Fernando Sucre (Prison Break)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fernando Sucre(Prison Break))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Fernando Sucre é um personagem da série de televisão Prison Break, interpretado pelo ator Amaury Nolasco.

Sucre é um dos personagens principais da série, tendo aparições em quase todos os episódios, mesmo que não seja um personagem ligado ao conflito principal da série.

Ele e Michael são colegas de cela na penitenciária Fox River (local principal na temática da primeira temporada da série) e com isso desenvolvem uma grande amizade e uma parceria no plano de fuga. Inicialmente, sua história é focada em seu desejo de reencontro com sua namorada(posteriormente noiva), e com o tempo sua história vai sendo ligada aos demais personagens.

História[editar | editar código-fonte]

Como um descendente porto riquenho, Sucre cresceu em Chicago como um desordeiro de origem humilde que volta e meia tinha problemas com as autoridades locais até conseguir um emprego estável num armazém, através disso conhecera sua futura namorada Maricruz Delgado.

Os principais amigos de Sucre são seus primos Manche Sanchez e Hector Avila. Manche mostra ser um bom companheiro, leal a seus amigos; mas Hector é um interesseiro e oportunista que adora contar vantagem principalmente pra cima de Sucre, e isso acaba sendo ainda mais constante quando ambos conhecem Maricruz, tornando Hector um rival de Sucre em conquistar a garota, que logo se torna namorada de Sucre, despertando a inveja em Hector.

Conforme o namoro avança e Sucre sente que deve dar um passo a mais em relação a Maricruz, mas se encontra sem dinheiro, ele assalta uma loja de licores na intenção de conseguir o dinheiro para comprar um anel de noivado para sua amada, mas Hector descobre e denuncia seu primo para as autoridades. Pouco antes de Sucre ser preso, seu primo Manche se envolve em trambiques e vai parar na cadeia. Porém, tanto Sucre quanto Manche vão para a mesma penitenciária, Fox River.

1a Temporada[editar | editar código-fonte]

Sucre é introducido como companheiro de cela de Michael Scofield, que chegara a Fox River algum tempo depois que Sucre. Os dois logo se tornam grandes amigos e Michael torna Sucre um de seus aliados em seu plano de fuga da prisão. Enquanto está preso, Sucre recebe algumas visitas íntimas de Maricruz, mas se preocupa sobre como será o futuro da relação dos dois, algo que também a deixa indecisa entre ele e Hector, que aproveita-se de seu primo estar preso para paquerar a garota. Após algum tempo, Maricruz e Hector de fato engatam num relacionamento, e o próprio Hector chega a comunicar Sucre por meio de uma visita a este.

A princípio, Sucre não concorda com os planos de fuga relacionados a Michael, devido ás associações com outros detentos os quais Sucre prefere evitar. Irritado com a insistência de Michael, Sucre pede transferência de cela, e em seu lugar, Haywire, um prisioneiro com transtornos mentais, ocupa seu lugar como parceiro de cela de Michael. Porém, quando descobre que Maricruz está namorando Hector, Sucre fica desesperado em recuperar sua então ex-namorada e adere ao plano de fuga de Michael, voltando a ser seu companheiro de cela após Michael dar um jeito de tirar Haywire de lá. Sucre retorna á cela de Michael, agora ansioso para fugir.

Os episódios seguintes a isso focam na parceria de Sucre com Michael e outros prisioneiros na tentativa de fugir da prisão. Em muitas situações de ajuda a Michael, Sucre serve se alívio cômico em contraponto ao sério e focado Michael Scofield. Sucre ajuda Michael e o mafioso Abruzzi com as furadeiras e na construção de um túnel com acesso á sala dos guardas. Logo, o grupo composto pelos três, o maníaco sexual T-Bag, o ex-militar C-Note e o jovem larápio Tweener comeá a trabalhar na sala das ferramentas, para através disso, proteger as passagens de seu túnel. Depois de alguns episódios, Sucre recebe a visita de Maricruz, que afirma estar grávida de um filho dele, mas que mesmo assim irá se casar com Hector, nisso, a amizade de Sucre com Michael vai crescendo mais e mais conforme um vai apoiando o outro em suas questões. Sucre se compadece da situação de Michael tentando libertar seu também encarcerado irmão Lincoln, que está na solitária, sentenciado á morte por um assassinato que não cometera. Sucre se sente apto a defender Michael, inclusive quando este é acusado pela falha de um plano de fuga pelos túneis, sendo acusado por T-Bag, que é considerado um intruso no plano de fuga.

