IDM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Intelligent Dance Music)
IDM
Intelligent dance music
Origens estilísticas Musique concrète
Hip hop
House music
Música Experimental
Música Eletrônica
Techno
Chillout
Música Industrial
Drum & Bass
Breakbeat
Balearic Beat
às vezes Jazz
Contexto cultural Início de 1990s, Reino Unido, Estados Unidos, Dinamarca, Hong Kong, Japão
Instrumentos típicos Sintetizador, voz humana, Bateria eletrônica, Sequenciador, Sampler, teclado eletrônico, Computador Pessoal
Popularidade Baixa
Subgêneros
Breakcore - Glitch - Microhouse
Formas regionais
Avant-garde house - Avant-garde techno
Outros tópicos
Música Eletrônica - Drum & Bass - Techno - House Music Música experimental

Intelligent dance music, ou IDM, é um termo que descreve um género de música eletrónica que apareceu no início de 1990, no final da era Rave britânica.Este estilo musical deriva de diversos estilos musicais,do dance music ao Techno de Detroit. Atualmente, nos EUA e Reino Unido, o termo tem sido substituído por Electrónica.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Estilisticamente, IDM tende a demonstrar muita experimentação individual e não um determinado conjunto de características musicais. O leque de estilos de música techno surgido no início de 1990 já foi descrita como techno arte, ambient techno, intelligent e electro. Nos Estados Unidos o último termo é hoje utilizado pela indústria da música como um rótulo para descrever o EDM (Eletronic Dance Music) e seus muitos derivados.

Desta forma, IDM, acabou por se tornar um nicho para a música eletrónica moderna, avant-garde e experimental, enquanto que o EDM, tornou um rótulo para o seguimento mais tradicional e pop.

O AllMusic Guide o define como um tipo de música eletrônica que pode ser utilizada em pistas de dança, ou pode ser apreciado em aparelhos com fone de ouvido, variando assim do Ambient music ao Hardcore techno[1].

História[editar | editar código-fonte]

O termo IDM deve ter se originado nos EUA em 1993, com a formação da lista de discussão IDM[2], uma lista de endereços de email originalmente formada para a discussão das música (mas não apenas) de um certo número de proeminentes músicos ingleses, especialmente aqueles que aparecem em 1992 em uma compilação da Warp Records chamada Artificial Intelligence[3][4].

O termo IDM tem sido freqüentemente criticado, ou ignorado, por produtores e artistas, alguns preferem utilizar a palavra Eletronica para se definir[5]. Embora, seja utilizado por ouvintes, críticos e jornalistas dos dois lados do Atlântico.

Nomenclaturas a parte, todos os artistas associados ao gênero tem recebido boa aceitação de público e critica, além de influenciar musicos de outros estilos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.