Fade to Black (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Fade to Black, veja Fade to Black.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Fade to Black"
Single de Metallica
do álbum Ride the Lightning
Lançamento 1984
Gravação Sweet Silence Studios Copenhague, Dinamarca, 1984
Gênero(s) Thrash metal
Gravadora(s) Elektra
Composição Kirk Hammett
James Hetfield
Antigo Baixista Cliff Burton
atual Baixista Robert Trujillo
Lars Ulrich
Produção Metallica
Flemming Rasmussen
Mark Whitaker
Cronologia de singles de Metallica
"Jump in the Fire"
(1984)
"Creeping Death"
(1984)

"Fade to Black" é uma canção da banda americana de heavy metal Metallica, parte do segundo álbum da banda, Ride the Lightning. Foi a primeira balada composta pela banda, e é considerada antecessora de outros hits como One e The Day That Never Comes, músicas similares no som, estrutura e conteúdo. O solo de “Fade to Black” foi rankeado como o 24º melhor solo pelos leitores da revista Guitar World. É uma das mais famosas músicas do Metallica.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista com o baterista Lars Ulrich no set de produção do "MTV Icon: Metallica" em 2003, ele recordou como junto com seu companheiro de banda James Hetfield eram obcecados com a morte a época da gravação do álbum e da composição da música. Ela foi escrita depois que os equipamentos da banda, incluindo um amplificador muito raro, dado ao guitarrista e vocalista James Hetfield pela sua mãe, morta alguns anos atrás, foram roubados em Boston, MA, durante uma turnê no The Channel Club no dia 14 de Janeiro de 1984. O acontecimento obrigou o Metallica a tocar o restante da turnê com equipamentos de amigos e de bandas conhecidas como o Anthrax. No entanto, a letra da música pressupõe um homem contemplando, eventualmente cometido, suicídio.

Ela começa com uma introdução lenta em uma guitarra acústica e progressivamente torna-se mais pesada até o fim.

Desde que foi lançada, “Fade to Black” tornou-se uma marca registrada das apresentações ao vivo da banda. Foi também a última canção que o Metallica tocou ao vivo junto com seu antigo baixista, Jason Newsted. A última apresentação de Jason como músico do Metallica foi na noite do VH1 Music Awards em 30 de novembro de 2000. A canção também era uma das preferidas de Newsted, que certa vez disse lhe ter um grande valor sentimental, mesmo ela ter sido composta antes dele fazer parte da banda. A banda anterior de Jason Newsted, Flotsam and Jetsam, lançou uma música chamada "Fade To Black" no seu álbum lançado em 1986, Doomsday For The Deceiver antes de Jason entrar no Metallica. No entanto, esta versão nada tem a ver com a versão lançada pelo Metallica.

Tracklist (Promo only)[editar | editar código-fonte]

Lado A:

  1. "Fade to Black" (06:56)

Covers[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Metallica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.