Fundação Casa de Rui Barbosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a entidade de Salvador, veja Casa de Ruy Barbosa (Salvador).
Fundação Casa de Rui Barbosa
Coat of arms of Brazil.svg
Tipo fundação
Fundação 1924
Pessoas-chave Marta de Sena (Presidenta atual)
Website oficial Página da fundação no Facebook

A Fundação Casa de Rui Barbosa é uma instituição subordinada ao Ministério da Cultura do Brasil, que leva o nome do jurista, senador, acadêmico e ex-ministro da fazenda Rui Barbosa, funcionando na casa onde este morava na rua São Clemente, 134, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, quando de sua atuação político-intelectual.

A casa preserva o mobiliário e a biblioteca com mais de 35 000 volumes que pertenceram ao jurista, acrescidos dos acervos de João Mangabeira, Luís Viana Filho e, mais recentemente, todo acervo da biblioteca do bibliófilo Plínio Doyle, especializada em literatura brasileira. Cabe, à Fundação Casa de Rui Barbosa, administrar esse patrimônio, além de promover e publicar estudos e pesquisas sobre a atuação de seu patrono. Destina-se, portanto, ao fomento da produção intelectual, consulta bibliográfica e preservação memorial.

História[editar | editar código-fonte]

O museu-casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro

Rui Barbosa foi uma das mais conhecidas figuras da história do Brasil. Nascido na Bahia em 5 de novembro de 1849, fixou-se no Rio de Janeiro em 1879, ao ser eleito para a Assembleia Legislativa da Corte Imperial.

Ganhou prestígio como orador, jurista e jornalista defensor das liberdades civis e foi, por duas vezes, candidato à Presidência da República.

Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional.

A casa em que viveu de 1895 a 1923, ano de sua morte, foi adquirida em 1924, com todo o seu acervo, pelo governo brasileiro. Desde 1930, é o Museu Casa de Rui Barbosa, que conserva os móveis e objetos da família, a biblioteca e sua extensa produção intelectual, reunida em arquivos.

Transformação em fundação[editar | editar código-fonte]

A casa de Rui Barbosa teve sua natureza jurídica efetuada como fundação em 1966, por meio da Lei Federal nº 4.943, de 6 abril de 1966[1].

Lista de ex-presidentes[editar | editar código-fonte]

Lista a completar

  • Lia Calabre (historiadora) - 2015 a 2016
  • Marta de Senna (Doutora em literatura) - 2016-atual[2]
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fundação Casa de Rui Barbosa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4943.htm[ LEI Nº 4.943, DE 6 DE ABRIL DE 1966]. Palácio do Planalto. Acesso em 14 de agosto de 2016.
  2. [Marta de Senna é nova presidente da Casa de Rui Barbosa http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/323267-marta-de-senna-e-nova-presidente-da-casa-de-rui-barbosa.html.] Acesso em 14 de agosto de 2016