Fortaleza de Mormugão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fortaleza de Mormugão
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Fortaleza de Mormugão localizava-se na ponta sul da foz do rio Zuari, em Mormugão, no estado de Goa, na costa oeste da Índia.

História[editar | editar código-fonte]

Esta fortificação foi erguida por determinação do Vice-rei do Estado Português da Índia, D. Francisco da Gama, 4.° conde da Vidigueira, em seu segundo governo, para defesa da barra sul de Goa, então capital do Estado da Índia.

As suas obras iniciaram-se em 1624, conforme a antiga inscrição epigráfica. Nesse século, devido às contínuas pestes e ataques que flagelavam Goa, os Vice-reis cogitaram transferir a capital da Índia Portuguesa para Mormugão, para o que foram erguidos alguns edifícios. Os elevados custos do projeto levaram ao seu abandono.

A praça foi perdida em 1737, quando da invasão dos Maratas.

No século XIX, Nova Goa (atual Panjim) transformou-se na nova capital.

Em nossos dias, o antigo forte encontra-se severamente arruinado.

Características[editar | editar código-fonte]

Apresentava planta retangular, com as dimensões de 330 por 88 metros, com balurtes nos vértices (pentagonais pelo lado de terra e quadrangulares pelo lado do mar). Em seu interior erguiam-se as edificações de serviço. Uma cortina em "V", com uma torre circular no ângulo, defendia o seu acesso ao ancoradouro.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • AZEVEDO, Carlos de. A Arte de Goa, Damão e Diu. Lisboa: Comissão Executiva do V Centenário do Nascimento de Vasco da Gama (1469-1969), 1970. plantas, fotos p/b.

Ver também[editar | editar código-fonte]