Henry Martin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o político e juiz do século XVII, veja Henry Marten (morto em 1641).

Henry Martin (18 de fevereiro de 1781 - 16 de Outubro de 1812) foi um sacerdote anglicano e missionário na Índia e Pérsia.

Henry Martyn

Nascido em Truro, Cornualha, ele foi educado na escola primária de Truro e no St John's College, Cambrígia. Uma chance de encontro com Charles Simeon o levou a se tornar um missionário. Ele foi ordenado um sacerdote na Igreja da Inglaterra e se tornou um capelão da Companhia Britânica das Índias Ocidentais.

Martyn chegou à índia em Abril de 1806, onde ele pregava e ocupava a si mesmo no estudo de linguística. Ele traduziu o Novo Testamento inteiro em Urdu, Persa e Judaico-Pérsico. Ele traduziu também os Salmos ao Persa e o Livro de Oração Comum ao Urdu. Da índia, ele partiu para Bushire, Shiraz, Isfahan, e Tabriz.

Martyn tinha aproveitado a febre, e, embora a praga estivesse no auge em Tocate, ele foi forçado a parar ali, incapaz de continuar. Em 16 de outubro de 1812, ele morreu. Ele foi lembrado por sua coragem, abnegação e sua devoção religiosa. Em partes da Comunhão Anglicana ele é celebrado com um Festival Menor em 19 de outubro.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Martyn nasceu em Truro, Cornualha. Desde cedo, contraíram tuberculose ele e seus quatro irmãos. Seu pai, John Martyn, foi um "capitão" ou o agente mineiro em Gwennap. Quando com 7 anos, ele foi educado na escola primária de Truro sob o Dr. Cardew e ele entrou no St John's College, Cambridge, no Outono de 1797, e foi o matemático sênior e primeiro premiado de Smith, em 1801. Em 1802, ele foi escolhido como um fellow de sua faculdade. [2] Conhecido como o aluno que “não perdia tempo”, formou sua licenciatura em filosofia e letras nesse mesmo ano, tendo formado depois seu mestrado na mesma área e concluído teologia em 1805. Após a morte de seu pai por tuberculose e uma repreensão divina contra seu desejo de se alcançar grandes coisas, ele perdeu o interesse no estudo e passou a interessar pela Bíblia.

Ele tinha a intenção de ir para o bar, mas no prazo outubro de 1802, ele teve a chance de ouvir Charles Simeon falando da boa feitura na Índia por um único missionário, William Carey, e algum tempo depois disso, ele leu a vida de David Brainerd, um missionário aos índios americanos. Considerava ele sua vida demasiado curta, desejando então, dá-la à causa de Cristo até à morte, em semelhança a Brainerd. Ele resolveu, portanto, se tornar um missionário. Passou a ter o costume de levantar cedo, de madrugada, e andar sozinho, pelos campos em oração a Deus. Devido a isso, abandonou de vez o plano de ser advogado. Até então, ele "não podia consentir em ser pobre por amor a Cristo".

Em 22 de outubro de 1803, ele foi ordenado diácono em Ely, e depois sacerdote, e serviu como coadjutor de Simeão na Igreja da Santíssima Trindade, assumindo o controle da freguesia vizinha de Lolworth. [2]

Com seu forte desejo de alcançar os povos estrangeiros com a mensagem do Evangelho, Martyn teve de passar por um dilema: Sua futura sogra não consentiria em deixar sua filha, Lydia Grenfield, casar-se com Martyn e ir com ele à índia.

Mas, depois de ver o exemplo de Brainerd, que abriu mão de uma vida tranquila e normal com sua noiva para dar sua vida aos índios, por fim, Henrique Martyn, também obedeceu à voz de Deus e sacrificou sua vontade em prol da salvação dos perdidos. Ao embarcar para a Índia, em 1805, escreveu: "Se eu viver ou morrer, que Cristo seja magnificado pela colheita de multidões para Ele".

Obra missionária[editar | editar código-fonte]

Martyn queria oferecer seus serviços à Sociedade Missionária da Igreja, quando um desastre financeiro na Cornualha privou a ele e à sua irmã solteira da renda que seu pai havia deixado para eles. Era necessário que Martyn ganhasse uma renda que sustentasse sua irmã, bem como a si mesmo. [3] Ele, em conformidade, obteve uma capelania sob a Companhia Britânica das Índias Orientais e partiu para a Índia em 5 de Julho de 1805. [2] Duas de suas irmãs faleceram a este tempo pela tuberculose.

