Saltar para o conteúdo

Jorge Braga de Macedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jorge Braga de Macedo
Ministro(a) de Portugal
Período XII Governo Constitucional
  • Ministro das Finanças
Dados pessoais
Nascimento 1 de dezembro de 1946 (77 anos)
Lisboa
Partido Partido Social Democrata
Profissão Professor

Jorge Avelino Braga de Macedo GCIH (Lisboa, Santa Isabel, 1 de dezembro de 1946) é um professor de economia português.

Biografia

Filho de Jorge Borges de Macedo, historiador e pedagogo, e de sua mulher Branca Rosa de Mendonça Braga, é irmão da escritora Branca Braga de Macedo e cunhado do professor António Mendo de Castro Henriques.

Frequentou o Lyceé Français Charles Lepierre, em Lisboa, após o que ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se licenciou, em 1971. Ingressou na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde obteve sucessivamente os graus de mestre em Relações Internacionais, em 1973, mestre e doutor em Economia, o último dos quais em 1979. Foi admitido como professor assistente da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em 1976, tendo ascendido a professor associado, em 1987, e a professor catedrático, em 1996. Desde 2002 lecciona também no Institut d`Études Politiques em Paris. Leccionou, de resto, na Universidade Agostinho Neto, em Angola, na Universidade de Yale, no Institut Européen d'Administration des Affaires e no Centre Européen d’Education Permanente, ambos em França.

Desde 1984 é investigador associado do National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, e desde 1985, no Center for Economic Policy Research, no Reino Unido. Pontualmente serviu, como consultor, a Confederação da Indústria Portuguesa, o

e os governos da Guiné-Bissau, de São Tomé e Príncipe e de Angola. Foi técnico do Departamento de Pesquisa do Fundo Monetário Internacional, entre 1978 e 1979, e integrou a Comissão de Reforma Fiscal do Ministério das Finanças, de 1984 a 1988. É gerente da Braga de Macedo Consultores, Lda. e da TEcFinance, Lda., empresas que fundou e co-fundou em 1995 e 1997, respectivamente.

Na política, depois de ter sido nomeado, em 1988, para o lugar de director das Economias Nacionais (Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia), o qual exerceu até Agosto de 1991, assumiu funções como director-geral adjunto do Orçamento. Em 1991, eleito deputado à Assembleia da República pelo Partido Social Democrata, foi nomeado a 31 de Outubro de 1991 107º Ministro das Finanças do XII Governo Constitucional, mantendo-se em exercício até 1993. No exercício desse cargo minsterial foi, com o então Primeiro-Ministro Aníbal Cavaco Silva, subscritor da outorga, a dois agentes da extinta PIDE, de uma pensão por «altos serviços prestados à pátria», previamente exarada pelo Supremo Tribunal Militar.

No PSD foi ainda membro do Conselho de Jurisdição Nacional, de 1992 a 1995.

É sócio correspondente da secção de Economia Política da Academia das Ciências de Lisboa, desde 1997. Preside ao Grupo Português da Comissão Trilateral, desde 1995, onde promoveu a criação do Fórum Portugal Global. É autor de uma vasta obra bibliográfica, que abrange os domínios da economia, política, relações internacionais e direito.

A 30 de Janeiro de 2006 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.[1]

Casou em Lisboa a 30 de Novembro de 1972 com Maria Luísa Sarmento de Almeida Ribeiro (Lisboa, Lapa, 5 de Novembro de 1950), de quem teve um filho João Estêvão de Almeida Ribeiro Braga de Macedo (New Haven, Connecticut, 1 de Junho de 1977) e uma filha Maria Ana de Almeida Ribeiro Braga de Macedo (New Haven, Connecticut, 3 de Outubro de 1984).

Referências

Ligações externas