Nesse meio tempo, ele tem contato novamente com seu primo Manche, que trabalha na lavanderia da prisão. Este ajuda os futuros fugitivos quanto á disfarces, trocando as roupas dos policiais, assim, conseguindo um uniforme policial ideal para Michael. Quando este é mandado para a solitária, Sucre é forçado a usar a passagem atrás de seu vaso sanitário para passar pela sala dos guardas e direcionar o caminho do plano de fuga. Sabendo que ele é forte candidato a ser descoberto graças a passagem em sua cela, Sucre força T-Bag a roubar a cueca de um outro prisioneiro para haver uma desculpa de ter passado pela sala dos guardas, porém o guarda Bellick descobre o plano e manda Sucre para a solitária. Após Sucre, Michael e Lincoln sairem da solitária, os três se reúnem com os demais prisioneiros e conseguem escapar durante a noite, mas Manche acaba sendo capturado. Sucre é um dos cinco que após a fuga, esperam a chegada do avião mandado por Abruzzi que acaba decolando sem eles, deixando-os para continuarem em fuga da polícia. Os demais detentos que fogem com Sucre são Michael, Lincoln, Abruzzi e C-Note. T-Bag, Tweener e Haywire conseguem escapar, mas são deixados para trás para cada um destes seguir seu próprio caminho.

2a Temporada[editar | editar código-fonte]

Sucre e os demais continuam fugindo conforme o dia amanhece. Após os cinco conseguirem despistar os guardas, eles se disfarçam e cada um segue seu rumo. O foco de Sucre é agora reencontrar Maricruz e impedir que esta se case com Hector. Sabendo que o casamento irá ocorrer em Las Vegas, Sucre pega emprestada a moto de um amigo e chega á capela onde ocorrerá o casamento, sendo confrontado por Hector, que está vestido formalmente para se casar com Maricruz. Hector chama a polícia obrigando Sucre a fugir de novo, ao que o rapaz nocauteia o noivo com um soco em seu rosto, deixando um desmaiado Hector para trás e fugindo novamente. Desapontado, Sucre decide se reunir aos demais fugitivos(inclusive Michael e Lincoln) a fim de desenterrar o dinheiro prometido pelo velho Charles Westmoreland(um ex-milionário que era um detento em Fox River, este morrera durante a fuga devido a um ferimento grave, não acompanhando os demais).

Quando os detentos descobrem que um condomínio havia sido construído em cima do terreno onde está o dinheiro, eles invadem a casa de uma senhora de meia idade fingindo serem eletricistas. Enquanto T-Bag tenta distrair a mulher, os demais trabalham em sua garagem para desenterrar o dinheiro, mas são surpreendidos quando a filha da moça, que é policial, chega á casa. Os fugitivos se vêem obrigados a renderem as duas enquanto Lincoln sai de lá para reencontrar seu filho e Tweener(que também havia reencontrado os demais) saíra para abastecer o carro. Temendo que T-Bag apronte algo, Sucre rouba uma arma da policial e obriga que todos os restantes(Michael, C-Note e T-Bag) lhe dêem todo o dinheiro, não antes porém de alertar Michael de seu plano. Após Sucre fugir para um campo próximo e ser interceptado por Michael, os dois logo descobrem que haviam sido enganados por T-Bag, que trocara sua mochila de dinheiro por uma sacola com revistas e figura com o dinheiro consigo. Antes que possam fugir dali, a polícia cerca o lugar, forçando a dupla a fugir por um rio, no qual Sucre cai, ficando prêensado entre dois troncos e sendo resgatado com muito esforço por Michael no processo. Por mais que Sucre insista em que Michael o abandone, este prefere salvar a vida do amigo e consegue.