A caminho da índia, em novembro do mesmo ano, seu navio aportou em Salvador, Bahia, até então a capital do Brasil. Tendo ele o costume de registrar tudo em seu diário, quando admirado pela evidente idolatria católica na cidade, fez a seguinte anotação, no dia 12 de novembro:

Que feliz missionário será enviado para proclamar o nome de Jesus a estas regiões ocidentais? Quando será que esta linda terra se libertará da idolatria e do cristianismo espúrio? Cruzes existem em abundância, mas quando a doutrina da cruz será pregada?

Em sua viagem ao Oriente, aconteceu de Martyn estar presente na conquista britânica da Colônia do Cabo em 8 de janeiro de 1806. Ele passou aquele dia cuidando dos soldados moribundos e esteve angustiado por ver os horrores da guerra. Ele teria a sensação de que era o destino da Grã-Bretanha converter, e não colonizar, o mundo. [4] Ele escreveu em seu diário:

Eu orei para que... a Inglaterra, enquanto, ela enviasse o trovão de suas armas às regiões distantes do globo, não ficasse orgulhosa e ímpia em casa; mas pudesse mostrar-se realmente grande, ao enviar os ministros da sua igreja a difundirem o evangelho da paz. [4]

Índia[editar | editar código-fonte]

Quando se aproximava do seu destino, passou um dia inteiro em jejum e oração. Tendo inteiro senso de responsabilidade de pregar aos perdidos e de como grande era o sacrifício da Cruz, continuava a repetir: "Tenho posto vigias sobre os teus muros, ó Jerusalém; eles não se calarão jamais em todo o dia nem em toda a noite: não descanseis vós os que fazeis lembrar a Jeová, e não lhe deis a Ele descanso, até que estabeleça, e até que ponha a Jerusalém por objeto de louvor na terra!" (Isaías 62.6).

Martyn chegou à Índia em 21 de abril de 1806, e durante alguns meses, ele esteve estacionado em Aldeen, perto de Serampore. Em outubro de 1806, ele passou a Dinapore, onde ele logo foi capaz de conduzir o culto entre os habitantes locais no vernáculo, e estabeleceu escolas. [5] Deparando-se horrorizado diante da idolatria indiana, ele relata em seu diário:

Eu tremi, como se estivesse de pé nas redondezas do inferno.

Em abril de 1809, ele foi transferido para Kanpur, onde ele pregou aos britânicos e aos indianos em sua própria combinação, apesar das interrupções e ameaças dos não cristãos locais. [3]

Sua chegada à Índia foi, também, em resposta à oração de outros cristãos. A necessidade era tão grande nesse país, que os poucos obreiros concordaram em se reunirem em Calcutá, de oito em oito dias, para pedirem a Deus que enviasse um homem cheio do Espírito Santo e poder à Índia. Martyn, logo ao desembarcar, foi recebido alegremente por eles como a resposta às suas orações.

Ele ocupou-se em estudo linguístico, e já tinha, durante a sua residência em Dinapore, se empenhando na revisão das folhas de sua versão hindustani do Novo Testamento, terminada em março de 1808. Ele agora traduziu todo o Novo Testamento para o urdu também, e em persa (fevereiro de 1812), duas vezes. Ele traduziu os Salmos em persa, os Evangelhos em judaico-persa, e o Livro de Oração Comum em urdu, a despeito da falta de saúde e "do orgulho, pedantismo e fúria do seu chefe munshi Sabat". [6] Encomendado pelos médicos a ter uma viagem por mar, ele recebeu permissão para ir à Pérsia e corrigir o seu Novo Testamento persa. De lá, ele queria ir para a Arábia, e lá compor uma versão em árabe. [2] Em 1 de outubro de 1810, depois de ter visto o seu trabalho em Kanpur recompensado no dia anterior, pela abertura de uma igreja, ele partiu para Calcutá, de onde ele partiu em 7 de janeiro de 1811 para Bombaim. O navio aportou no seu aniversário de 30 anos. [5]

Viagem final e morte[editar | editar código-fonte]

