Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Instituto de Letras da
Universidade Federal da Bahia
ILUFBA
Universidade Universidade Federal da Bahia
Tipo de instituição Unidade universitária
Localização Salvador, BahiaBrasil
Campus Federação-Ondina

O Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia é o prédio onde se encontra os estudantes de letras, da universidade.

A história dos cursos de Letras no estado da Bahia começou em 1941, com a criação da Faculdade de Filosofia da Bahia, uma iniciativa da Liga de Educação Cívica, tendo como principal idealizador, o professor Isaías Alves. Inicialmente, a Faculdade funcionava na praça da Piedade, numa sede provisória cedida pela escola de Ciências Econômicas. Em 1944, no entanto, instalou-se em prédio próprio, na Avenida Joana Angélica, 183.

Em 1946, a Faculdade de Filosofia passou a fazer parte da recém-fundada Universidade Federal da Bahia.

Com pouco mais de 20 anos, em 1968, Letras obteve sua independência, com a criação do Instituto de Letras. Suas instalações, entretanto, continuaram no bairro de Nazaré, na antiga sede da Faculdade de Filosofia, até 1986, quando se transferiu, provisoriamente, para as dependências da Biblioteca Central da UFBA. Em 1991, sua nova sede foi finalmente inaugurada, no Campus Universitário de Ondina. Graduação

São oferecidos três cursos de Graduação: Letras Vernáculas (401), Letras Vernáculas e uma Língua Estrangeira Moderna ou Clássica (402) e Língua Estrangeira Moderna ou Clássica (403). Os Cursos 401 e 403 possuem duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado. O Curso 402 oferece apenas Licenciatura, embora com dupla Metodologia, em Português e na Língua Estrangeira escolhida.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Direção; Colegiado de Graduação; Colegiado de Pós-Graduação; Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras; Departamento de Letras Germânicas; Departamento de Letras Românicas; Departamento de Letras Vernáculas; Biblioteca.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.