Os dois seguem rumos diferentes quando Sucre têm problemas em devolver a moto a seu amigo, mas logo recebe a notícia de que Maricruz negou a Hector no altar e fugira para a suposta lua de mel sem o suposto futuro marido. Agora mais feliz, Sucre parte ao encontro de sua amada novamente. Antes disso, Sucre reencontra Michael e Lincoln quando salva ambos do ataque de contrabandistas. Sucre faz isso em pagamento a Michael ter salvado sua vida no rio. Os irmãos decidem salvar a conspiração, então Sucre decide pegar um avião caça roubado para encontrar Maricruz, mas seu avião é flagrado e Sucre então se vê obrigado a forçar seu amigo a ejetá-lo. Após ejetar, Sucre se perde no deserto mexicano, mas dá um jeito de ir até o aeroporto de Ixtapa, no México, onde após isto, encontra sua tia e consequentemente Maricruz. O casal é refugiado em segurança na casa da tia dele em Wash, mas após Sucre sair para fazer umas compras, Sucre é capturado por Bellick, que inventa que Maricruz estava num calabouço deixada para morrer. Sucre faz um acordo com o ex-policial, ajudando-o a capturar T-Bag e roubar o dinheiro possuído por este, que também se encontra no México. No caminho, eles se encontram com Michael, que fugira para lá com Lincoln. Sucre, Bellick e Michael chegam a um acordo: Sucre salva maricruz, Bellick pega para si o dinheiro e Michael se vinga de T-Bag. Porém, quando eles encontra T-Bag, este acerta Bellick na perna. O ex-guarda é preso no lugar do psicótico. Michael e Sucre sequestram T-Bag e o levam até uma chácara, mas no caminho, T-Bag fere o peito de Sucre com uma chave de fenda. O rapaz então é levado para um hospital enquanto Michael enfrenta T-Bag sozinho. Após ser liberado do hospital, Sucre ainda acredita que Bellick está detendo Maricruz e então o persegue. O ex-guarda clama pelo socorro do ex-detento, que não aguenta e desmaia sem conseguir o que queria.

3a Temporada[editar | editar código-fonte]

Assim como foi na transição de 1a para a 2a temporada, a 3a temporada começa onde terminou a anterior. Sucre começa como o único dos oito fugitivos da Fox River a não ser vitimado pelas autoridades, já que até então os outros cinco ainda vivos haviam sido presos em alguma ocasião(por mais que na situação presente, Lincoln e C-Note já estivessem soltos novamente). Após se recuperar dos ferimentos causados anteriormente por T-Bag(que no atual momento estaria preso em Sona), Sucre se dá conta de toda a situação, sabendo que Michael está preso em Sona e Bellick também. Sucre compra uma arma numa loja de armas local e planeja infiltrar o presídio tanto a fim de ajudar MIchael a se soltar, quanto de ameaçar Bellick enquanto este não disser onde está a ainda desaparecida Maricruz. Bellick revela que na verdade nunca sequestrou Maricruz de fato, mas só inventou toda a história para fazer de Sucre seu refém e em seguida fazer deste seu parceiro na caça aos 5 milhões de dólares que estavam com T-Bag. Sucre então descobre que Maricruz fora despachada para Chicago, e assim ele avisa á sua amada que terá de permanecer no Panamá até as coisas se acertarem e ele poder viver uma vida calma e feliz com ela. Com isso, Sucre parte para ajudar Lincoln a resgatar Michael da prisão.

Sucre pede para Lincoln dividir o dinheiro de Westmoreland, mas Lincoln diz tê-lo perdido ao confrontar Bill Kim, e os dois se separam, mas logo Sucre retorna para Lincoln, porém embriagado por ter tomado vinho. Ele surge na porta do quarto de hotel de Lincoln, que cuida dele até que retome a consciência, e nisso os dois se tornam parceiros em missão. De início, Sucre tem a proposta de se mudar para a Colombia, onde trabalharia com exportações de migrantes para poder sustentar Maricruz e seu filho, ainda na barriga dela, e isso vira uma barreira para ele se tornar parceiro de Lincoln no plano de salvar Michael, mas após descobrir que Sara Tancredi, então sequestrada, havia sido morta pela companhia, Sucre se convence a preparar com Lincoln a rota de fuga de Sona para Michael, se tornando o novo coveiro da penitenciária, na intenção de quebrar a cerca elétrica que protege as entradas e saídas da prisão. Sabendo disso, Augusto, primo contrabandista de Lechero(líder dos prisioneiros de Sona), contacta Sucre para entregar um pacote especial á prisão em troca de um bom dinheiro. Conforme as primeiras entregas dão certo, Augusto manda Sucre fazer outras encomendas, as quais Sucre se mostra relutante, mas aceita após se sentir ameaçado. Já envolvido no plano de fuga, Sucre chega a confrontar a Companhia e quase consegue arranjar uma maneira de libertar LJ das mãos deles. Com a situação do jeito que está, Lincoln e Sucre tem a idéia de mentir para a agente da Companhia, Gretchen Morgan, que Sucre se voltou contra Lincoln e Michael, apenas para distraí-la da missão.

