Ilokelesia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ilokelesia
Intervalo temporal: Cretáceo Superior
~95 Ma
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: Abelisauridae
Gênero: Ilokelesia
Coria & Salgado, 1998
Espécies:
I. aguadagrandensis
Nome binomial
Ilokelesia aguadagrandensis
Coria & Salgado, 1998

Ilokelesia é um gênero de dinossauro abelissaurídeo. Seu nome significa "lagarto comedor de carne".

Ele já foi considerado um ceratossauro basal, mas estudos sugeriram que ele era um abelissaurídeo verdadeiro. Seus fósseis foram achados na Argentina.[1]

O Ilokelesia era um terópode de porte médio, com cerca de 5 metros de comprimento e pesando em torno de 250 quilos. Possuía características típicas de outros terópodes, como dentes afiados e garras nas patas dianteiras. No entanto, diferenciava-se de outros terópodes por possuir uma bacia mais larga e uma cauda curta em comparação com o comprimento do corpo.

Os estudos sobre o Ilokelesia ainda são limitados devido à escassez de fósseis encontrados, mas sua descoberta fornece mais informações sobre a diversidade dos terópodes que habitaram a região que hoje é a Argentina. Acredita-se que o Ilokelesia fosse um predador que se alimentava de pequenos animais, como lagartos e mamíferos primitivos.

Apesar de não ser tão conhecido quanto outros dinossauros, o Ilokelesia é importante para a compreensão da evolução desses animais durante o período Cretáceo e para a compreensão da diversidade de fauna que habitava a região sul da América do Sul naquela época.

Referências

  1. Holtz, Thomas R. Jr. (2012) Dinosaurs: The Most Complete, Up-to-Date Encyclopedia for Dinosaur Lovers of All Ages, Winter 2011 Appendix.
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.