Irritator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaIrritator
Irritator dinosaur.png

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Spinosauridae
Género: Irritator
Esqueleto dum Irritator
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Irritator

Irritator challengeri é um dinossauro Espinossaurídeo parecido com o Espinossauro. Viveu no início do Cretáceo, há mais ou menos 110 milhões de anos. As estimativas indicam um comprimento de 8 metros e 1 tonelada para uma altura de 3 metros.

Foi chamado assim pelos paleontólogos Martill, Cruikshank, Frey, Small e Clarke em 1996. O único fóssil conhecido, é apenas um crânio de 80 centímetros descoberto no Brasil, tendo sido este, muito obscurecido pelos amadores que o descobriram e o venderam ilegalmente, já que o comércio de fósseis é proibido no Brasil. Sabendo que a sua recuperação foi complicada, o nome dele vem desse facto, irritator vem da irritação que os paleontólogos tiveram para consertar o fóssil. O nome da espécie challengeri provém da personagem do professor Challenger criado por Arthur Conan Doyle no romance O Mundo Perdido.

É muito parecido com outro spinosauridae, o Angaturama limai, que vivia na mesma zona geográfica e época, do qual os restos completam curiosamente bem o crânio de Irritator, o que tudo indica que possam ser da mesma espécie ou até o mesmo espécime.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.