Porém, as intenções de Sucre e seu envolvimento com o emprego em Sona e o plano de fuga são revelados por T-Bag, que descobre tudo sobre o plano de fuga e delata ás autoridades da prisão. Como resultado, Sucre é feito refém na sala dos guardas, sendo o sexto e último dos fugitivos da Fox River(já que Lincoln havia sido exonerado e C-Note tinha sua ficha limpa, pronto a começar uma nova vida) a ser pego pelas autoridades, e o terceiro a não morrer no ato. Porém, Sucre é torturado pelos guardas, em especial pelo guarda Rafael, que ameaça enterrar Sucre vivo se ele não revelar os interesses de Michael Scofield quanto ao plano de fuga. Michael, Mahone, McGrady, Whistler e Lincoln conseguem escapar enquanto T-Bag, Bellick e Lechero(também envolvidos na fuga) são pegos pelas autoridades e ficam para trás. T-Bag mata Lechero e se torna o novo líder de Sona enquanto Sucre é jogado na mesma prisão, agora como detento.

4a Temporada[editar | editar código-fonte]

Resgate Final[editar | editar código-fonte]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Como um rapaz porto-riquenho vindo de origem humilde, desta forma tendo que batalhar arduamente para conseguir sobreviver, Sucre é um sujeito um tanto malandro, que sabe como se safar das ciladas que surgem em seu caminho e tem bastante desenvoltura para criar amizade e simpatia para com seus aliados, contatos profissionais e até inimigos, sempre dando um jeito de resolver qualquer problema e sendo sobretudo uma companhia divertida e agradável. Porém, como não é exatamente inteligente como Michael Scofield ou Alexander Mahone, isso chega a deixá-lo emocionalmente instável, chegando a se desesperar quando seus planos vão por água abaixo ou a tomar medidas desesperadas para tal, desta forma se enfurecendo com seus desafetos ou mesmo ameaçando-os.

Um assunto que o incomoda profundamente é quando utilizam Maricruz para chantageá-lo emocionalmente ou mesmo ameaçá-lo, fazendo com que Sucre se irrite ou fique bastante apavorado com a situação. Sucre também não é alvo fácil para investidas amorosas para com ele, como as tentativas sedutoras e interesseiras de Gretchen Morgan durante a terceira temporada.

Personagens ligados a Sucre[editar | editar código-fonte]

