Tom Capone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tom Capone
Nascimento 1 de janeiro de 1966
Brasília
Morte 2 de setembro de 2004
Los Angeles
Cidadania Brasil
Ocupação produtor musical, compositor
Causa da morte acidente rodoviário

Tom Capone, como era conhecido Luís Antônio Ferreira Gonçalves (Brasília, 27 de dezembro de 1966Los Angeles, 2 de setembro de 2004), foi um produtor musical brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tom Capone começou carreira como guitarrista na década de 1980 em Brasília, onde tocou nas bandas Peter Perfeito e Detrito Federal. Mudou-se para o Rio de Janeiro onde iniciou trabalho como produtor musical. Em 1998 entrou para a gravadora Warner Music Brasil como diretor artístico.

Consagrou-se como um dos maiores produtores musicais do país, dono de uma audição detalhista e apurada que fazia toda a diferença na finalização de um disco.

Produziu grandes nomes da música brasileira como Raimundos, Legião Urbana, Renato Russo, Skank, O Rappa, Maria Rita, Catedral, Gilberto Gil, Lenine, Oswaldo Montenegro, Herbert Vianna, Marisa Monte, Detonautas Roque Clube, Milionário & José Rico e Preta Gil. Em um de seus últimos trabalhos, o disco O Silêncio Q Precede O Esporro, a banda O Rappa chegou a esperar até seis meses para poder contar com a produção de Tom.[1]

Casou-se com Constança Scofield, ex-integrante do grupo Penélope, com quem teve um filho, Bento Magno Baptista Gonçalves. Também deixou dois filhos de um casamento anterior com Ana Cristina Leal Lauande, Nico Lauande Gonçalves e Victoria Lauande Gonçalves.

Faleceu em 2 de setembro de 2004[2][3] vítima de um acidente de motocicleta em Los Angeles, EUA, quando voltava da cerimônia do Grammy Latino, onde concorreu em 5 categorias, ganhando pelo disco de Maria Rita, Maria Rita. Na época estava produzindo os novos discos de Gilberto Gil, e sua amiga Maria Rita e a banda Barão Vermelho.

Artistas e álbuns produzidos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.