De Bombaim, ele partiu para Bushire, levando cartas do Sir John Malcolm aos homens de posição de lá, como também em Xiraz e Isfahan. Depois de uma viagem cansativa da costa, ele chegou a Shiraz e logo foi mergulhado em discussão com os disputantes de todas as classes, "sufistas, muçulmanas, judaicas, muçulmanas judaicas, até mesmo armênias, todas ansiosas para testar seus poderes de discussão com o primeiro sacerdote inglês que os tinha visitado". [6] Em seguida, ele viajou para Tabriz para tentar apresentar-se ao com sua tradução do Novo Testamento, o que não foi bem sucedido. Sir Gore Ouseley, o embaixador britânico do xá, foi incapaz de realizar um encontro, mas fez com que entregassem o manuscrito. Embora Martyn não pudesse apresentar a Bíblia em pessoa, o xá, mais tarde, lhe escreveu uma carta:

Na verdade (disse a carta régia de agradecimento ao embaixador), através dos esforços versados e não remetidos do reverendo Henry Martyn, foi traduzido num estilo mais condizente com os livros sagrados, que está em uma dicção fácil e simples... O conjunto do Novo Testamento é concluído da forma mais excelente, uma fonte de prazer para a nossa mente iluminada e augusta. [7]

Neste momento, ele foi tomado pela febre, e depois de uma recuperação temporária, teve que buscar uma mudança de clima. Ele partiu para Constantinopla, onde ele pretendia voltar em licença para a Inglaterra para recuperar sua força e recrutar ajuda para as missões na Índia. [3] Em 12 de setembro de 1812, ele começou com dois funcionários da Armênia e atravessou o rio Aras. Instigado a partir de um lugar para outro pelo seu guia tártaro, eles cavalgaram de Tabriz a Erevã, de Erevã para Kars, e de Kars a Erzurum. Eles partiram de Erzurum e embora a peste estivesse no auge em Tocate, ele foi forçado a parar por ali, incapaz de continuar. Ele escreveu o fim de seu diário, no dia 6 de outubro. Ele dizia, em parte:

Ó! Quando é que vão aparecer os novos céus e a nova terra onde habita a justiça? Lá, de modo algum entrará qualquer coisa que contamine o ser humano; nenhuma maldade que faça as pessoas piores do que as bestas selvagens; nenhuma corrupção destas que trazem a miséria da mortalidade deve ser vista ou ouvida neste lugar! [5]

Em 16 de Outubro 1812, ele morreu solteiro e foi dado um enterro cristão pelo clero armênio. [2]

Em 1823, onze anos depois, um inglês residente em Bagdá erigiu um monumento sobre o túmulo de Martyn com os seguintes dizeres:

Ao rev. Henry Martyn, um pastor e missionário inglês, servo piedoso, versado e fiel, que, voltando à sua terra natal, o Senhor o chamou para sua alegria eterna.

Dele foi ouvido dizer: "Deixe-me queimar-me para Deus". Uma indicação do seu zelo pelas coisas de Deus.

Legado[editar | editar código-fonte]

Sua devoção a suas tarefas ganhou muita admiração na Grã-Bretanha, e ele foi o herói de uma série de publicações literárias. [2] O Epitáfio de Thomas Babington Macaulay, composto no início de 1813, testemunhou a impressão causada por sua carreira:

Epitáfio sobre Henry Martyn
Here Martyn lies. In Manhood's early bloom

The Christian Hero finds a Pagan tomb.
Religion, sorrowing o'er her favourite son,
Points to the glorious trophies that he won.
Eternal trophies! not with carnage red,
Not stained with tears by hapless captives shed,
But trophies of the Cross! for that dear name,
Through every form of danger, death, and shame,
Onward he journeyed to a happier shore,

Where danger, death, and shame assault no more.
(Aqui reside Martyn. Em floração precoce da virilidade
O herói cristão encontra uma tumba pagã.
A religião, sofrendo com seu filho favorito,
Aponta para os troféus gloriosos que ele ganhou.
Troféus eternos! Não com carnificina vermelha,
Não manchados de lágrimas derramadas por prisioneiros infelizes,
Mas troféus da Cruz! Por esse querido nome,
Através de cada tipo de perigo, morte e vergonha,
Avante ele viajou para uma praia mais feliz,
Onde o perigo, a morte e a vergonha não assaltam mais.)