  • Maricruz Delgado(Camile Guaty) - A namorada de Sucre, que ele conheceu enquanto trabalhava em um armazém. Maricruz desperta o interesse de Hector, o primo interesseiro de Sucre. Mais tarde, ela vira a grande motivação dele para fugir da prisão, uma vez em que ele descobre que ela está grávida dele, mas vai se casar com Hector. Na segunda temporada, Maricruz abandona Hector no altar e logo reencontra Sucre no México, onde ficam morando temporariamente na casa da tia dele, até que Bellick captura Sucre e mente que Maricruz está em perigo. Na terceira temporada, Sucre se ausenta de Maricruz novamente para voltar a ela só após sua vida estar bem resolvida e após ajudar na libertação de Michael da prisão de Sona, no Panamá. Na quarta temporada, Maricruz dá a luz á filha deles, Lila Maria Sucre. A princípio, Maricruz seria interpretada pela atriz Nadine Velasquez.
  • Hector Avila(Kurt Caceres) - O primo invejoso e oportunista de Sucre, e seu rival na conquista á Maricruz. É o responsável por Sucre ser preso em Fox River, já que ele denuncia seu primo ás autoridades. Enquanto Sucre está em Fox River, Hector começa a namorar Maricruz, mais tarde tentando se casar com ela em Las Vegas. Assim que descobre que Sucre vai atrás dela, Maricruz nega o casamento e ainda foge para o local da lua de mel sem Hector, que fica enraivecido com a situação.
  • Manche Sanchez(Joseph Nunez) - Outro primo de Sucre, e também amigo deste, porém ao contrário de Hector, Manche é um amigo fiel e preocupado com o bem estar de seus queridos. Manche vai parar na mesma prisão onde está seu primo Sucre(Fox River). Manche trabalha na lavanderia da prisão, e após roubar a farda policial do guarda Roy Geary, é incluído por Sucre no plano de fuga, mas não consegue escapar juntamente aos oito fugitivos, pois seu peso causa a destruição do cabo de força, fazendo-o cair para ser capturado e levado de volta á prisão. Ele se vê obrigado a entregar o paradeiro de Sucre e dos demais caso queira passar para uma prisão de menor segurança. Na quarta temporada, Manche misteriosamente escapa e se une a T-Bag no deserto Mexicano, como um andarilho. T-Bag refere-se a ele como Sancho(em alusão á seu sobrenome Sanchez e também ao personagem Sancho Pança, enquanto T-Bag assume uma espécie de papel de Dom Quixote). Morrendo de fome no deserto, Manche ataca T-Bag, mas é acidentalmente morto por este no processo. Esse é um dos poucos casos de homicídio de T-Bag que não fora intencional.
  • Guarda Rafael(Joseph Melendez) - Um dos guardas que protegem os portões de Sona. Ele logo de início suspeita de Sucre quando este se torna o novo coveiro da prisão, antipatizando totalmente com este, já que acredita que ele tem algum envolvimento com um suposto plano de fuga. Com a fuga sendo executada, Rafael e outros guardas descobrem que Sucre estava ajudando os fugitivos a escaparem, e assim Rafael aprisiona Sucre e o tortura a fim de este revelar o paradeiro de Michael e dos demais, mas quando percebem a recusa dele em revelar o plano, lançam-no dentro da prisão.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Na terceira temporada, a sedutora agente Gretchen Morgan, agente da Companhia, se aproxima de Sucre na tentativa de ter dele alguma informação válida para cumprir seus objetivos. Sucre, em catalão, significa açúcar, por isso ele começa a chamá-lo de azúcar (açúcar em espanhol) ou docinho a partir de então.
  • Sucre utiliza dois nomes falsos após sua fuga de Fox River. Utiliza o nome de Sr. Miller quando é parado por um guarda de trânsito na estrada após roubar um carro para fugir(2a Temporada). Na cena, que ocorre depois da fuga e antes de Sucre ir para Las Vegas atrás de Maricruz, o guarda o manda encostar o veículo, no que Sucre mostra ter um cartel de multas em seu porta-luvas, com o nome de Sra. Miller. Ele se aproveita do fato para se passar por um suposto Sr. Miller(marido da suposta Sra. Miller), porém o guarda realmente desconfia dele ser quem é, e quando se afasta para alertar ás autoridades, Sucre aproveita a distração do guarda para abandonar o carro e fugir por um milharal, assim escapando.
  • O outro nome falso de Sucre é Jorge Riveras, que ele usa como coveiro de Sona, para esconder sua identidade e salvar Michael, porém é descoberta sua verdadeira identidade, delatada por T-Bag.
  • Sucre é o último dos oito de Fox River a ser capturado pelas autoridades, apenas no fim da terceira temporada, quando se tornou presidiário de Sona(por pouco tempo, já que pouco depois a mesma foi tomada por T-Bag e incendiada, tornando um caminho livre para a fuga dos demais detentos). Antes dele, Abruzzi, Tweener e Haywire foram mortos(Haywire se suicidou, motivado por Mahone, vendo que não havia outra saída para escapar das autoridades), Lincoln e Michael capturados(e então presos por um único dia. Seriam transferidos de volta a Fox River, mas conseguiram escapar, aproveitando um momento de distração dos policiais), C-Note fora preso(porém exonerado, tendo ficha limpa poucos dias depois) e T-Bag fora mandado para Sona entre o fim da segunda e início da terceira temporada. Sucre é o único dos oito fugitivos que passou toda a segunda temporada sem ser pego.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fernando Sucre