Senciência: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 18362477 de Marcus Valerio XR (discussão | contribs)
Desfeita a edição 18362502 de Marcus Valerio XR (discussão | contribs)
Linha 6: Linha 6:
== Senciência + Consciência = SenSciência ==
== Senciência + Consciência = SenSciência ==


No equivalente em inglês ''sentiece'' [[http://en.wikipedia.org/wiki/Sentience]], é comum que o termo remeta também ao significado de auto-consciência (self-awareness), remetendo à qualidade que difere por exemplo os humanos dos computadores ou animais. Como o termo tem sido usado em especial na Ficção Científica, em geral abordando exatamente a questão da distinção de uma mente humana e de um sistema computacional, alguns poucos filósofos tem sugerido o termo Sen's'ciência, para incluir também a idéia de auto-consciência e noção de individualidade.
No equivalente em inglês ''sentiece'' [[http://en.wikipedia.org/wiki/Sentience]], é comum que o termo remeta também ao significado de auto-consciência (''self-awareness''[[http://en.wikipedia.org/wiki/Self-awareness]] ou ''self-consciousness'' [[http://en.wikipedia.org/wiki/Self-consciousness]]), remetendo à qualidade que difere, por exemplo, os humanos, dos computadores ou animais. Como o termo tem sido usado em especial na Ficção Científica, em geral abordando exatamente a questão da distinção de uma mente humana e de um sistema artificial, alguns filósofos tem sugerido o termo Sen's'ciência, para incluir também a idéia de auto-consciência e noção de individualidade.


{{Ref-section}}
{{Ref-section}}

Revisão das 02h59min de 11 de janeiro de 2010

Senciência, é a "capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade".[1] Não inclui, necessariamente, a auto-consciência. A palavra senciência é muitas vezes confundida com sapiência, que pode significar conhecimento, consciência ou percepção. As duas palavras podem ser diferenciadas olhando-se suas raízes latinas: sentire é "sentir" e sapere é "saber". Senciência, portanto, é a capacidade de sentir.

Filosofia e senciência

Muitos filósofos, particularmente Colin McGinn, acreditam que a senciência não poderá jamais ser entendida, não importa quanto progresso seja feito pela neurociência na compreensão do funcionamento do cérebro. Os detentores desta posição são denominados Novos Misterianistas. Eles não negam que a maioria dos outros aspectos da consciência estão sujeitos à investigação científica. da criatividade à sapiência ou auto-consciência, mas acreditam que apenas a senciência não pode ser amplamente compreendida pela ciência. O debate continua entre os filósofos, estando muitos firmemente convencidos de que não há qualquer grande problema com a senciência.

Senciência + Consciência = SenSciência

No equivalente em inglês sentiece [[1]], é comum que o termo remeta também ao significado de auto-consciência (self-awareness[[2]] ou self-consciousness [[3]]), remetendo à qualidade que difere, por exemplo, os humanos, dos computadores ou animais. Como o termo tem sido usado em especial na Ficção Científica, em geral abordando exatamente a questão da distinção de uma mente humana e de um sistema artificial, alguns filósofos tem sugerido o termo Sen's'ciência, para incluir também a idéia de auto-consciência e noção de individualidade.

Referências

  1. SINGER, Peter. Vida ética: os melhores ensaios do mais polêmico filósofo da atualidade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. ISBN 850001055X. P. 54

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.