Ceratossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaCeratossauro
Ceratosaurus mounted.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Ceratosauridae
Género: Ceratosaurus

O ceratossauro (Ceratosaurus nasicornis, do latim "lagarto de chifre nasal") foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu no final do período Jurássico. Foi um dos maiores predadores do seu período (o período jurássico), parecido com o alossauro, mas menor; media de 4,5 a 6 metros de comprimento e pesava de 500 a 1000 quilogramas. Era capaz de caçar muitos animais de sua época, como driossauros e estegossauros. Poderia caçar até mesmo os grandes saurópodes, já que não era o maior dos predadores do Jurássico, mas era grande o suficiente para matar enormes animais.

Restos fossilizados deste gênero foram encontrados na América do Norte e em Portugal[1]. Uma das características que o distingue dos demais carnívoros com a mesma distribuição paleogeográfica é a presença de pequenos chifres que lhe ornamentavam o crânio, além de 4 dedos nas patas dianteiras, em vez de 3.

Espécies de Ceratosaurus[editar | editar código-fonte]

  • Ceratosaurus ingens
  • Ceratosauros magnicornis
  • Ceratosauros dentisulcatus
  • Ceratosauros stechowi
  • Ceratosauros meriani


Referências

  1. O Mateus, MT Antunes. 2000. Ceratosaurus sp. (Dinosauria: Theropoda) in the Late Jurassic of Portugal. 31st International Geological Congress. Rio de Janeiro, Brazil


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.