Cirurgia geral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 88.214.138.13 para a última versão por TXiKiBoT (Huggle)
Linha 12: Linha 12:


[[Categoria:Cirurgia geral|!]]
[[Categoria:Cirurgia geral|!]]

'''Atenção habitantes de Aveiro'''
'''Cuidado com o Carlos Mesquita, antigo cirurgião dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e antigo director do Serviço de Urgência, iniciou a 1 de Março funções na direcção da Urgência do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro.'''
CUIDADO COM O '''Carlos Mesquita'''. trata-se de um '''médico desumano, cruel, que gosta de cortar e mutilar''', e que já destrui a vida a várias pessoas que lhe cairam nas abomináveis mãos


[[ca:Cirurgia general i digestiva]]
[[ca:Cirurgia general i digestiva]]

Revisão das 02h55min de 20 de março de 2010

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a CirurgiaGeral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma. Exige-se, atualmente, 4 anos de formação para ser cirurgião geral.

Em Portugal, o internato consiste em 72 meses distribuídos do seguinte modo: 48 de Cirurgia Geral - o que inclui 12 de Cirurgia Cervical (do Pescoço); 3 de Traumatologia, 3 de Cirurgia Pediátrica, 3 de Cirurgia Plástica, 3 de Ortopedia, 2 de Cirurgia Maxilo-Facial, 2 de Cirurgia Cardiotorácica, 2 de Cirurgia Vascular, 2 de Neurocirurgia, 2 de Ginecologia e 2 de Urologia. A avaliação (teórica, prática e curricular) é feita no final de cada ano e do internato. Finalizado este período de formação, o médico adquire o grau de especialista. No Brasil, a duração é de 2 anos de curso sendo o terceiro opcional para a obtenção de maiores conhecimentos.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre cirurgia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.