Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana - IHGFS - fundado em 18 de março de 2004, sob a batuta e colaboração ativa do então prefeito de Feira de Santana, o administrador José Ronaldo de Carvalho. A instituição reúne os reconhecidos nomes das áreas de Geografia, História e ciências afins da cidade onde está sediada.

O Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana é reconhecido pela Câmara Municipal como bem de utilidade pública desde a sua fundação.

Localização e funcionamento[editar | editar código-fonte]

A sede do IHGFS está localizada à Avenida Senhor dos Passos, 1101, e divide espaço com o Arquivo Público Municipal. O imponente prédio que abriga o IHGFS foi construído em 1917 na intendência do Coronel Agostinho Froés da Motta.

Possui uma Biblioteca, aberta aos pesquisadores; promove a coleta de documentos particulares, livros e objetos. Realiza palestras, congressos, encontros e seminários, tendo como tema a história, cultura e dados sobre Feira de Santana e até mesmo sobre a Bahia e o Brasil.

É presidido por um dos membros, em mandatos bianuais.

Publicações[editar | editar código-fonte]

O Instituto promove a publicação de livros e estudos, além da períodica Revista do IHGFS e do seu Boletim Informativo bimestral, que são verdadeiras fontes de referência para a pesquisa geo-historiográfica do município Feirense.

Atual diretoria[editar | editar código-fonte]

A Atual Diretoria executiva do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana é composta por: