Rei Dedede

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
King Dedede
King Dedede}
Informações gerais
Nome no Japão Dedede Daiō (デデデ大王)
Série de jogos Kirby
Primeiro jogo Kirby's Dream Land (1992)
Designer Masahiro Sakurai
Dublador em inglês Masahiro Sakurai
Informações pessoais
Sexo Masculino
Alinhamento Mal, Bem
Raça Pinguim
Terra natal Dream Land
Habilidade especial Eficiência em usar seu martelo, inalar, voar
Arma Martelo

Rei Dedede ou King Dedede (デデデ大王, Dedede Daiō?) é um personagem e um antagonista recorrente da série Kirby, porém chegando a ser geralmente um aliado ou até um protagonista.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Rei Dedede não tinha camisa, era azul claro, usava tiara e um casaco e seu martelo era mais claro e não tinha detalhes.

História[editar | editar código-fonte]

Rei Dedede é um alegre pinguim monarca que brande uma marreta e é conhecido por ser gordo e egocêntrico. Como o próprio Kirby, ele também é guloso, chegando a até roubar a comida de toda a Dream Land à meia-noite em Kirby's Dream Land. No entanto, no final, ele acabou sendo derrotado por Kirby, em seu primeiro ato heróico. Após isso, muitas de suas travessuras têm como motivo se vingar do Kirby. como no subjogo Revenge of the King do jogo Kirby Super Star Ultra. Mas em jogos como Kirby's Adventure, Kirby 64: The Crystal Shards ou Kirby's Return to Dream Land, é demonstrado que o Dedede não essencialmente mal, sendo que muitas de suas "más ações" podem ser grandes mal-entendidos, e foram na verdade para um bem maior. Além disso, ele já chegou a ajudar o Kirby em vários momentos. E o motivo principal do jogo Kirby: Triple Deluxe foi para salvar o Dedede do antagonista primário do jogo, que pensava que ele era o herói de Dream Land em vez do Kirby.

No anime Hoshi no Kirby, Dedede é um tanto diferente no quesito personalidade. Ele é mostrado como alguém sem coração, egoísta, mesquinho, estúpido, cruel e maligno.

King Dedede também aparece na série Super Smash Bros., como um dos três representantes da série Kirby, aparecendo pela primeira vez em Super Smash Bros. Brawl, junto com o Meta Knight. No modo história Emissário do Subspaço, seu papel é bem parecido com os dos jogos do Kirby, com ele aparentando ser, a primeira vista, um antagonista, mas eventualmente, é revelado que suas ações eram para um bem maior. O personagem retornou em Super Smash Bros. para Nintendo 3DS e Wii U como veterano.[1]

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Nos primeiros jogos, Dedede tinha poucas habilidades especiais. Em Kirby's Dream Land, suas únicas habilidades são a de esmagar, bater com o martelo e inalar o Kirby. A partir de Kirby's Adventure, ele recebe a capacidade de flutuar, tal como o Kirby inflando sua barriga de ar. Além disso, seu martelo esconde um foguete dentro da estrutura.

Aparições[editar | editar código-fonte]

No primeiro jogo do Kirby, King Dedede aparece como o antagonista principal do jogo, sendo o responsável por roubar toda a comida da Dream Land para uma grande festa. Então, Kirby, parte para recuperá-la e derrotar Dedede.

Em Kirby's Adventure, ele rouba a Star Rod e a parte em 7 pedaços, a princípio por motivos não revelados, mas no final é descoberto que ele fez isso para impedir que Nightmare leva-se o reino a escuridão.

Em Kirby's Dream Land 2, ele é o último chefe do jogo, se o jogador não tiver coletado todas as Rainbow Drops. Caso tenha, é revelado que ele foi possuído por um Dark Matter(que explica o porquê dele parecer sonolento). Após sua derrota, Dark Matter é expelido de seu corpo e voa para o céu, e Kirby o segue para a luta final.

Em Kirby Super Star, Dedede reprisa seu papel de Kirby's Dream Land no subjogo Spring Breeze. Ele também aparece em Gourmet Race como o competidor do Kirby em três corridas, e o penúltimo oponente no minigame Samurai Kirby, além de aparecer junto com todos os outros chefões do jogo(menos Kracko Jr.) na Arena. No remake para o Nintendo DS, no novo subjogo Revenge of the King(que é uma versão mais difícil de Spring Breeze), Dedede quer sua vingança. Quando Kirby chega no seu castelo, Dedede aparece como Masked Dedede(Dedede Mascarado), usando uma máscara e um martelo com foguetes, atiradores de mísseis e outros novos acessórios. Masked Dedede é o primeiro dos "Últimos Quatro" da True Arena.

Em Kirby: Triple Deluxe, Dedede é a "donzela-em-apuros" do jogo, sendo capturado por Taranza, que achava que ele era o herói de Dream Land, título pertencendo ao Kirby na realidade. Quando Kirby chega no final do jogo, Taranza força o Dedede a lutar contra ele, como Masked Dedede. Durante a luta contra Rainha Sectonia, Dedede e Taranza ajudam o Kirby a derrotá-la, livrando ele das garras dela e dando uma fruta mágica que dá a abilidade Hypernova. Ainda em Triple Deluxe, Dedede recebe um subjogo chamado Dededetour, que é a história principal, só que com o Dedede em vez do Kirby, e os chefões são mais difíceis. Além disso, no final do jogo, após derrotar a Rainha Sectonia, ele luta contra a sua contraparte Shadow Dedede, e logo depois o Dark Meta Knight, antagonista secundário de Kirby & the Amazing Mirror(um jogo que Dedede não havia aparecido, estranhamente).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Super Smash Bros. for Nintendo 3DS / Wii U: King Dedede». Smashbros.com. Consultado em 13 de janeiro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.