Golpe Baixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre um filme com Burt Reynolds. Para o filme com Adam Sandler e Chris Rock, veja The Longest Yard.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Longest Yard
Golpe Baixo (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1974 •  cor •  121 min 
Direção Robert Aldrich
Roteiro Albert S. Ruddy
Tracy Keenan Wynn
Elenco Burt Reynolds
Eddie Albert
Género policial
ação
Idioma inglês

The Longest Yard (pt/br: Golpe Baixo[1][2]) é um filme estadunidense de 1974 do gênero ação e comédia, dirigida por Robert Aldrich. Foi um dos maiores êxitos de bilheteria de Burt Reynolds nos anos 70, consagrando seu estilo durão, conquistador e engraçado.

O filme foi regravado em 2001, com o título de Mean Machine e , em 2005, foi lançado um remake homônimo com Adam Sandler, Chris Rock e o próprio Burt Reynolds.

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O astro de futebol americano Paul "Wrecking" Crewe é obrigado a parar de jogar quando é acusado de aceitar dinheiro para "entregar" um jogo. Depois de uma bebedeira, briga com sua namorada rica e sai com o caro carro esporte dela (um Bentley). Ela chama a polícia acusando-o de roubo e, depois de uma perseguição pela cidade de Palm Beach, Flórida, Crewe joga o carro no rio. Ele é preso e acaba sendo enviado para um presídio onde o diretor mantém um time amador de futebol, no qual os jogadores são os guardas da prisão. O diretor, Rudolph Hazen, quer que Crewe organize os detentos para uma partida de exibição contra o time dele. Crewe a princípio se nega, mas depois acha uma boa oportunidade para "surrar" alguns guardas autoritários e passa a convencer os presidiários mais violentos a formarem a equipe.

Premiação[editar | editar código-fonte]

Venceu o Globo de Ouro de 1975 como melhor filme de comédia.


Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.