Kirby: Planet Robobot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kirby: Planet Robobot
Desenvolvedora(s) HAL Laboratory
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) Shinya Kumazaki
Produtor(es) Satoshi Mitsuhara
Hitoshi Yamagami
Compositor(es) Hirokazu Ando
Jun Ishikawa
Série Kirby (série)
Plataforma(s) Nintendo 3DS
Lançamento Nintendo 3DS
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single-player, multiplayer
Kirby and the Rainbow Curse
Team Kirby Clash Deluxe

Kirby: Planet Robobot é um vídeo jogo de plataformas desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo, lançado no Nintendo 3DS , em abril de 2016, no Japão e em junho de 2016, na América do Norte e Europa. O jogo inclui um modo multiplayer, e é compatível com o amiibo. Novas versões do amiibo Kirby, Waddle Dee, King Dedede e Meta Knight são comercializados desde o lançamento. O jogo foi anunciado oficialmente durante a Nintendo Direct de 3 de março de 2016.[1][2][3].

História[editar | editar código-fonte]

Robôs de uma empresa chamada Halttman Works invadem Pop Star. King Dedede e Meta Knight tentam se evadir de volta, mas não conseguem. Kirby, em seguida, se entarefa de resolver a situação. Logo ele conhece Susie, a Secretária executiva da compania que tenta impedi-lo de impedir a emresa de sugar todos os materiais necessários para a vida e mecanizar o planeta, mas a compania já tinha mecanizado quase todo o planeta, incluindo alguns amigos de Kirby como Dedede, Meta Knight e Whispy Woods. Depois de toda a aventura Kirby chega a Arca de Acesso onde luta com Susie Mais uma vez, até que o seu chefe diz para que ela pare. Ele é Max Halttman, o CEO da empresa que luta com Kirby e perde. Ele tenta um último esforço onde invoca o Supercomputador mais poderoso do mundo para destruir Kirby, mas Susie rouba o capacete de controle no momento Halltman tenta usá-lo. Fazendo com que ele perca controle do corpo e o Computador Star Dream assuma o controle de tudo. Susie revela a Kirby que é a filha perdida de Halltman e que seu pai tentou busca-la por todos esses anos, mas Star Dream lentamente o influenciou para a esquecer e começar a mecanizar planetas. Logo Meta Knight chega com sua nave, a Halberd e Kirby com seu robô copia e se funde com a Nave para destruir o computador.

Depois de uma difícil batalha, o computador revela sua verdadeira forma, ele é um Nova! Uma espécie de ser galático que realiza desejos que apareceu pela primeira vez em Kirby Super Star. Logo Kirby o destrói e volta a Pop Star, onde Tudo volta ao normal.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador controla Kirby através de seis mundos diferentes para salvar Dream Land da invasão mecânica. O jogo mantém a engine de Kirby: Triple Deluxe, deixando a jogabilidade semelhante, Kirby pode andar, correr, saltar, voar (pressionando repetidamente o botão de pulo) e aspirar seus inimigos. Aspirando alguns, ele pode copiar seus poderes e usá-los contra seus inimigos (podendo abandonar a habilidade a qualquer momento). Durante os níveis, Kirby deverá pegar itens chamados "Code Cubes" para poder avançar. Assim como os Sun Stones em Triple Deluxe, é preciso um certo número para ser capaz de enfrentar o chefe no final de uma zona, e pegar todos os Code Cubes de um mundo dá acesso a um nível extra.

A novidade do jogo é a Armadura Robobot. Em certos locais das fases, Kirby pode encontrar uma Armadura Robobot e usa-lá para lutar contra os inimigos. Assim como o próprio Kirby, a Armadura também pode escanear e copiar os poderes dos inimigos. No entanto, seu número de habilidades é bem menor doque como o Kirby fora da armadura.

Além do modo história, o jogo oferece três outros modos: "Kirby's Blowout Blast", em que Kirby deve lutar contra os inimigos em um ambiente tridimensional, "Meta Knightmare Returns" Baseado em "Meta Knightmare" e "Meta KnightMare Ultra" De Kirby: Nightmare in Dream Land e Kirby Super Star Ultra respectivamente, onde o Meta Knight vai por uma aventura com fases iguais as do Kirby, mas muito mais dificíl e com chefes exclusivos, e "The Arena" e "The True Arena", em que o jogar luta contra todos os chefes jogo seguidamente.

Habilidades de Cópia[editar | editar código-fonte]

Além dos poderes clássicos (espada, martelo, relâmpago e etc), Kirby obtém 3 novas habilidades, Doutor (possível referência a Dr. Mario), Psíquico (possível referência a Ness de EarthBound) e Poison, que lembra muito a habilidade Água de Kirby's Return to Dream Land. Mirror e Jet, duas habilidades até então exclusivas do Kirby Super Star retornam, e Smash Bros. que havia aparecido apenas em em Kirby & the Amazing Mirror e Kirby's Dream Collection, também volta a aparecer nesse jogo.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O jogo originalmente foi planejado para ser uma continuação direta de Kirby: Triple Deluxe, sendo referido como Kirby: Triple Deluxe 2 durante o início do desenvolvimento.[4] Uma vez que foi decidido que o tema do jogo giraria em torno da máquinas e industrialização, o nome do jogo foi mudado para Kirby: HAGANE (hagane significa "aço" em japonês). O título passou por mais algumas mudanças, Kirby: Robot Planet e Roborobo Planet foram alguns dos nomes idealizados pro jogo, mas no fim, Planet Robobot foi escolhido, para manter a diversão do universo Kirby. Foi do título escolhido que a Armadura Robobot recebeu esse nome.[5]

Referências[editar | editar código-fonte]