Ariana dos Países Baixos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 88: Linha 88:
}}</center>
}}</center>
{{ahnentafel bottom}}
{{ahnentafel bottom}}

{{referências}}


{{Commonscat|Princess Ariane of the Netherlands}}
{{Commonscat|Princess Ariane of the Netherlands}}

Revisão das 16h28min de 4 de janeiro de 2020

Ariane
Princesa de Orange-Nassau (mais...)
Princess Ariane Wilhelmina Máxima Ines (2019).JPG
Nascimento 10 de abril de 2007 (17 anos)
  Haia, Países Baixos
Nome completo  
Ariane Guilhermina Máxima Inês de Orange Nassau
Casa Orange-Nassau
Amsberg (agnática)
Pai Guilherme Alexandre dos Países Baixos
Mãe Máxima Zorreguieta Cerruti

Ariane Guilhermina Máxima Inês de Orange-Nassau (Haia, 10 de abril de 2007) é a terceira filha do rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos e sua esposa, a rainha Máxima. Atualmente, é a terceira na linha de sucessão ao trono holandês, atrás de suas irmãs mais velhas, as princesas Catarina Amalia e Alexia.

Nascimento

A princesa Ariane nasceu no Hospital Brovono, em Haia, às 21h56 (horário local). Na ocasião, pesava 4,135kg e media 52cm. O primeiro-ministro Balkenende informou à nação pouco depois e disse que tanto a mãe quanto criança estavam saudáveis e bem. Na manhã seguinte, o rei Guilherme Alexandre apareceu na televisão com sua nova filha.

Seu nome completo foi anunciado em 13 de abril de 2007, sendo eles Ariana pois seus pais gostavam do nome e desejavam manter o padrão de iniciais "A" para as suas filhas, Guilhermina em homenagem à sua trisavó a rainha Guilhermina, Máxima em homenagem à mãe e à bisavó desta, e Inês em homenagem à sua tia Inés Zorreguieta.

Batismo

A princesa Ariane foi batizada na Igreja da Abadia, em Haia, em 20 de outubro de 2007. O vigário Deodat van der Boon utilizou água do rio Jordão para batizar a princesa, que estava usando o vestido de batizado da princesa Guilhermina, em 1880. Cerca de 850 convidados estiveram presentes, incluindo parentes da Princesa Máxima e primeiro-ministro holandês Jan Peter Balkenende.

Seus padrinhos foram: Valeria Delger, Inés Zorreguieta, Guilherme, Grão Duque Hereditário do Luxemburgo, Tijo Baron Collot d'Escury e Antoine Friling. [1]

Hospitalização

Em 2 de maio de 2007, a princesa Ariane, com apenas 22 dias de vida, foi levada ao Hospital Universitário de Leiden, vítima de infecção respiratória. Ela foi liberada do hospital em 5 de maio de 2007, após o tratamento para combater a infecção bacteriana e viral. Em 13 de junho de 2007, o príncipe Guilherme Alexandre e princesa Máxima divulgaram uma nota de agradecimento "não só para as felicitações do nascimento, mas também para os melhores votos que receberam sobre sua hospitalização" e lançaram a terceira imagem oficial com sua filha recém-nascida. O casal teria recebido mais de 30.000 cartas de pessoas bem-intencionadas. [2] Em 8 de outubro de 2009, a princesa Ariane foi levada novamente para um hospital, no qual permaneceu por uma noite, devido a mais uma infecção respiratória.

Aparições públicas

Apesar de todo cuidado da Casa Real para não expor em demasiado a princesa Ariane e suas irmãs, o que já rendeu processos judiciais à imprensa holandesa, anualmente a família realiza uma ou outra sessão fotográfica oficial.

Ariane, Alexia e Amália também costumam participar de alguns eventos oficiais, como o Dia do Rei.

Títulos e estilos

  • 10 de abril de 2007 - presente: Sua Alteza Real princesa Ariane dos Países Baixos, Princesa de Orange-Nassau.

Seu título oficial em holandês é: Hare Koninklijke Hoogheid Ariane Wilhelmina Máxima Inés, Prinses der Nederlanden, Prinses van Oranje-Nassau

Por decreto real, de 25 de janeiro de 2002, n° 41, foi determinado que todas as crianças do rei Guilherme Alexandre receberão o título de Príncipe/Princesa dos Países Baixos e Príncipe/Princesa de Orange-Nassau.

Hobbies e Interesses

Pratica piano, balé, natação e judô. [3] Além de sua língua materna neerlandês, fala fluentemente inglês e espanhol [4]

Ancestrais

Referências

  1. «Princess Ariane - Het Koninklijk Huis». web.archive.org. 12 de dezembro de 2013. Consultado em 6 de outubro de 2019 
  2. «Princess Ariane in hospital». Expat Guide to The Netherlands | Expatica (em inglês). 2 de maio de 2007. Consultado em 6 de outubro de 2019 
  3. «Princess Ariane - Het Koninklijk Huis». web.archive.org. 12 de dezembro de 2013. Consultado em 6 de outubro de 2019 
  4. «The children of King Willem-Alexander and Queen Máxima». www.holland.com (em inglês). 6 de junho de 2012. Consultado em 6 de outubro de 2019 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ariana dos Países Baixos
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências