Saltar para o conteúdo

Estádio de Wembley: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dema Douza (discussão | contribs)
Linha 23: Linha 23:


O Estádio de Wembley está no [[Livro Guinness dos Recordes|Livro dos Recordes]] pelo fato de ter sediado o maior show em memória de um [[músico]], no caso o ''Freddie Mercury Tribute Concert'' em 1992.
O Estádio de Wembley está no [[Livro Guinness dos Recordes|Livro dos Recordes]] pelo fato de ter sediado o maior show em memória de um [[músico]], no caso o ''Freddie Mercury Tribute Concert'' em 1992.
MARCO


===Eventos===
===Eventos===

Revisão das 10h35min de 23 de janeiro de 2009

Estádio de Wembley (novo).

O Estádio de Wembley (Inglês: Wembley stadium) é o estádio nacional inglês, situando-se em Wembley, a norte de Londres. Foi recentemente reconstruído. O anterior estádio era bastante conhecido pelos grandes concertos de bandas de rock como o Queen e grandes clássicos do futebol, e o novo é o estádio mais caro alguma vez construído. Tem 90 000 lugares, e é o segundo estádio europeu em capacidade, apenas ultrapassado pelo Nou Camp, em Barcelona.

Está concebido para albergar competições de futebol, râguebi, atletismo, bem como acolher espectáculos, e tem uma cobertura retráctil.

História

Templo do futebol segundo Pelé e um dos locais históricos para o desporto mundial, o antigo estádio foi encerrado em Outubro do ano 2000 a fim de construir uma nova arena capaz de acolher os Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

O antigo estádio

Pormenor do antigo estádio de Wembley

O Estádio de Wembley foi inaugurado a 28 de Abril de 1923 com a final da Copa da Inglaterra entre o Bolton Wanderers e o West Ham United. Os planos foram feitos por Owen Williams e o custo da obra foi de 750 000 GBP. No ano seguinte acolheu a exposição imperial britânica.

No antigo estádio, nos Jogos Olímpicos de 1948, Fanny Blankers-Koen e Emil Zátopek consagraram-se múltiplos campeões olímpicos.

Em relação ao futebol, Wembley acolheu a final da Copa do Mundo de 1966, ganha pela selecção inglesa, e numerosas finais de competições organizadas pela UEFA, em particular cinco finais da Taça dos Campeões Europeus e duas finais da Taça dos Clubes Vencedores de Taças.

Quanto à música, actuaram no antigo estádio Michael Jackson (15 vezes), The Rolling Stones (12 vezes),Tina Turner (7 vezes), Queen, Bryan Adams, Celine Dion, Bon Jovi, Cliff Richard, Crosby Stills Nash and Young, ABBA, Genesis, Guns N' Roses, U2 (6 vezes), Elton John, The Beach Boys, The Eagles, INXS, Pink Floyd, Metallica,Bee Gees, Oasis, Simple Minds, blink-182, Spice Girls, McFLY, Evanescence, Madonna, Muse e Foo Fighters.

O novo estádio

Estádio de Wembley (novo) durante a construção.

Após a demolição em 2003 do antigo Wembley abria-se a porta a um novo super-estádio, muito mais arrojado, e com uma capacidade de 90.000 espectadores, que acabaria por se inaugurar em 2007, após quatro anos de obras. O custo do projecto foi de cerca de 757 milhões de libras esterlinas (1097 milhões de euros).

O Estádio de Wembley está no Livro dos Recordes pelo fato de ter sediado o maior show em memória de um músico, no caso o Freddie Mercury Tribute Concert em 1992. MARCO

Eventos

Em 2007 , aconteceram 2 grandes eventos na Wembley Arena, no dia 1 de Julho de 2007 , um evento em memória de Princesa Diana , e no dia 7 de Julho de 2007, Live Earth.

Ligações externas

Predefinição:UEFA5Star

Predefinição:Link FA