Bryan Adams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo lutador de mesmo nome, veja Brian Adams (lutador).
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde setembro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Bryan Adams
Performance de Bryan Adams em 2009, na cidade de Peterborough, Canadá.
Informação geral
Nome completo Bryan Guy Adams
Nascimento 5 de novembro de 1959 (57 anos)
Origem Kingston, Ontário
País  Canadá
Gênero(s) Rock
Ocupação(ões) Músico, compositor, fotógrafo, ator, produtor musical, ativista social
Instrumento(s) Vocais, guitarra, baixo, piano, gaita
Período em atividade 1977–presente
Gravadora(s) A&M, Universal, Polydor
Afiliação(ões) Amy Winehouse, Luciano Pavarotti, Paco De Lucia, Smokey Robinson, Sweeney Todd, Tina Turner, Roger Waters, Sting, Rod Stewart, Bonnie Raitt, Melanie C, Céline Dion
Página oficial bryanadams.com

Bryan Guy Adams (Kingston, 5 de novembro de 1959), é um cantor, compositor e fotógrafo canadense. Bryan Adams é um dos artistas mais bem sucedidos da década de 1980, e suas vendas são estimadas em 100 milhões mundialmente.[1][2] É também reconhecido por sucessos como "Heaven", "Please Forgive Me", "Everything I Do", "Summer of 69", entre outros.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de pais britânicos, aos dez anos ganhou seu primeiro violão, oferecido por um empresário Angolano chamado Lourival Joel e aos doze comprou a sua primeira guitarra. Aos catorze anos mudou-se para Vancouver e começou a participar de audições como guitarrista. Bryan Adams passou parte da sua infância e adolescência em Portugal, dada a profissão de seu pai, embaixador. Viveu em Birre, perto de Cascais e perto de Lisboa, o que fez com que aprendesse um pouco da língua portuguesa.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Aos quinze anos abandonou a escola e juntou-se a uma banda como vocalista fazendo digressões pelo Canadá. Em 1977 conheceu Jim Vallance e juntos começaram a escrever canções, não tardando muito para que as suas músicas começassem a ser tocadas por outros. Aos dezoito anos assinou o seu primeiro contracto com a "A&M Canada".

Em 1980 lançou o álbum Bryan Adams. Seguindo-se os álbuns You Want It You Got It (1981) e Cuts Like a Knife (1983).

1984 foi o ano da edição de Reckless que continha temas como "Run To You", "Somebody" ou "Heaven". O disco foi um enorme sucesso em vários países.

No ano de 1987 foi editado o álbum Into the Fire. Em 1990 participou com vários músicos, Cyndi Lauper, Van Morrison, Scorpions e outros no concerto de Roger Waters, "The wall in Berlim".

O álbum Waking up the neighbours, lançado em 1991, produzido por Mutt Lange, continha a balada "(Everything I do) I do it for you" (da autoria de Michael Kamen); da banda sonora de "Robin Hood: Prince of Thieves" que foi um enorme êxito em todo o mundo. A seguir surgiu o disco "So far so good" contendo os maiores sucessos até então.

Estrela de Bryan Adams na Calçada da fama do Canadá. [3]

A carreira musical de Adams inclui vários duetos e colaborações, designadamente com: Tina Turner ("It’s Only Love") e Melanie C ("When You’re Gone").

Entrou no "Canada Wall of Fame". Em 1990 foi nomeado "Member of the Order of Canada" e promovido a "officer" em 1998

Entrou no "Hollywood Walk of Fame" em 2011.[4]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Bryan Adams vive atualmente em união de fato com Alicia Grimaldi, nascida em 1980, sua agente artística desde 2004. Desta relação tem duas filhas: Mirabella Bunny, nascida a 22 de abril de 2011[5] e Lula RosyLea 14 de fevereiro de 2013 .[6]

Além de cantor, compositor, produtor, Bryan Adams também é fotógrafo e já lançou três livros de fotografias, quase sempre inspirado em musas canadenses.

É também amigo de infância do actor Michael J. Fox.

Adams, um defensor dos Direitos dos animais tornou-se vegetariano por volta dos 28 anos e hoje é completamente vegetariano.[7]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Bryan Adams
Álbuns de estúdio

Prémios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Prêmios e indicações

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em inglês)«Bryan Adams Biography». Songkick. Consultado em 26 janeiro 2016. 
  2. (em inglês)Nick Krewen (10 setembro 2013). «Brian Chater helped build Canadian music industry». Toronto Star. Consultado em 26 janeiro 2016.  line feed character character in |data= at position 4 (Ajuda)
  3. (em inglês) Canadaswalkoffame - Página acessada em 3 de Maio de 2010.
  4. «Bryan Adams receives star on Hollywood Walk of Fame». Consultado em 30 de setembro de 2011. 
  5. Aos 51 anos, Bryan Adams é pai pela primeira vez
  6. Bryan Adams foi pai de uma menina
  7. Bryan Adams on Animal Rights and Being Vegan

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bryan Adams