Irredentismo russo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O irredentismo russo é uma aspiração política dos nacionalistas russos e irredentistas em retomar alguns ou todos os territórios das outras repúblicas da ex-União Soviética e do território do antigo Império Russo e uni-las em um único estado russo. Alguns viram a União Soviética como sendo efetivamente a Grande Rússia devido ao predomínio de interesses políticos russos no Estado soviético. A ideia de uma Grande Rússia tem importante relevância na atual política russa, a exemplo da expansão do Estado russo para incluir a Bielorrússia, importante tema político do país, bem como as aspirações políticas de nacionalistas russos na ex-União Soviética (especialmente na Geórgia, Cazaquistão, Moldávia e Ucrânia) para ter seus habitantes reintegrados na Rússia.[1]

Referências

  1. Pirchner, Herman (2005). Reviving Greater Russia?: The Future of Russia's Borders with Belarus, Georgia, Kazakhstan, Moldova and Ukraine. University Press of America. ISBN 0761832009.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Rússia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.