Música
2021 Us Mano e as MIna - Remixes Manos da Música
2021 Flow MD Selo Vitrini
2021 Vem Comigo - Tema para Dedé Manos da Música
2021 Quero Uma Festa Funk Manos da Música
2021 Dinheiro Manos da Música
2021 4P Dinovo KL Música
2021 Eu Viajei no Meu Rádio Radiola Santa Rosa / Manos da Música