Imperatriz Kogyoku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imperatriz Kogyoku
Imperatriz Kogyoku
Imperador de Japão Japão
Período 642 até 645
Antecessor(a) Imperador Jomei
Sucessor(a) Imperador Kōtoku
Dados pessoais
Nascimento 594
Morte 661 (67 anos)
linkWP:PPO#Japão

Imperatriz Kogyoku (皇極天皇, Kogyoku-tennō?, 594-661) [1] foi a 35º Imperadora do Japão, na lista tradicional de sucessão[2].

Vida[editar | editar código-fonte]

Antes da sua ascensão ao trono, seu nome era Ametoyo Takara Ikashi Hitarashi hime.

A Princesa Takara (Takara no miko) era bisneta do Imperador Bidatsu. E se tornou esposa e imperatriz consorte de seu tio Imperador Jomei. Após a morte deste é entronizada como Imperatriz Kogyoku [3].

Kogyoku reinou de 642 a 645. Kogyoku e Saimei foram a mesma pessoa, que reinou por duas vezes como imperatriz do Japão. Ela foi a segunda mulher a ascender ao Trono do Crisântemo [4].

Durante seu primeiro reinado o Clã Soga assume o poder na pratica. Seu filho Príncipe Naka-no-Ōe planejou um Golpe de Estado e matou Soga no Iruka na Corte em frente a seu trono, no episódio conhecido como Incidente de Isshi. A Imperatriz, chocada com o incidente, abdicou ao trono em 645 com 51 anos de idade, em favor do Imperador Kōtoku [5] .




Precedido por
Jomei
Japanese Imperial Seal.svg -- 35º Imperatriz do Japão
642 - 645
Sucedido por
Kōtoku




Referências

  1. Agência da Casa Imperial: 皇極天皇 (35) (em japonês)
  2. Isaac Titsingh, "Kogyoku" em Annales des empereurs du japon, (em francês) Paris: Royal Asiatic Society, Oriental Translation Fund of Great Britain and Ireland p. 43 OCLC 5850691.
  3. William George Aston Nihongi: chronicles of Japan from the earliest times to A.D. 697 Volume 2 (em inglês), Pub. for the Society by K. Paul, Trench, Trübner, 1896 p. 265.
  4. A imperatriz que reinou antes de Kogyoku foi Suiko; e as mulheres de soberanos que reinaram após Kogyoku foram:(a) Jito (b) Gemmei, (c) Koken (Shotoku), (d) Meisho, e (e) Go-Sakuramachi . No período Meiji, Jingo foi excluída da lista tradicional de sucessão.
  5. Soga Iruka in Encyclopedia Britannica on Line, Página visitada em 29 de março de 2014

Ver também[editar | editar código-fonte]