Galimimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gallimimus)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGallimimus
Ocorrência: Cretáceo Superior
70 Ma
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Clado: Ornithomimosauria
Família: Ornithomimidae
Género: Gallimimus
Osmólska, Roniewicz & Barsbold, 1972
Espécie-tipo
Gallimimus bullatus
Osmólska, Roniewicz & Barsbold, 1972

O galimimo (Gallimimus bullatos, do latim "imitação de galinha") foi uma espécie de dinossauro onívoro e bípede que viveu durante o Cretáceo Superior. Media em torno de 6 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava cerca de 150 quilogramas.

O galimimo viveu na Ásia e foi encontrado na Mongólia. Sua alimentação era bastante variada, se alimentava de plantas, ovos, pequenos animais e insetos.

Seu nome significa "imitação de galinha" devido ao formato de seu corpo. Ele corria como uma avestruz.

Era o maior dos "dinossauros-avestruz". A velocidade desse animal é estipulada através de uma combinação de duas coisas: a primeira vem da estrutura do esqueleto e a segunda, da velocidade e estilo dos avestruzes. Os galimimos corriam entre 35 e 70 km/h.

Pensava-se que eram herbívoros mas agora crê-se que eram omnívoros (que se alimentavam de vegetais e carne),[1] sendo as suas garras bons utensílios para capturar insetos e pequenos répteis.

A sua cabeça era pequena e tinha um bico achatado e sem dentes. Possuía olhos grandes, logo teria sem dúvida uma boa visão. O seu corpo era pequeno e compacto e o pescoço pequeno e flexível e o galimimo colocava a sua cauda na horizontal para ter equilíbrio quando corria. As suas patas anteriores tinham três dedos com garras pontiagudas e as longas patas posteriores também acabavam em garras.

Esqueleto de galimimo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Gallimimus: Melbourne Museum». Consultado em 18 de janeiro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.