Uma instituição foi criada em seu nome, na Índia, chamada Instituto Henry Martyn: Um Centro Interconfessional para a Reconciliação e a Investigação, Hyderabad, Índia. [8] John McManners escreveu em sua História Ilustrada do Cristianismo Oxford que Martyn era um homem lembrado por sua coragem, abnegação e sua devoção religiosa. [4] Em partes da Comunhão Anglicana, ele é comemorado com um Festival Menor em 19 de outubro. [2]

A Confidência Henry Martyn, baseada em Cambridge, Inglaterra, pode traçar a sua história até 1897, em um momento de grande entusiasmo em Cambridge por missões no exterior, quando o recurso foi lançado para a “Biblioteca Missionária Proposta pela Universidade de Cambridge", a ser instalada no Hall de Henry Martyn, erguido dez anos antes.

A Biblioteca Henry Martyn abriu no Hall em 1898, e lá permaneceu como uma pequena coleção de biografias missionárias e outros livros até 1995. A evolução da Biblioteca Henry Martyn para o presente Centro Henry Martyn começou em 1992, quando Canon Graham Kings, agora bispo de Sherborne, foi nomeado como o primeiro Professor Henry Martyn em Missiologia na Federação Teológica Cambridge.

Em 1999, o Centro tornou-se um associado do Instituto Teológico da Federação de Cambridge, um dos maiores provedores de educação teológica no Reino Unido.

Hoje, o Centro continua a procurar promover o estudo da missão e do cristianismo mundial, o desenvolvimento de fortes ligações com centros de estudo da missão ao redor do mundo e cumprir a mesma meta que foi afirmada pelos fundadores da Biblioteca, em 1897.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Henry Martyn Hall, Cambridge, construído em 1887
  • Santos no Anglicanismo
  • Lista de missionários na Índia
  • John Gilchrist (linguísta)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Martyn, Henry (MRTN797H)[ligação inativa]". A Cambridge Alumni Database. University of Cambridge.
  2. a b c d e f g F. L. Cross, E. A. Livingstone, ed. (13 March 1997). The Oxford Dictionary of the Christian Church, 3rd edition. USA: Oxford University Press. p. 1046. ISBN 019211655X.
  3. a b c   Lee, Sidney, ed. (1893). "Martyn, Henry". Dictionary of National Biography 36. London: Smith, Elder & Co.
  4. a b c (1990) McManners, John. Oxford Illustrated History of Christianity. Oxford University Press, 457. ISBN 0-19-822928-3
  5. a b c (1837) Wilberforce, Samuel (ed.). Journal and Letters of the Rev. Henry Martyn B.D.. London: Seeley and Burnside.
  6. a b   This article incorporates text from a publication now in the public domain: Chisholm, Hugh, ed. (1911). Encyclopædia Britannica (11th ed.). Cambridge University Press.
  7. Padwick, Constance (1953). Henry Martyn, Confessor of the Faith. London: Inter-Varsity Fellowship. p. 172.
  8. www.hmiindia.org
  9. http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/322/henry-martyn-o-turista-que-passou-quinze-dias-em-salvador-de-1805
  10. Heróis da Fé (pdf)

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Padwick, Constance. Henry Martyn: Confessor of the Faith, Inter-Varsity Fellowship: London (1953).
  • Bentley-Taylor, David. My Love Must Wait: the Story of Henry Martyn, Downers Grove: IVP (1975).
  • Henry, B. V. Forsaking All for Christ: A Biography of Henry Martyn London: Chapter Two, 2003.
  • Sargent, John. Memoir of the Rev. Henry Martyn B. D., London: Hatchard (1816). Links to editions from 1820 and 1844
  • Kellsye M. Finnie, Beyond the Minarets: A Biography of Henry Martyn Bromley: STL Books, 1988
  • Smith, George. Henry Martyn, Saint and Scholar, London: Religious Tract Society (1892).
  • Isaac, Peter. A history of Evangelical Christianity in Cornwall, Privately published; Polperro, Cornwall (1999) – contains a chapter about Martyn, who was born in Cornwall

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este texto foi traduzido e adaptado do artigo Henry Martyn da Wikipédia em inglês.
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Henry Martin
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.