Aviatyrannis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaAviatyrannis jurassica
Ocorrência: Jurássico Superior
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Superfamília: Tyrannosauroidea
Género: Aviatyrannis
Rauhut, 2003
Espécie: A. jurassica
Nome binomial
Aviatyrannis jurassica
Rauhut, 2003

Aviatyrannis é um género de dinossauro Tyrannosauridae que viveu na fase Kimmeridgiano do Jurássico. Os fósseis foram encontrados em Portugal. Foi descrito por Oliver Rauhut em 2003. O nome significa "tirano avó Jurássico". Aviatyrannis é um dos mais antigos tiranossauros já encontrados, (o mais antigo foi Guanlong, ou possivelmente, Iliosuchus).

Aviatyrannis pode ter sido um contemporâneo de outro tiranossauro antigo, o Stokesosaurus americano. Aviatyrannis foi inicialmente atribuído ao mesmo Stokesosaurus, bem como a natureza fragmentária do referido material não resolver totalmente a possibilidade de que os dois táxons são sinônimos.

Como outros tiranossauros cedo, Aviatyrannis foi bastante pequeno. O holótipo (IPFUB Gui Th 1), por exemplo, é um ílio com apenas 90 milímetros de comprimento. A espécie-tipo, JURASSICA Aviatyrannis, foi descrita por Rauhut em 2003.

A comparação do tamanho de um Aviatyrannis com o do humano

Referencias[editar | editar código-fonte]

  • Oliver W. M. Rauhut.. (2003). "A tyrannosauroid dinosaur from the Upper Jurassic of Portugal". Palaeontology 46 (5): 903–910. DOI:10.1111/1475-4983.00325.
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.