Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola de Administração da
Universidade Federal da Bahia
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
EAUFBA
Instituição mãe Universidade Federal da Bahia
Tipo de instituição Unidade Universitária
Localização Salvador, Bahia, Brasil
Diretor(a) Horácio Nelson Hastenreiter Filho
Vice-diretor(a) Joao Martins Tude
Campus Canela
Página oficial www.adm.ufba.br

A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA) é uma das unidades de ensino que integram o Campus do Canela da UFBA na cidade de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, fundado no ano de 1959, e situada no Vale do Canela.

Formada pelos cursos de graduação em Administração, em Secretariado Executivo e em Gestão Pública, extensão, além de cursos de Pós-Graduação como especializações, mestrados profissionais e acadêmicos e doutorado.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola foi composta inicialmente por professores estadunidenses ou brasileiros formados nos Estados Unidos da América e que lecionavam em Harvard, sendo a unidade pioneira no estado da Bahia e no Nordeste na formação de programas modernizadores da administração.[1]

Sede da Escola de Administração na Piedade

"O compromisso com a qualificação de ponta acompanha a Escola desde sua criação. A EAUFBA contou com o suporte de um programa internacional de cooperação científica e técnica, que conjugava a vinda de professores norte-americanos a Salvador, com formação acadêmica estratégica, em nível de mestrado, daqueles que seriam os futuros docentes brasileiros. Os profissionais locais realizaram intercâmbio nos Estados Unidos – Califórnia e Michigan - em centros de estudos avançados nas áreas de Administração Pública e de Empresas."[2]

Nos anos 1970 atuou na modernização das administrações públicas da região, e ainda na instalação do Centro Industrial de Aratu e no Pólo Petroquímico de Camaçari.[1] Assim, desde a sua criação, a escola pôde contar com um corpo docente de alta qualificação, o que lhe permite oferecer um ensino de elevado nível e atuar, pioneiramente em programas de modernização administrativa no Estado e na região Nordeste.

Na década de 70, o corpo docente da escola teve destacada atuação na implantação de Reformas Administrativas estaduais e municipais em todo o Nordeste, bem como no apoio à implantação do Centro Industrial de Aratu e ao Pólo Petroquímico de Camaçari.

A Escola de Administração desfruta de um grande prestígio no âmbito regional e nacional como principal centro acadêmico na área de Administração no Nordeste, colaborando com a atuação direta de seus professores ou com a formação de profissionais altamente qualificados, nas mudanças e melhorias das práticas administrativas e gerenciais das instituições públicas e privadas. O binômio ensino de qualidade e assessoramento técnico voltado para o aperfeiçoamento das instituições e da sociedade marca a atuação da Escola desde a sua criação.

Na década seguinte, passa a atuar também na pós-graduação e pesquisa.[1] Em 1989, com apoio da Fundação Getúlio Vargas, estudantes do curso fundam a Empresa Júnior, com objetivo de dotar de conhecimentos práticos a todos os universitários.[3]

Atualmente a Escola oferece em nível de graduação os cursos de Bacharelado em Administração e de Secretariado Executivo, e também no curso tecnólogo Gestão Pública .

O curso de Bacharelado em Administração obteve conceito A na última avaliação do Provão. Os cursos oferecidos em nível de pós- graduação - Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional, vêm mantendo conceito máximo da área na avaliação CAPES, desde 1993, situando-se entre os melhores do País.

Ex-alunos[editar | editar código-fonte]

Dentre os seus ex-alunos destacam-se:

  • O cantor, compositor e político, ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil, que cursou a Escola entre os anos 1961-64[4]
  • O empresário e político Antônio Carlos Magalhães Júnior, também professor da Escola;
  • O empresário e publicitário Nizan Guanaes, apontado pelo Financial Times numa reportagem (junho 2010) como um dos cinco brasileiros mais influentes.

Professores e ex-professores[editar | editar código-fonte]

A Escola de Administração da UFBA teve em seu corpo docente grandes nomes da administração pública e empresarial da Bahia, entre eles:

  • Antônio Carlos Magalhães Júnior, Presidente da Rede Bahia e Senador da República (desde 2003);
  • Eraldo Tinoco, Deputado Federal por 5 mandatos, Secretário da Educação e Cultura da Bahia (1979 - 1982), Secretário da Educação da Bahia no governo de César Borges (1999 - 2002), por 2 vezes Ministro da Educação (Governo Sarney e Governo Collor), vice-governador da Bahia e Secretário do Planejamento da Bahia.
  • Carlos Milani, formado pelo Instituto Rio Branco, foi funcionário internacional da UNESCO junto ao Setor de Ciências Sociais e Humanas (Paris, 1995-2002), professor no IEP de Paris (1997-2002) e professor convidado em várias universidades (Montreal, Colima, UFRGS, UCM, IEP/Paris);
  • Edilson Souto Freire, ex-secretário de Administração do Estado da Bahia;
  • Marcus Alban, pesquisador, parecerista da RAC (Revista de Administração Contemporânea) e da O&S - Organizações e Sociedade, membro da câmara de assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), foi Diretor Presidente da Secretaria de Planejamento Ciência e Tecnologia da Bahia, Diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas Secretaria de Indústria Comércio e Turismo da Bahia;
  • Francisco Teixeira, consultor da CAPES e do CNPq.
  • João Eurico Matta, professor de julho de 1962 até 1992. Foi um dos primeiros professores da EAUFBA e Administrador registrado no Conselho Regional de Administração da Bahia. Autor de diversos livros, entre eles: Escola de Administração: vinte anos de história institucional. Salvador: UFBA – Escola de Administração/Gráfica Banco Econômico, 1979.
  • João Ubaldo Ribeiro; escritor
  • Lafayette de Azevedo Pondé, professor e reitor da Universidade Federal da Bahia.
  • Renata Prosérpio, professora, Secretária de Educação do Estado da Bahia (2003-2006)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Histórico da EAUFBA Arquivado em 22 de setembro de 2009, no Wayback Machine., institucional (acessado em 19 de outubro de 2009)
  2. «Histórico | UFBA - Escola de Administração». www.adm.ufba.br. Consultado em 7 de junho de 2016 
  3. Histórico "Empresa Júnior" Arquivado em 23 de setembro de 2009, no Wayback Machine., institucional da iniciativa (acesso em 19 de outubro de 2009)
  4. GILBERTO GIL: DA POLÍTICA MUSICAL ÀS POLÍTICAS CULTURAIS. Andréa Coutinho Cavalcante (ensaio - download - efetuado em 19 de outubro de 2009)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]