Grupo Santana (geologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grupo Santana
Distribuição estratigráfica: Cretáceo Superior 115–108 Ma
Grupo Santana (geologia)
Inseto da ordem Orthoptera.
Tipo Grupo
Sub-unidades Formação Crato
Formação Ipubi
Formação Romualdo
Litologia
Localização
Homenagem Santana do Cariri, CE
País  Brasil

Grupo Santana é um grupo geológico de acumulações sedimentares localizada na Chapada do Araripe, entre Pernambuco e Ceará, na Região Nordeste do Brasil.[1][2] O nome da formação geológica é uma homenagem à cidade de Santana do Cariri, localizada na base da chapada. Os estratos foram definidos durante o período cretáceo, mais especificamente entre as idades aptiana e cenomaniana.

O grupo Santana subdivide-se nas formações Crato, Ipubi e Romualdo.

Este grupo sedimentar apresenta grande diversidade de fósseis, muitos deles bastante conservados. Já foram encontrados diversos exemplares de dinossauros, pterossauros, répteis, anfíbios, invertebrados e plantas. A tafonomia incomum do local resulta em acreções calcárias que forma nódulos ao redor dos organismos mortos, preservando partes de sua anatomia.

No local, são exploradas minas de calcário e outros minerais usados em construção civil, o que coloca em risco a preservação da unidade.

Eoproscopia martilli.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Grupo Santana era anteriormente descrito como pertencente ao Grupo Araripe.[3] A Formação fossilífera Santana foi anteriormente definida como contendo os Membros Crato e Romualdo, mas a redefinição da estratigrafia levou ao estabelecimento do Grupo Santana, substituindo a parte média do Grupo Araripe e os antigos membros Crato, Ipubi e Romualdo foram elevados para separar formações.[4][5]

Paleobiota[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Marcos André Sales. Contribuições à paleontologia de terópodes não-avianos do mesocretáceo do Nordeste do Brasil (PDF) (Tese). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p. 18 
  2. Brito, Ignacio Machado (1989). «A Formação Santana na Chapada do Araripe». Anuário IGEO. 12: 70 
  3. Scherer et. al, 2013 p.28}}
  4. Assine 1992, p. 291
  5. Fabin et al., 2018, p.2050

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.