Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Faculdade de Comunicação da
Universidade Federal da Bahia
FACOM
Universidade Universidade Federal da Bahia
Tipo de instituição Unidade universitária
Localização Salvador, BahiaBrasil
Campus Federação-Ondina
Site www.facom.ufba.br

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM) é a escola de ensino superior da UFBA dedicada ao ensino de Comunicação Social. Desde 2000, a Faculdade de Comunicação tem sede no campus de Ondina da Universidade, no prédio do antigo Restaurante Universitário. Anteriormente, ocupava um prédio no campus do Vale do Canela, vizinho à Escola de Música, e onde hoje está localizado o Instituto de Saúde Coletiva. Conta com duas habilitações na graduação: Jornalismo e Produção cultural.

A Facom tem também seu curso de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, estruturado em três linhas:


– Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática Coordenação: Prof. Dr. Wilson Gomes

A linha tem como objeto: a) o exame, a elaboração e/ou a aplicação de metodologias para a análise de configurações expressivas (obras, produtos, linguagens) da cultura e da comunicação mediáticas; b) o exame, a elaboração e/ou a aplicação de metodologias para a análise da interpretação de tais configurações expressivas pela recepção.

Participam dessa linha 10 docentes permanentes e e 2 docentes colaboradores – José Benjamin Picado (PPGCOM/UFF) e Jeder Janotti Junior (PPGCOM/UFPE – UFAL), perfazendo 5 Grupos de Pesquisa e 1 Centro de Pesquisa:

> Grupo de Pesquisa em Análise Fílmica (Pepa-ficção): Prof. Prof. Dr. Guilherme Maia.

> Grupo de Pesquisa Análise do cinema documentário Nanook: Prof.Dr. José Francisco Serafim. Participante: Prof. Dr. Mahomed Bamba.

> Grupo de Pesquisa em Análise da Teleficção: A-tevê - Profª Maria Carmem Jacob de Souza. Participante: Profa. Regina Gomes

> Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo: Profª Itania Maria Mota Gomes

> Analítica: grupo de pesquisa em analise critica da mídia e produtos midiaticos: Prof. Edson Dalmonte.

> Centro de Estudos em Análise do Discurso e Mídia – CEPAD: Prof. Giovandro Marcus Ferreira. Participante: Lia Seixas


– Cibercultura Coordenação: Prof. Dr. André Lemos

Análise das formas mediáticas surgidas da convergência da informática e das telecomunicações. Visa compreender os novos meios digitais emergentes no que se refere às diversas formações socioculturais online, às novas práticas e formatos jornalísticos e o atual fenômeno técnico-mediático em sua interface com a atividade política. O campo da cibercultura agrega estudos sobre os impactos comunicacionais das tecnologias de informação e comunicação no mundo contemporâneo.

Na linha de Cibercultura há 6 docentes permanentes e 2 docentes colaboradores. Nessa linha encontram-se:

> Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC): Prof. Dr. André Lemos. Colaborador: Prof. Dr. Messias Bandeira.

> Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL): Prof. Dr. Marcos Silva Palácios. Participantes: Profa. Suzana Barbosa.

> Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS): Prof. Dr. José Carlos Ribeiro. Participante: Profa. Maria Lucineide Fontes.


– Comunicação e Política

Na linha de Pesquisa Comunicação e Política, os pesquisadores buscam compreender as interfaces contemporâneas entre meios, recursos e linguagens da comunicação e os agentes, instituições e recursos da política, em dimensão teórica e analítica. Participam desta linha de pesquisa 4 docentes permanentes e dois bolsistas CAPES – PNPD.

> Grupo de Pesquisa Comunicação, Internet e Democracia: Prof. Dr. Wilson da Silva Gomes.

> Grupo de Estudos em Políticas de Informação, Cultura e Comunicações (GEPICC): Prof. Othon Fernando Jambeiro. Participação: Prof. Dr. Gilberto Almeida e Prof. Dr. Fabio Ferreira.


Produtos laboratoriais

> Impressão Digital 126 Impressão Digital 126 é o produto laboratorial da Oficina de Jornalismo Digital (COM 126) da Facom/UFBA. A coordenação da disciplina e do produto é da profª Suzana Barbosa.

> Jornal da Facom O Jornal da Facom é um jornal laboratório produzido pelos alunos da Faculdade de Comunicação da UFBA. A coordenação da disciplina e do produto é da profª Graciela Natanshon.

> Rádio Facom Rádio laboratório da Faculdade de Comunicação da UFBA. A coordenação da disciplina e do produto é da prof Maurício Tavares.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Bahia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.