Angaturama limai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Irritator)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAngaturama
Irritator challengeri mount 01.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Spinosauridae
Género: Angaturama
Nome binomial
Angaturama limai
Kellner & Campos, 1996

Angaturama limai foi um Spinosauridae de porte médio que viveu no Cretáceo inferior, a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará. Caracteriza-se pelo focinho longo, patas posteriores impressionantemente bem desenvolvidas - que são as características da família - e por ter as narinas bem a frente dos olhos e uma protumberância, crista, na frente da cabeça, assim como nas aves. Provavelmente se alimentava de peixes, como o Barionix. Seus fósseis escassos impossibilitam uma medição exata de seu tamanho e peso.

É notável que uma outra espécie, o Irritator, pode ser da mesma espécie do Angaturama. Nesse caso, o nome Irritator deverá prevalecer, por ter sido nomeado antes.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra Angaturama deriva do Tupi e quer dizer "nobre". Na cultura tupi, Angaturama é um espírito protetor.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Como um dinossauro da família dos espinossaurídeos, possuía as características comuns a esses dinossauros: Cabeça longa, muito parecida com a de um crocodilo e braços grandes e fortes - algo incomum entre os terópodes. Não se sabe se ele possuía ou não uma vela nas costas, como a de seu parente Espinossauro, já que apenas foram descobertos ossos do crânio do animal. Possuía uma crista na ponta do crânio, e suas narinas ficavam exatamente a frente dos olhos, como nas aves.

Suas dimensões são muito dificeis de ser medidas, pois não há muitos fósseis disponíveis atualmente. Comparando o tamanho dos ossos já encontrados com o de outros espinosaurídeos, pode-se chegar a uma estimativa, que fica entre os 5 e 6 metros de comprimento, os 500 a 600 kg de peso e 2,0 m de altura.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Como os seus parentes, o Angaturama deveria ser piscívoro, no máximo alimentando-se de algum dinossauro pequeno ou de algum pterossauro. Assim como os outros espinossaurídeos, provavelmente não conseguiria derrubar uma grande presa, assim priorizando a dieta baseada em peixes.

Irritator[editar | editar código-fonte]

A comparação do tamanho de um Irritator com o humano

Quando o Angaturama foi descoberto, em 1996, um outro dinossauro já havia sido encontrado, o Irritator, do qual, se tem fósseis do crânio que se encaixam perfeitamente com os do primeiro. Isso pode levar a crer que ambos possam ser a mesma espécie, ou até mesmo, o mesmo espécime. Se for comprovado isso, o nome Irritator Challengeri terá prioridade, pois foi registrado antes.

Referências

  • Kellner, A.W.A. & D.A. Campos, 1996. First Early Cretaceous dinosaur from Brazil with comments on Spinosauridae. N. Jb. Geol. Paläont. Abh. 199 (2): 151-166.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Angaturama limai