Jonny Lee Miller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Jonny Lee Miller
Miller na Comic-Con de 2012.
Nome completo Jonathan Lee Miller
Nascimento 15 de novembro de 1972 (43 anos)
Kingston upon Thames, Londres, Inglaterra,  Reino Unido
Nacionalidade Inglaterra Inglesa
Ocupação Ator
Atividade 1983 - presente
Cônjuge Angelina Jolie (1996 - 1999)
Michele Hicks (2008 - presente)
IMDb: (inglês)

Jonathan Lee Miller (Kingston upon Thames, 15 de novembro de 1972) é um ator britânico protagonista da série Eli Stone e da série Elementary.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Miller nasceu em 15 de novembro de 1972, em Kingston upon Thames, Surrey, Inglaterra. Filho de Anna Lee e Alan Miller, foi criado no sul ao oeste de Londres. Ele participou da Tiffin School quando criança e foi influenciado por seus pais para começar a atuar; ambos eram atores de teatro e estavam envolvidos em produções teatrais da BBC.[1]

Ele apareceu em várias peças escolares, tais como The Ragged Child e parte de Tiffin Swing Band. Ele então se juntou ao National Youth Music Theatre onde ele conheceu o ator Jude Law. Ele deixou a escola na idade de dezesseis anos depois de conseguir seu GCSEs para perseguir na carreira dem ator.[1]

Seu avô era Bernard Lee, que atuou como o primeiro M, em onze filmes do James Bond, mas Miller disse que ele se lembra pouco dele, pois ele ainda era jovem quando o avô morreu.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de fazer Jonathan Hewitt, em EastEnders, Jonny Lee Miller teve sua grande chance em filmes com Hackers (1995), co-estrelado por Angelina Jolie, com quem ele se casou no ano seguinte (eles se divorciaram três anos depois).

Em 1997, Jonny Lee Miller esteve envolvido na criação e na operação da produtora teatral e de filmes Natural Nylon junto com os amigos Jude Law, Sadie Frost, Ewan McGregor, Sean Pertwee, Damon Bryant and Bradley Adams. A Natural Nylon fechou em 2003.

Além de EastEnders, Miller apareceu na televisão na versão modernizada pela BBC de "Os Contos de Canterbury" The Canterbury Tales, de Geoffrey Chauce, como Artie no "Conto do Vendedor de Indulgências" - The Pardoner's Tale -, e como Lord Byron em uma produção da BBC sobre a vida do poeta. Atualmente ele está trabalhando na série Elementary , no papel do detetive maníaco e detalhista Sherlock Holmes. Seus trabalhos anteriores na televisão americana foram o seriado Eli Stone e as minisséries Smith e Dead Man's Walk.

Logo depois de Hackers, Miller fez um dos papéis principais no filme Trainspotting (1996), que lhe deu notoriedade. O sotaque usado no filme foi tão convincente que muitas pessoas passaram a acreditar erroneamente que Miller fosse um ator escocês. Em 1997, ele fez o papel de Billy Prior na adaptação do romance de Pat Barker, Regeneration, sobre a Primeira Guerra Mundial.

Em 2000, Miller fez o papel de Cameron Colley no filme Complicity, baseado no livro do escritor escocês Iain Banks. Pouco tempo depois, ele voltou a Escócia na pele do ciclista Graeme Obree, no filme The Flying Scotsman.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Em 1997, venceu o Prêmio do Júri de Melhor Elenco do Festival de Cinema de Ft. Lauderdale por Afterglow. O prêmio foi dividido com Julie Christie, Nick Nolte e Lara Flynn Boyle.

Recebeu o Prêmio IQ de 2014.[2]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

  • Someone Who'll Watch Over Me (2005)
  • Festen (2004)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Ewan McGregor sugeriu o nome de Miller para o papel de Sick Boy em Trainspotting.
  • Miller é torcedor do Chelsea FC.[1]
  • Jonny Lee Miller é maratonista assíduo por diversão, e costuma apoiar a organização de caridade Mencap.
  • Miller estava inscrito na edição 2006 da Marathon des Sables mas teve que cancelar sua participação devido a obrigações contratuais com a série de televisão Smith.
  • Às vezes é creditado como Johnny Lee Miller ou John Lee Miller.

Referências

  1. a b c Vicki Reid (3 de outubro de 2009). «Jonny Lee Miller: interview». Telegraph.co.uk (em inglês). Consultado em 3 de setembro de 2015. 
  2. Felix Werdermann (21 de janeiro de 2015). «Kein IQ-Preis für Edward Snowden». Consultado em 26 de abril de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jonny Lee Miller
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.